Vai contratar uma empresa de construção civil? Então confira alguns detalhes para evitar transtornos e prejuízos!

Se você tem um imóvel e deseja reformá-lo ou vai iniciaruma obra, é certo que precisará contar com a ajuda de uma boa empresa de construção civil. Mas, com tantos fornecedores no mercado, como fazer a escolha certa?

É importante lembrar que a área de engenharia é complexa e precisa seguir diversas regras e boas práticas para garantir um resultado que combine beleza, conforto e segurança.

Selecionamos algumas dicas para te ajudar a fazer uma boa escolha.  Acompanhe!

 

Por que contratar uma empresa de construção civil?

Antes de apresentarmos as análises que devem ser feitas durante a seleção de uma empresa de engenharia, é essencial destacar os motivos para investir nesse parceiro.

Ao decidir construir ou reformar, muitas pessoas pensam em contratar pedreiros e mestres de obras, somente, acreditando ser uma escolha mais econômica e igualmente segura. Mas isso nem sempre acontece!

Na verdade, optar  por profissionais autônomos é algo que deve ser analisado com muita atenção. Em geral, esse tipo de atuação não recebe a mesma fiscalização e não há muita segurança para o contratante, especialmente em relação aos prazos, sustentabilidade e gestão da obra.

Por outro lado, investir em uma empresa especializada costuma ser mais vantajoso. Tratam-se de negócios que selecionam de forma criteriosa seus profissionais, avaliando periodicamente seu desempenho e dedicação ao trabalho.

Além disso, você estará amparado por um contrato que dispõe todos os seus deveres e direitos. Isso torna a relação mais transparente, segura e produtiva. O resultado é uma obra que atende às exigências legais e de eficiência.

O que analisar ao contratar uma empresa de construção civil?

Agora é hora de aprender a evitar dores de cabeça com essa contratação. Para tornar essa tarefa menos árdua, selecionamos alguns aspectos e dicas que não podem ser ignorados e que trarão mais segurança e tranquilidade ao processo. Confira:

Escolha empresas com experiência na área

Quando o assunto é empresa de construção civil, a experiência conta muito. Afinal, estamos lidando com procedimentos de grande complexidade e que podem colocar em risco a integridade física de diversas pessoas.

Sendo assim, o primeiro passo para evitar transtornos é, sem dúvidas, fazer uma boa pesquisa e selecionar apenas negócios que atuam nesse mercado há algum tempo.

Lembre-se de que o portfólio de obras já executadas é um bom indicador de que a empresa sabe o que está fazendo e tem todas as condições de finalizar a construção conforme as suas necessidades.

Analise a reputação do negócio

Juntamente com a experiência, você precisa conferir como está a reputação dessa empresa no mercado. Em outras palavras, como será que os seus antigos clientes avaliam o serviço prestado? Há muitas reclamações?

O feedback de outros contratantes é uma excelente maneira de embasar sua decisão. Afinal, empresas que não trabalham com seriedade e responsabilidade e têm o hábito de descumprir cláusulas do contrato podem errar com você também.

Portanto, não deixe de conferir sites de reclamações e procure conversar com antigos consumidores. Dessa forma, você pode evitar muitos transtornos e prejuízos.

Observe a formação técnica dos profissionais

Você não confia sua saúde a qualquer pessoa, não é mesmo? Então é natural que procure os melhores profissionais para executar uma obra em seu imóvel.

Nesse sentido, é interessante solicitar à empresa a lista de profissionais que fazem parte de sua equipe e observar se eles são qualificados e estão atualizados com as mais modernas e eficientes técnicas de engenharia civil.

Vale destacar que essa análise não se restringe aos engenheiros. Todos os colaboradores, incluindo pedreiros, ajudantes e mestres e obra precisam ter qualificação. Essa é uma premissa para garantir um resultado satisfatório.

Exija um contrato de prestação de serviços

Na hora de escolher uma empresa de construção civil fuja de acordos verbais! O contrato é a sua maior segurança de que tudo correrá conforme o planejado.

Desconfie de negócios que tentam te convencer que o documento não é necessário e exija que um contrato seja assinado, contendo informações claras e básicas, como:

  • Preço final do serviço;
  • Prazo para finalização da obra;
  • Cronograma e descrição dos procedimentos que serão realizados;
  • Lista dos materiais usados;
  • Penalidades por descumprimento das cláusulas.

Além disso, não esqueça de conferir os dados da empresa. O CNPJ, endereço e meios de contato devem estar presentes.

Acompanhe e monitore os serviços

Depois que você contrata a empresa e os serviços começam a ser executados, é necessário acompanhar de perto o andamento da obra. Lembrando que não se trata de interferir, mas de monitorar e observar se as cláusulas estão sendo cumpridas.

Lembre-se de que, mesmo com todos os cuidados e providências acima, imprevistos sempre podem acontecer. Nesses casos, é preciso ter calma e procurar negociar uma solução amigavelmente.

O contrato é sua maior garantia. Por isso, caso não esteja satisfeito e não consiga chegar a um acordo, você ainda pode fazer um distrato, pagando pelo serviço que já foi executado até esse momento.

Uma reforma ou construção é para ser um momento de conquista e realização. Por isso, a seleção da empresa de construção civil merece sua atenção e dedicação!

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo