Investir no reforço estrutural de um prédio é garantir sua segurança ao longo do tempo. Saiba mais sobre o uso da fibra de carbono nesse processo!

Um prédio é uma estrutura complexa que se sustenta por meio de diversos elementos, como vigas, pilares, lajes e fundação. Acontece que erros de cálculos e problemas durante a execução da obra podem comprometer sua segurança e resistência, exigindo um reforço estrutural.

O uso de fibra de carbono nesses procedimentos é uma tendência, mas requer alguns cuidados para atingir o desempenho e os resultados esperados. Continue lendo o post para entender melhor essa solução e conhecer seus benefícios!

Conheça a fibra de carbono

Partindo da premissa de que nem todas as pessoas sabem com clareza o que é a fibra de carbono, é importante iniciar este artigo com uma breve conceituação.

A fibra de carbono é um material sintético composto por filamentos construídos, principalmente, por carbono. Suas principais características são a leveza, a resistência e a durabilidade, o que a transforma em uma boa substituta para o ferro.

Atualmente, esse composto é usado em diversos segmentos e materiais, estando presentes em aeronaves, bicicletas, varas de pescar, carros e na construção civil, por exemplo.

Tamanha versatilidade contribuiu para o sucesso desse material. Desde 1878, quando Thomas Edison produziu de maneira intencional o primeiro filamento de carbono extraído do algodão para compor a lâmpada incandescente, ele vem sendo modernizado e passa por inúmeras pesquisas para ampliar sua qualidade.

Entenda como a fibra de carbono é usada na construção civil

Como visto, a fibra de carbono pode ser empregada em diversos setores e materiais. No entanto, sua utilização no reforço estrutural de edifícios merece um pouco mais de atenção.

Em geral, ela é usada em estruturas de concreto armado já existentes que, devido à ação do tempo, da deterioração e de outras interferências, precisam passar por procedimentos de reforço.

Essa situação é bem comum quando há mudança no uso do prédio que geram sobrecargas não previstas inicialmente. Nesses casos, o material se torna um elemento indispensável para a segurança do edifício, permitindo que ele passe pelas vistorias necessárias.

Em síntese, os compósitos que recebem reforço da fibra de carbono passam a atuar como um elemento de resistência à tração que incide sobre a estrutura, tornando-a mais estável, segura e durável.

É interessante destacar que a fibra de carbono começou a ser usada na construção civil no Japão, em razão dos constantes abalos sísmicos que afetam o país. No Brasil, o material já foi usado no reforço estrutural de viadutos e prédios localizados em diversos estados.

Saiba quais são os benefícios do uso da fibra de carbono no reforço estrutural

O uso da fibra de carbono para reforçar estruturas é, sem dúvidas, um avanço importante para a construção civil mundial, especialmente porque essa é uma área dinâmica e atenta às novas tecnologias e técnicas que podem ser incorporadas ao seu cotidiano.

Quando foi descoberto, esse material tinha uma destinação totalmente diversa, mas graças aos estudos e pesquisas, descobriu-se todo o seu potencial no reforço estrutural de prédios e construções. Veja, a seguir, seus principais benefícios!

Redução do tempo da obra

Um dos aspectos mais marcantes do uso da fibra de carbono no processo de reforço estrutural é a redução do tempo necessário para a finalização da obra, quando comparado aos demais procedimentos.

Como todos sabem, obras podem gerar transtornos e modificam a rotina das pessoas que transitam pelo local. Sendo assim, a possibilidade de reduzir o tempo gasto no processo é um grande benefício.

Alta durabilidade

Devido às suas características físicas e químicas, a fibra de carbono tem uma alta durabilidade. Na construção civil, isso é um ponto positivo, pois pode prolongar a vida útil das estruturas reforçadas.

Destaca-se que a qualidade de não oxidação faz com que a ação do tempo não interfira tanto na corrosão dos materiais. Em outras palavras, a estrutura consegue se manter por muitos anos sem a interferência desses processos, como a “ferrugem”.

Alta resistência

A fibra de carbono é um material de alta resistência. Quando falamos em reforço estrutural, logo é possível perceber como ela pode contribuir para o aumento da segurança e durabilidade das construções em que é aplicada.

Por meio dela, as alterações de uso do prédio e o aumento da carga sobre as estruturas é minimizada com eficiência e precisão.

Mais leveza às estruturas

Uma das características da fibra de carbono é a sua leveza — por isso, é muito utilizada em aeronaves e carros de corrida. Dentro da construção civil, esse aspecto também pode ser apresentado como um importante benefício.

A estrutura que recebe esse tipo de reforço se torna mais resistente sem que isso represente um aumento de seu peso.

Veja os cuidados necessários para o uso desse material na construção civil

Apesar de sua ampla utilização e dos benefícios proporcionados, é importante que essa decisão seja precedida de muito estudo e planejamento. Isso porque, nem sempre o uso de fibra de carbono é indicado para o reforço estrutural.

Cada caso deve ser analisado de modo particular e precisa levar em consideração inúmeros aspectos. Daí a importância de contar com o apoio de empresas especializadas e de profissionais capacitados e com experiência no uso desse material.

Além disso, a instalação dos compósitos reforçados não é simples e requer habilidade e conhecimento para ser finalizada com sucesso.

Sendo assim, a orientação é que a obra seja acompanhada por empresas do ramo da construção civil que já trabalham com a fibra de carbono. Elas serão as responsáveis por avaliar a necessidade e possibilidade de seu uso e, também, de executar a obra com precisão, rapidez e segurança.

Neste post, você conheceu um pouco mais sobre o uso da fibra de carbono para reforço estrutural. Como ficou demonstrado, essa é uma decisão capaz de gerar muitos benefícios à obra, mas deve ser avaliada com técnica e responsabilidade. Por isso, diante da necessidade de reforçar as estruturas de uma construção, procure o parceiro correto e pergunte sobre essa opção.

A Serpol é especialista em execução de reforço estrutural, atundo nesse segmento desde 1982. Entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo!

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo