Veja quais ações práticas e melhorias no condomínio podem fazer a diferença na sua gestão!

Exercer a função de síndico em um prédio residencial não é uma tarefa tão simples. São diversas demandas para administrar simultaneamente. Diante deste contexto, surge a pergunta: como atuar para garantir uma boa gestão? Não basta fazer o básico, é preciso investir em melhorias no condomínio.

PENSE FORA DA CAIXA!

Ao contrário do que muitos pensam, seguir o protocolo basilar não garante uma boa gestão. Assumir o desafio de se tornar síndico (a) traz muitas responsabilidades. Considerando que cada edifício possui questões particulares, como se destacar?

Há algumas práticas que podem fazer a diferença para a qualidade de vida dos moradores e funcionários do prédio. Continue a leitura e conheça 5 dicas assertivas para garantir melhorias no condomínio!

#1 VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Seja visionário (a) em sua gestão! Alguns investimentos específicos colaboram para a valorização do prédio – tanto em questões de aparência, quanto funcionais.

Investir na modernização da fachada, por exemplo, agrega valor ao condomínio. Uma área externa bonita indica a preocupação da administração com o patrimônio e o bem-estar dos moradores. Além de enriquecer a estética, realizar a recuperação da fachada é uma questão de segurança!

#2 INTERVENÇÕES PERIÓDICAS

Uma boa administração não permite que os problemas se acumulem. Ao contrário, ela se antecipa e age antes que os contratempos aconteçam de fato.

Embora aconteça na maioria das gestões, os síndicos não devem buscar soluções apenas depois que as falhas já trouxeram prejuízos. As melhorias no condomínio não estão relacionadas a reparos ou intervenções corretivas. O ideal é investir em um monitoramento constante e estabelecer um cronograma de manutenção – com base no tempo de vida útil de cada reparo ou visitas técnicas de um profissional qualificado.

Além de ser uma prática que minimiza os custos, a manutenção preventiva também evita situações estressantes.

#3 IMPERMEABILIZAÇÃO

Um dos problemas mais comuns de qualquer tipo de edificação é a infiltração. Pesquisas apontam que 80% dos condomínios são afetados por esta patologia. Mesmo assim, o serviço de impermeabilização predial ainda é negligenciado pela administração do condomínio.

Na maioria das vezes, a infiltração surge por conta do acúmulo de umidade nas fachadas. Dependendo do caso, pode até avançar para os apartamentos e tornar o ambiente insalubre. Como cada situação exige um tipo de intervenção diferente, é preciso se antecipar ao problema e investir em uma impermeabilização eficiente das fachadas internas e externas do edifício.

Se quiser conhecer as melhores alternativas para lidar com a infiltração, clique aqui e leia o artigo que a Serpol produziu sobre este assunto.

#4 INVESTIMENTOS CUSTOMIZADOS DE ACORDO COM O PERFIL DOS CONDÔMINOS

Um grande diferencial para a gestão de um (a) síndico (a) é conhecer o perfil dos moradores do prédio para propor investimentos assertivos. Muitas vezes, a construtora entrega um edifício com recursos nas áreas comuns que não condizem com a rotina ou hábitos de lazer da maioria dos moradores.

É importante prestar atenção neste detalhe, caso seja necessário mudar as funções disponíveis na área comum do condomínio.

#5 ACESSIBILIDADE

A infraestrutura do edifício atende bem a todos os moradores? Em um primeiro momento a resposta pode ser positiva – mas é melhor pensar duas vezes.

Mesmo que não haja nenhuma pessoa com deficiência no prédio, esta não é uma situação permanente. Algum condômino pode passar a precisar de uma cadeira de rodas para se locomover, por exemplo. Outra situação comum que devemos considerar é que todos os moradores recebem visitas.

Por este motivo, a questão da acessibilidade em edificações se tornou uma exigência legal – regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para acessar a última atualização desta norma, basta clicar aqui.

Anotou todas as dicas? Então, agora é o momento de colocá-las em prática! A Serpol Engenharia está há 38 anos no mercado – oferecendo as melhores soluções para valorizar o seu imóvel. 

Se você deseja investir em melhorias no condomínio, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo