A Segurança no Trabalho é um fator fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

A integridade física de um funcionário no canteiro de obras é responsabilidade da empresa contratante. Este é um tema tão importante que exige a fiscalização oficial de diversos órgãos. Por isso, é preciso planejar ações práticas para inserir a segurança no trabalho na rotina da equipe!

Continue a leitura para conhecer algumas estratégias para garantir a saúde e o bem-estar de cada profissional.

SEGURANÇA NO TRABALHO: DE OLHO NAS ESTATÍSTICAS

No setor da construção civil, o risco de sofrer acidentes no exercício laboral é muito grande. Algumas pesquisas apontam que o Brasil é o 4º país no mundo com o maior número de ocorrências nesta categoria.

Outro dado interessante aparece no Anuário Estatístico da Previdência Social (2015). Este estudo revelou que a construção civil é o 5º segmento econômico com o maior número de acidentes. Além disso, é o 2º setor mais letal. Por isso, é fundamental traçar algumas medidas para garantir a segurança no trabalho.

Leia mais: Transtorno em obras: como evitar? Veja 5 dicas!

QUAL É A DEFINIÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO?

Segundo a Constituição brasileira, acidente de trabalho é:

“(…) o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos (…), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”
Artigo 19 – Lei nº8.213/91

Diante deste contexto, estar alinhado com os critérios exigidos pelas auditorias do CREA e do Ministério do Trabalho é fundamental. A segurança no trabalho é um investimento para a empresa. Afinal, desconsiderar os direitos e deveres do quadro de funcionários só vai gerar prejuízos – financeiros e na gestão de equipes.

GARANTA A SEGURANÇA NO TRABALHO COM ESTAS AÇÕES PRÁTICAS

A Serpol Engenharia atua há 36 anos no mercado de construção civil. Por isso, temos sólida experiência em gerenciar obras de maneira segura – garantindo a saúde e o bem-estar dos funcionários. Separamos 6 passos simples para te ajudar a cuidar da segurança das equipes no exercício laboral. Confira!

#1 PLANEJAMENTO É ESSENCIAL

Não só no segmento de Engenharia Civil, mas para qualquer empresa: planejamento é fundamental para garantir o sucesso de qualquer projeto. Isso porque, todas as ferramentas contribuem para minimizar os riscos de imprevisto – incluindo acidentes. Planilhas, cronogramas e orçamentos serão seus grandes aliados no momento de garantir a segurança no trabalho para os seus funcionários.

Descreva todos os possíveis riscos de cada atividade. Somente desta forma, a empresa e o responsável por gerenciar a obra podem alinhar estratégias de prevenção assertivas e realistas.

#2 MAIS ATENÇÃO AO ELABORAR O ORÇAMENTO

Um dos erros mais comuns das empresas é encarar ações de segurança no trabalho como uma despesa. Este pensamento é muito prejudicial para a empresa. Afinal, em um momento de corte de gastos, estas medidas poderão ser consideradas como desnecessárias. A longo prazo, dores de cabeça e prejuízos certamente aparecerão.

Por isso, o ideal é prever as ações de segurança da equipe no orçamento. Especialistas calculam que, para cada R$1 investido em ações de prevenção, há uma economia de R$3 em custos com acidentes. Quando a empresa se antecipa ao problema, ela evita gastos com despesas médicas e ações judiciais.

#3 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Segundo pesquisa da Contricon, a maior parte dos acidentes de trabalho no setor da construção civil está relacionado, principalmente, à falta de uso de capacetes, óculos de proteção e outros artefatos necessários para garantir a segurança do profissional.

Antes de partir para a execução do projeto, certifique-se de oferecer à equipe todos os Equipamentos de Proteção Individual adequados para cada atividade. Tenha em mente que a responsabilidade de fiscalizar o uso do uniforme completo é da empresa contratante.

Confira as determinações da NR-6 sobre o tema. Para acessar o texto completo, basta clicar aqui.

#4 NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Popularmente conhecidas como NRs, as Normas Regulamentadoras dão direcionamentos específicos para a segurança e medicina do trabalho. Estes itens devem ser cumpridos, de maneira obrigatória, por qualquer empresa que adote o regime CLT.

As regras devem ser seguidas e respeitadas tanto pelo empregador, quanto pela equipe de funcionários. Afinal, qualquer problema pode gerar prejuízo para todos os envolvidos. Quando todos os profissionais compreendem a importância da segurança no trabalho, fica mais fácil garantir um ambiente saudável para todos.

O Ministério do Trabalho disponibiliza o download gratuito de todas as NRs. Para acessar o material completo, clique no link.

#5 INVISTA NA CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

O treinamento e a fiscalização são duas etapas fundamentais para promover a segurança no trabalho. Por exemplo: como a equipe agiria em caso de algum acidente? É fundamental que todos os envolvidos saibam responder a esta pergunta. Por isso, a capacitação é crucial e pode fazer toda a diferença em um momento delicado.

Uma dica interessante é criar um processo para que todos os funcionários tenham a possibilidade de identificar, apontar riscos de acidente e gerenciar situações de crise. Promova um treinamento adequado e motive a equipe para seguir as práticas à risca. Afinal, a saúde e integridade física dos profissionais é um assunto de muita seriedade.

Leia também: Gestão de equipes em obras: veja como fazer!

#6 MANUTENÇÃO PREVENTIVA

O último passo para garantir a segurança no trabalho é fundamental para o sucesso da implantação. A manutenção preventiva deve ser realizada em todos o maquinário utilizado na execução do projeto. Somente com revisões frequentes os profissionais se sentirão seguros para manusear as máquinas.

Além disso, com todos os equipamentos funcionando em sua plena capacidade, os riscos de acidentes serão muito reduzidos. Uma boa estratégia para garantir o controle do estado de funcionamento das ferramentas é elaborar um cronograma de manutenção preventiva.

Para a Serpol Engenharia, a segurança no trabalho é prioridade! Com sólida experiência no mercado, nossa atuação se dá em cumprimento às Normas Regulamentadoras.

Se você precisa de soluções para a sua edificação, entre em contato com a nossa equipe e conheça mais detalhes sobre os nossos serviços!

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo