Quais são os sinais que alertam sobre a necessidade de um reforço estrutural?

Como qualquer enfermidade humana, problemas na estrutura de um prédio costumam apresentar sintomas que alertam sobre a patologia. Mas quais são os sinais que alertam sobre a necessidade de um reforço estrutural?

Fissuras, trincas e rachaduras

Elas podem ser o principal indício de que a estrutura está com problemas e necessita de reforço estrutural.  É fundamental que o síndico faça vistorias e contrate manutenções para verificar o surgimento de fissuras, trincas ou rachaduras. Assim é possível acompanhar se elas começarem a expandir, mudarem de cor ou minarem água. Nesses casos, é preciso procurar por auxílio o mais rápido o possível. Isso porque provavelmente elas já estão afetando a estrutura.

Leia agora: Infiltração: como lidar com este problema?

Quais as principais causas das fissuras, trincas e rachaduras?

Infiltrações: imaginar que a impermeabilização não tem data de validade é um erro muito comum, e não refazê-la pode causar este problema. Outra grande causa é utilizar produtos de má qualidade ou não realizar o processo da forma correta.

  • Clima: o calor pode dilatar o material e criar trincas quando a temperatura volta ao normal. Ventos muito fortes também podem causar este problema.
  • Acomodação: A acomodação acontece principalmente em novas edificações. Isso porque a fundação do prédio se esforça para acomodar toda estrutura. Nesse caso um pouco desse esforço é transferido para a alvenaria.

Existem outras causas possíveis, como a movimentação da estrutura. Outra causa muito comum é a pressa para acabar a obra, que faz com que o tempo de secagem dos materiais não seja respeitado.

O que fazer para recuperar trincas, fissuras e rachaduras?

Quando algum dos sintomas acima surgirem é preciso buscar uma empresa ou profissional que consiga investigar a origem das fissuras e verificar se algo além da estrutura foi afetado. Assim, essa investigação gerará um laudo que será entregue a uma empresa responsável por realizar o reforço estrutural.

O mais importante é que não demore muito nesse processo, pois acidentes podem acontecer, como descolamento de pastilhas e de parte da edificação. O síndico é responsável criminal e civil por qualquer acidente que aconteça. Caso isso ocorra, é preciso isolar o local e colocar avisos e faixas.

Como informamos acima, uma das principais causas das trincas é não respeitar o tempo de secagem dos materiais. Isso ocorre muito com empresas que não são especializadas ou que não prestam um bom serviço, por isso é essencial contratar empresas que sejam reconhecidas pelo seu trabalho.

A Serpol Engenharia está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!

 

 

 

 

Posts Relacionados

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo