A experiência é fator determinante na hora de contratar uma empresa, e ela também quer dizer algumas coisas sobre o tempo de duração de um negócio. Entenda mais sobre o Efeito Lindy!

Você já ouviu falar em Efeito Lindy? O termo pode parecer estranho para muitas pessoas, mas é interessante conhecer essa teoria que fala sobre a importância da experiência e como ela tem a ver com a história das empresas.

Esse conceito é aplicado em diversas áreas e deve ajudá-lo a compreender melhor porque os consumidores vão em busca de empresas experientes e, claro, auxiliá-lo na hora de escolher melhor seus parceiros e fornecedores. Acompanhe!

O que é Efeito Lindy?

 

O Efeito Lindy é uma teoria que afirma que um profissional, empresa, ou tecnologia, por exemplo, tem uma expectativa de vida igual ao tempo em que ela já existe.

Ela recebeu esse nome pois surgiu em uma cafeteria chamada Lindy, em que atores e comediantes se reuniam. Foi ali que, de uma forma desproposital, eles brincavam que se uma peça já está há um mês em cartaz, é sinal de que ficará, pelo menos, mais um mês.

Apesar do contexto em que apareceu, a teoria ganhou corpo e foi aperfeiçoada por matemáticos.

Pense bem: se o pensamento de um filósofo é repassado há mais de 500 anos, é provável que perdure ainda mais no tempo, tornando-se uma forte referência para as próximas gerações. Assim, para cada ano a mais que ele é apresentado, terá sua expectativa de vida ampliada.

Como o Efeito Lindy é usado em nosso dia a dia?

 

Conhecendo melhor o conceito, não é difícil entender que ele pode ser aplicado inúmeras vezes em nosso dia a dia. Aliás, mesmo de que forma inconsciente, avaliamos o fator experiência em quase todas as nossas decisões.

Quando você está doente e precisa se consultar com um médico especialista, prefere um recém-formado ou um profissional com mais tempo de atuação? O mais provável é que se sinta mais seguro com aquele mais experiente.

O mesmo acontece quando se precisa contratar um engenheiro, um advogado ou um contador. Até mesmo na hora de escolher a marca de shampoo ou do celular que compraremos, avaliamos o tempo em que ele está no mercado.

Afinal, por que as pessoas preferem a experiência?

 

Diante do que foi apresentado, podemos dizer que as pessoas preferem a experiência e fazem isso devido à credibilidade e confiabilidade que os anos no mercado conferem. Afinal, o tempo que algo ou alguém permanece em alta é um forte sinal de sua qualidade e confiabilidade.

Em outras palavras, se um produto, serviço ou ideia existe há muito tempo, a tendência é que eles permaneçam ativos. De modo diverso, os mais recentes enfrentam dificuldades para se solidificarem.

Com base nisso, o consumidor que não gosta de se arriscar ou não tem tempo e orçamento para testar algo novo, prefere confiar no que já provou sua qualidade e credibilidade.

No caso de uma empresa, é evidente que os negócios com mais tempo de funcionamento já passaram por todo o processo de aperfeiçoamento do seu produto e serviço. A experiência permitiu que as falhas fossem corrigidas e que o atendimento se tornasse o melhor possível — sem isso, eles certamente não teriam sobrevivido.

Por outro lado, um negócio que abriu recentemente ainda está aprendendo com o mercado e, em alguns casos, não consegue oferecer a mesma qualidade ao seu consumidor. Daí o motivo para que as pessoas prefiram a experiência.

O tempo como professor: como escolher os melhores fornecedores e parceiros?

 

Prever o futuro não é uma tarefa possível, mas por meio de observações e análises, podemos chegar a uma conclusão segura sobre o que trará ou não boas experiências. Com a contratação de uma empresa é exatamente assim.

O Efeito Lindy ajuda a reforçar a crença de que o tempo é o melhor professor. Ou seja, negócios mais antigos e experientes tendem a ser mais resistentes aos problemas de mercado e conseguem oferecer uma melhor experiência aos seus clientes.

Com base nisso, ao avaliar o tempo de experiência de uma empresa pode evitar riscos e transtornos desnecessários. Já aqueles que possuem mais tempo tendem a ter mais expertise para executar o trabalho que você precisa.

É importante destacar que a teoria não afirma que a falta de experiência é sinônimo de incompetência. Ela apenas concluiu que a experiência é um indicativo de qualidade e sucesso. Isso significa que uma empresa com muitos anos de existência pode ser a melhor escolha.

Portanto, a Teoria de Lindy pode ser aplicada em diversas análises. Aliás, mesmo sem conhecê-la, muitas pessoas usam a experiência como fator decisivo na hora de contratar empresas e profissionais autônomos.

De fato, o tempo de experiência é um indicador de sucesso. Por isso, antes de tomar sua decisão, conheça a história do negócio e valorize o conhecimento adquirido ao longo de anos de aperfeiçoamento.

Precisa reformar seu condomínio ou empresa? Conte com a experiência de 37 anos em serviços de Recuperação Estrutural de Concreto, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Restauração e Retrofit de Fachadas da Serpol Engenharia. Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

Posts Relacionados

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo