Você sabe o que pode ser alterado na fachada de um condomínio?

Existem diversas regras e até leis que garantem a harmonia em um condomínio. Muitas delas são referentes à fachada. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre alterações de fachada. Por essa razão, criamos este artigo para esclarecer essas questões.

O que é proibido?

A fachada consiste em toda área externa do edifício, ou seja, estão incluídas as sacadas, janelas, paredes externas e esquadrias. E assim, qualquer mudança que modifique o projeto original significa alteração da fachada.

Sendo assim, segundo o Código Civil, é dever do condômino:

III – não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.

Outros exemplos de alterações proibidas são:

  • Instalar antenas
  • Alterar cor ou textura
  • Trocar porta da fachada
  • Alterar forro ou teto
  • Incluir toldos

A troca das janelas ou vitrôs é permitida quando há necessidade de troca, mas é importante seguir a cor e o modelo já utilizado. Outras proibições estão presentes na maioria dos regulamentos internos, como a instalação de varais, pendurar ou por objetos que possam cair do parapeito.

Leia agora: “Transtorno em obras: como evitar? Veja 5 dicas!”

O que fazer em caso de infração?

No caso de algum condômino realizar alguma alteração proibida, o administrador deve primeiramente enviar uma notificação de infração, solicitando que seja restabelecido o padrão em um prazo determinado.

Se o restabelecimento não for feito, cabe aplicar uma multa de acordo com o Código Civil. Em casos extremos recorrer a ações judiciais, que deve ser votado em assembleia.

Para evitar que elas aconteçam, imprima a Convenção do condomínio e espalhe nos murais. Envie por e-mail e relembre as regras nas assembleias e reuniões. Assim, fica mais fácil dos condôminos seguirem as regras estabelecidas.

Se houver necessidade de alteração na fachada, é fundamental verificar na assembleia a possibilidade da obra. Busque uma empresa que tenha experiência nesse assunto, assim ela poderá auxiliar em qualquer dúvida que você encontrar.

Retrofit de Fachada

Uma saída para a modernização da fachada é o Retrofit. Ele tem o intuito revitalizar a fachada de prédios mais antigo, seja alterando revestimentos ou mudando as cores.

Dessa forma, a edificação torna-se mais sustentável, já que não necessitará de limpezas constantes e a manutenção preventiva pode ser feita em espaços de tempos maiores. Além disso, pode-se ter um aumento do desempenho acústico e térmico. Outro grande benefício é a revitalização do espaço urbano e a valorização do edifício.

Algumas das melhores opções são:

  • Placas de Pedra
  • Concreto Aparente
  • Porcelanato

Caso queira saber mais sobre os revestimentos, veja este artigo aqui.

A Serpol Engenharia está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo