Quais cuidados você deve ter para manter sua fachada recuperada por mais tempo.

Existem alguns cuidados que o responsável pelo edifício deve ter após fazer a recuperação de fachada, ou modernização. Listamos 3 deles para você aplicar:

1ª Dica: Limpeza periódica

A periodicidade da limpeza da fachada depende das condições ambientais. Por exemplo, se a região onde fica o edifício é muito poluída e seca, é necessário limpar mais vezes.

Outra coisa que influencia a limpeza é o material utilizado no revestimento da fachada. Se ela for revestida de pastilhas, por exemplo, é importante que não sejam feitas limpezas frequentes, pois podem ocasionar o descolamento delas.

É importante também se atentar aos produtos químicos que serão utilizados na limpeza, já que alguns podem comprometer não só a estética do prédio, mas também prejudicar a estrutura do edifício, como é o caso do cloro, que descolore alguns revestimentos, como também corrói metais.

2ª Dica: Pintura

A pintura é um dos revestimentos menos duráveis. Por isso, é preciso ficar atento ao desgaste natural devido à exposição ao sol e as chuvas. Podem aparecer bolhas, descascamento e descoloração.

Há regiões onde a regularidade da pintura é estabelecida por lei, como em São Paulo. Na cidade é obrigatório pintar as fachadas a cada 5 anos, como estabelece a lei 10.518/88.

3ª Dica: Vistoria

A inspeção da fachada é algo muito importante para qualquer edifício.  Com ela, podemos prever o aparecimento de problemas.

Essa inspeção pode ser feita em épocas de limpeza ou quando o síndico achar necessário. Como por exemplo, logo após uma temporada de chuvas fortes ou vendavais.

O responsável deve avaliar se os revestimentos e pintura estão em boas condições, se há algo com risco de queda, como pastilhas e se apareceram fissuras ou bolhas.

Para todos esses procedimentos é indicada a contratação de empresas especializadas, exceto a limpeza, que muitas vezes pode ser feita por profissionais do próprio prédio. Mas caso apareçam alguns problemas citados acima logo após a revitalização ou reforma, é importante chamar a empresa que fez o procedimento.

A Serpol Engenharia é especialista em serviços de manutenção e modernização de fachada. Contamos com um corpo técnico e qualificado, pronto para atender a sua demanda! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Posts Relacionados

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo