Manter o condomínio em perfeito estado é um desafio, mas pode ser mais fácil com um apoio especializado. Saiba mais!

Todo síndico sabe o quanto é difícil cuidar da manutenção de condomínio. Manter jardins, fachadas, caixas d’água, pintura, elevadores, piscinas, extintores de incêndio e garagens em perfeito estado não é uma tarefa fácil e acaba demandando muito tempo e dedicação.

A boa notícia é que isso não precisa tirar seu sono. Com ajuda especializada, a missão se torna mais simples e eficiente. Ainda tem dúvidas sobre isso? Então confira as informações e dicas que selecionamos para você!

Quais os maiores desafios da manutenção de condomínio?

Investir na manutenção do condomínio é essencial para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores e, também, para o seu caixa, mas nós sabemos que essa tarefa é repleta de desafios.

Além das manutenções periódicas, existem situações emergenciais que precisam ser solucionadas com o máximo de agilidade e segurança possível. Problemas com a pintura, gesso, elétrica, hidráulica, pisos, revestimentos, instalação de gás e de ar-condicionado são apenas alguns exemplos de questões que demandam a atenção do administrador e do síndico.

Além deles, existem outros desafios que tornam o dia a dia desses indivíduos ainda mais tenso e dificultam a correção dos problemas, entre eles a falta de uma reserva financeira para reparos de emergência e a inexistência de parceiros credenciados.

Em resumo, a falta de dinheiro em caixa e a de um apoio especializado e de confiança podem retardar a solução dos problemas e gerar uma grande insatisfação nos moradores. Isso porque, situações que poderiam ser evitadas e solucionadas rapidamente ficam dias em aberto.

Quais são os principais tipos de manutenção?

A gestão de condomínio é uma atividade repleta de processos e estratégias. No que se refere à manutenção do prédio e das áreas comuns, é preciso conhecer os 3 principais modelos existentes. Confira!

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o nome sugere, se dedica a evitar problemas no condomínio. Sendo assim, são realizados procedimentos de correção, inspeção, limpeza e conservação do local, a fim de aumentar a vida útil do prédio e reduzir situações emergenciais — que podem comprometer o orçamento.

 

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é um modelo que analisa as condições da estrutura e equipamentos do condomínio para prever falhas e problemas futuros.

Nesse caso, há o uso de equipamentos modernos como sensores e câmeras termográficas para identificar situações que não podem ser vistas a olho nu, mas que têm o potencial de gerar prejuízos e danos.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela que é realizada sempre que um problema surge. Ou seja, visa corrigir uma situação, o que a caracteriza como emergencial. Naturalmente, por não ser programada, ela tem um custo maior e pode prejudicar a saúde financeira do condomínio.

Por que você precisa de ajuda especializada em seu condomínio?

Você percebeu que a manutenção do condomínio pode ser feita de diversas maneiras. No entanto, ficou claro que adotar medidas preventivas é a melhor escolha. Afinal, isso evita transtornos e prejuízos.

Nesse contexto, uma das estratégias mais eficazes é a contratação de empresas especializadas nesse processo. Ou seja, parceiros que possam ajudá-lo a realizar manutenções preventivas e preditivas eficientes e, claro, consigam intervir em situações emergenciais.

Como síndico, é sua reponsabilidade manter o prédio funcionando em perfeito estado e determinar qual empresa executará as obras e intervenções. Por isso, é muito mais inteligente ter um parceiro confiável e de prontidão.

Quando você contrata profissionais avulsos, sem capacitação ou experiência na área, está correndo sérios riscos, como:

  • acidentes de trabalho por falta de EPIs;
  • demora para responder uma solicitação emergencial;
  • demora para executar o serviço;
  • excesso de barulho e sujeira no local;
  • problemas durante a execução da obra;
  • necessidade de refazer o trabalho depois de pouco tempo.

Enfim, uma ajuda especializada é eficiente, de qualidade e garante o serviço prestado. Você não precisa se preocupar em fazer inúmeros testes e evita muitos transtornos.

Lembre-se de que o preço não é o único aspecto a ser analisado. Quando o assunto é manutenção de condomínio, é preciso se preocupar com segurança, rapidez, garantia e credibilidade no mercado.

Como a Serpol pode ajudá-lo com essa tarefa?

A Serpol está no mercado desde 1982 e presta serviços de qualidade na área de engenharia civil. Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados e atualizados, o que nos ajuda a proporcionar um trabalho eficiente e com máxima segurança.

Toda a nossa experiência ao longo desses anos, nos torna um parceiro essencial para síndicos e administradores de condomínio, auxiliando-os em serviços de restauração, retrofit de fachada e reforço estrutural.

Portanto, se você precisa executar alguma obra estrutural em seu condomínio, nós podemos ajudá-lo a passar por esse processo de maneira tranquila, rápida e segura. Fazemos toda a análise técnica e garantimos a qualidade do serviço prestado.

Após concluir a leitura do post, ficou claro que a manutenção de condomínio não precisa tirar o sossego do síndico. Ao investir nas parcerias certas, é possível obter bons resultados e evitar transtornos antes, durante e após as obras e intervenções. Por isso, não se esqueça: a Serpol pode ser uma grande parceira.

Agora que você entendeu a necessidade de contratar apoio especializado para a manutenção de seu condomínio, o que acha de aprender um pouco mais sobre planejamento orçamentário? Baixe gratuitamente o nosso e-book e aprenda a fazer uma previsão orçamentária!

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo