O mundo está em constante evolução e a engenharia civil acompanha esse movimento. Veja o que esperar para o próximo ano!

Você já parou para pesquisar sobre as tendências na área de engenharia civil em 2020? Por ser um setor dinâmico e auxiliado por tecnologia de ponta, há muito o que esperar para o próximo ano.

A verdade é que a engenharia sempre foi sinônimo de evolução. Para acompanhar as demandas e mudanças da sociedade, ela se adapta e vai em busca de soluções realmente inovadoras.

Mas, afinal, o que 2020 reserva para esse setor? Descubra quais são as 7 principais tendências e aproveite-as em suas obras e edifícios!

A inovação na engenharia civil

Engenharia civil e inovação são conceitos que sempre caminharam lado a lado. Afinal, não há como proporcionar conforto, segurança, durabilidade e produtividade às construções sem aproveitar todo o potencial dos recursos e tecnologias à nossa disposição.

Atualmente, as empresas de engenharia mais modernas não veem a tecnologia como ameaça. Pelo contrário, elas entendem que é preciso pensar fora da caixa e investir cada vez mais na qualidade de seus projetos.

O acesso à informação, a descoberta de recursos e o uso de novos materiais nas estruturas mostram que esse é um caminho sem volta. Por esse motivo, o engenheiro de sucesso busca se qualificar e se manter atualizado com tudo o que favorece seu desempenho.

7 tendências para 2020

O mercado de engenharia civil no Brasil experimenta uma nova fase de crescimento. De fato, a recuperação da economia começa a refletir no setor, trazendo bons ventos e estimulando seu desenvolvimento.

É nesse contexto que 2020 se aproxima, prometendo trazer muitas inovações e tendências na construção civil. Confira a lista que preparamos para você ficar por dentro das atualizações:

1.      Sustentabilidade na construção civil

Sustentabilidade é a palavra do momento em vários segmentos de mercado. Como era de se esperar, ela também é uma forte tendência na engenharia civil e deve promover muitas mudanças em 2020.

Em geral, o setor deve investir ainda mais em alternativas inteligentes para elaboração e execução de projetos sem agredir o meio ambiente.

Nesse sentido, uma das contribuições mais relevantes é o uso mais consciente do concreto nas construções — um dos grandes responsáveis pela emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Para isso, o uso de materiais reciclados, por exemplo, deve se tornar cada vez mais recorrente.

2.      Automação predial

A automação predial deve se tornar uma realidade ainda mais usual em 2020. Como dissemos, engenharia civil e tecnologia são aliadas e, por isso, o momento é de investir em recursos que otimizam as edificações.

Podemos esperar um desenvolvimento e uso acentuado de dispositivos de automação predial, o que deve reduzir erros humanos e custos operacionais. Com isso, controlar luzes e elevadores pela internet, por exemplo, serão ações comuns em nosso cotidiano.

Além disso, essas inovações devem facilitar o planejamento de manutenções preventivas e evitar diversos problemas.

3.      Maior uso de energias renováveis

O Brasil é um dos países com maior potencial para usufruir de fontes de energia renováveis. Com isso, espera-se que 2020 seja marcado por uma maior popularização desses sistemas em construções residenciais e empresariais.

Vale a pena destacar que essa tendência está ligada à preocupação ambiental, mas tem um forte apelo econômico. A redução de gastos com energia elétrica é um argumento importante e tem atraído a atenção de muitos consumidores.

4.      Tijolos inteligentes

Os tijolos inteligentes, também conhecidos como tijolos ecológicos, também integram a lista de tendências na engenharia civil em 2020.

Feitos com base em um composto de solo arenoso, água e cimento, esses materiais utilizam pouca água e dispensam o processo de queima para a cura. Sendo assim, têm grandes diferenciais, como a redução de gastos e do tempo gasto para finalizar a obra e, também, o fator estético.

O acabamento da peça é muito mais bonito e não requer reboco. Além disso, os furos permitem a passagem de encanamentos e da fiação sem a necessidade de quebra. Por tudo isso, há uma forte tendência de que eles se tornem ainda mais populares no próximo ano.

5.      Impressões 3D

As impressões 3D não são uma novidade no mercado. Porém, precisamos ficar de olho nessa inovação que começará a ser mais usada na área de engenharia civil.

Além de ser útil para a visualização dos projetos, essa tecnologia é uma aliada do engenheiro, ajudando-o a projetar e modelar seus empreendimentos.

Nesse sentido, é interessante dizer que as impressões 3D têm diversas funcionalidades no cotidiano da engenharia. É possível imprimir a imagem de um prédio inteiro ou dos moldes de vigas, pilares e estruturas, o que facilita a execução do projeto.

6.      Uso de drones nos canteiros de obras

A sexta tendência da engenharia civil em 2020 é o uso de drones nos canteiros de obras. Como você sabe, esses veículos não tripulados já são usados em diversos setores e, agora, se tornarão grandes aliados dos engenheiros.

Há diversas aplicações possíveis, mas as mais interessantes são o monitoramento das obras, a conferência do uso de EPIs pelos colaboradores e o levantamento topográfico do local para a construção de modelos 3D.

7.      Softwares de gestão de obras

Por fim, os softwares de gestão vão entrar de vez no cotidiano da engenharia civil. Esses recursos foram criados para facilitar a administração dos projetos estruturais e ajudam a manter tudo dentro do cronograma.

Além de realizarem cálculos com mais precisão e segurança, eles podem simplificar a elaboração dos desenhos finais e ajudar a identificar falhas e interferências no desenvolvimento do projeto.

O que você achou das tendências para engenharia civil em 2020? Como vimos, o próximo ano será marcado por uma forte atualização e modernização desse setor, o que só tem a beneficiar os engenheiros, construtoras e consumidores. Por isso, se você está planejando fazer uma obra, não deixe de conferir se os profissionais contratados estão atualizados e prontos para aplicar essas inovações.

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo