Veja como escolher o melhor revestimento para a fachada do seu edifício!

A fachada de uma edificação funciona como um “cartão de visita”. A estética é muito importante para a valorização do imóvel. Mas este não é o único critério importante! Afinal, o que considerar para escolher o melhor revestimento de fachada para o seu edifício? Veja algumas dicas no texto a seguir!

REVESTIMENTO DE FACHADA: CONHEÇA ALGUNS CRITÉRIOS!

Como escolher o melhor revestimento de fachada para o seu imóvel? É preciso levar em consideração alguns fatores importantes antes de decidir pelo melhor material. Veja os principais pontos para prestar atenção:

  • Clima do local
  • Desempenho térmico do material
  • Custo-benefício do material
  • Valor de venda do imóvel
  • Durabilidade da cor material
  • Resistência do revestimento
  • Nível de impermeabilização
  • Desempenho anti-grafite e pichação
  • Estética
  • Função do edifício
  • Localização geográfica do edifício
  • Proteção da estrutura
  • Tendências do cenário urbano no território específico
  • Necessidades específicas do local
  • Entre outros!

Para optar pela melhor alternativa de revestimento de fachada, considere a lista acima e a opinião de um profissional especializado.

PRINCIPAIS TIPOS DE REVESTIMENTO DE FACHADA

Conheça os materiais mais utilizados no revestimento de fachada das edificações!

  • Placas de rocha
  • Cerâmica
  • Porcelanato
  • Pintura
  • Concreto Aparente
  • Texturas
  • Painéis em ACM
  • Tijolo

Naturalmente, com o avanço da tecnologia, acontece o desenvolvimento de novos materiais e o aprimoramento das opções existentes. Existem diversas opções para realizar o revestimento de fachada. Com certeza uma delas atenderá a sua demanda!

HORA DE ESCOLHER O REVESTIMENTO DE FACHADA

Separamos algumas dicas práticas para te auxiliar neste momento tão delicado. A fachada de um edifício é muito importante – por isso, esta escolha deve ser realizada com planejamento e consciência. Acompanhe nossas sugestões a seguir!

  1. Consulte um profissional especialista

Esta dica é fundamental para evitar dores de cabeça ou escolhas equivocadas. Do ponto de vista prático, estético, funcional e de segurança é muito arriscado realizar qualquer tipo de intervenção na fachada sem consultar um especialista!

O apoio de uma empresa experiente e qualificada é uma exigência legal.

  1. Acesse o histórico de intervenções da fachada

Qualquer manutenção ou intervenção realizada nas áreas comuns do edifício deve ser registrada em um documento formal. Por isso, acessar estas informações é crucial para realizar a escolha mais inteligente para a sua fachada!

  1. Considere que o material do revestimento também necessita de manutenção periódica

Não dá para escolher um revestimento de fachada sem considerar o cronograma de manutenção do edifício.

As opções de materiais são muitas – cada um com suas qualidades, pontos fracos e demandas específicas de cuidado. Por isso, entenda como a escolha pode influenciar na manutenção de fachada antes de tomar a decisão final.

Em geral, as intervenções em áreas externas da edificação acontecem a cada três anos. Mas isso depende do tipo de revestimento e da periodicidade da limpeza da fachada. Consulte um profissional especialista para garantir que você tenha orientações corretas.

  1. Fique de olho na legislação municipal

Em algumas cidades, como em São Paulo, a legislação interfere nas intervenções realizadas na fachada dos edifícios. Ou seja, os imóveis que não respeitam os critérios de manutenção podem ser multados pela prefeitura.

Caso a administração do edifício seja penalizada financeiramente, também é obrigada a executar o serviço em caráter de urgência – cumprindo um prazo estabelecido pelo órgão fiscalizador.

Esta medida está relacionada não só para manter uma harmonia estética urbana mas, principalmente, pela segurança dos pedestres. Afinal, a falta de manutenção pode resultar no desplacamento do revestimento de fachada – causando acidentes.

ATENÇÃO!
O (a) síndico (a) do edifício pode ser responsabilizado pela falta de manutenção. O artigo 1348 do Código Civil descreve as responsabilidades deste cargo.

  1. Desenhe uma matriz para auxiliar a tomada de decisão

Escolher um revestimento de fachada não é uma tarefa simples. São diversas variáveis determinantes para a decisão. Os critérios não são apenas estéticos, mas, principalmente, técnicos.

Por isso, uma boa dica é montar uma matriz de decisão. Estabeleça os critérios mais relevantes – com a ajuda de especialistas experientes de diferentes áreas: projetos, suprimentos, execução, financeiro, planejamento, vendas, etc. Com uma ponderação diferenciada, será mais fácil chegar a um consenso sobre o melhor revestimento de fachada para o seu edifício!

A Serpol Engenharia é especialista na prestação de serviços para fachada de edifícios. Com mais de 35 anos de atuação no mercado, oferecemos a experiência técnica e prática para atender a sua demanda! 

Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho.

Posts Relacionados

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo