A oxidação de armadura é um problema muito comum nas edificações. Entenda porque isso acontece e saiba como se proteger!

A oxidação de armadura é um problema muito comum nas edificações com estrutura de concreto armado. Você sabe por que isso acontece? Neste artigo, vamos listar as principais causas da corrosão e revelar como se prevenir desta dor de cabeça. Acompanhe a seguir!

OXIDAÇÃO DE ARMADURA: ENTENDA MAIS!

Um dos principais tipos de corrosão, a oxidação de armadura acontece em estruturas de aço para concreto armado. De maneira geral, pode ser definida como uma interação destrutiva entre o ambiente e um material. Este fenômeno pode acontecer por reação eletroquímica ou química.

Este tipo de corrosão acontece bem lentamente. Quando exposta a umidade, gases nocivos ou demais intempéries, a armadura de aço oxida. Por isso, realizar o tratamento adequado para esta patologia é fundamental para aumentar a vida útil do edifício.

Se a estrutura da edificação é feita de concreto armado, a oxidação da armadura pode ocorrer de maneira superficial ou em pontos de corrosão – mais profundos e pontuais. O processo de degradação da estrutura do edifício pode gerar muitos prejuízos financeiro para a administração.

PRINCIPAIS CAUSAS DA OXIDAÇÃO DE ARMADURA

É fato que a corrosão da armadura de aço no concreto armado pode acontecer pelos mais diversos motivos. Listamos aqui as causas principais deste problema – confira!

  • Reação álcali-agregado

Agrava as fissuras no concreto armado, diminuindo sua capacidade de resistência e provocando a ruptura da estrutura.

  • Penetração de cloretos

Causada pela maresia ou contato direto com água do mar (transportada pela chuva – ou em casos de barragem).

  • Carbonatação

Acontece em locais com alto nível de poluição, como indústrias e cidades com muitos carros.

  • Retração por secagem

Acontece quando o concreto perde água por exsudação. Ou seja, quando o líquido existente na composição do material migra para a superfície e leva consigo uma parte do concreto.

A retração pode gerar fissuras e rachaduras no edifício. O processo acontece em reação às intempéries.

É importante lembrar que a oxidação de armaduras só acontece quando as condições de proteção oferecidas pela estrutura de concreto armado são insuficientes.

COMO PROTEGER A EDIFICAÇÃO DESTE PROBLEMA?

Veja duas soluções para evitar e tratar a oxidação de armadura de aço no concreto armado.

#1 Tratamento de Concreto Aparente

Este serviço aumenta a vida útil da estrutura do empreendimento. Com a aplicação de proteção superficial no concreto, ele fica protegido da ação natural e – consequentemente – das mazelas da oxidação da armadura.

O Tratamento de Concreto Aparente diminui a necessidade de intervenções mais profundas e reduz os custos com manutenção ou recuperação. 

#2 Recuperação Estrutural de Concreto

Dependendo da complexidade da corrosão e do desgaste da estrutura de concreto, é preciso realizar uma intervenção maior – como a troca da armadura já instalada. Investindo na Recuperação Estrutural de Concreto a durabilidade da edificação aumenta e as condições de uso se restabelecem.

Independente da complexidade do problema, busque sempre o apoio de uma empresa experiente!

A Serpol Engenharia é especialista no Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto. Nosso corpo técnico está capacitado para proteger o seu edifício da oxidação de armadura e outros problemas gerados pela corrosão.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre o nosso trabalho.

Posts Relacionados

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo