O BIM é um método revolucionário que pode trazer mais produtividade para a construção civil. Entenda como ele pode ser importante para o cotidiano do setor!

Você já ouviu falar em BIM? Com a chamada transformação digital e a incorporação de novos métodos de planejamento ao setor civil, ele vem se destacando e simplificando a vida de muitos engenheiros e arquitetos.

De fato, estamos diante de uma tendência promissora para o mercado. Afinal, essa inovação tecnológica é capaz de mudar o cenário de pressão em que vivem empresas e profissionais da área — em que projetos precisam ser executados com rapidez e economia.

O que é BIM?

O BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção, nada mais é que uma nova forma de projetar, construir e operar construções utilizando-se modelos em 3D.

Bem diferente do modelo 2D, que é uma simples representação do que será edificado, o modelo BIM se baseia em maquetes em 3D que são muito mais precisas e fáceis de serem interpretadas.

As representações tridimensionais estão gerando uma verdadeira revolução no setor civil, pois todos os profissionais envolvidos na obra conseguem ter uma visão muito mais ampla do que precisa ser feito.

Vale a pena destacar que a Modelagem de Informação da Construção não pode ser confundida com o CAD 3D. Trata-se de uma solução muito mais completa, visto que integra os dados e relacionamentos entre os modelos.

Como o BIM funciona?

Um projeto executado com base nas soluções em BIM reúne todas as partes responsáveis pelo planejamento e execução de uma obra. Com isso, ele traz dados precisos sobre cada detalhe e etapa a ser concluída.

Em resumo, engenheiros, arquitetos, planejadores e profissionais designados para a compra de materiais e insumos são beneficiados. Todos podem trabalhar com o software ao mesmo tempo, dando suas contribuições e acompanhando as atualizações em tempo real.

Não estamos falando apenas de informações relacionadas à localização de um encanamento ou de uma estrutura de concreto. Dados relacionados a todas as fases do projeto estarão disponíveis, como a quantidade de mão de obra empregada.

Sendo assim, a critério de exemplificação, ao projetar uma parede usando o BIM, além de dar detalhes técnicos, como espessura, comprimento e altura, o engenheiro poderá adicionar informações sobre qual material deve ser usado, o fabricante e os custos envolvidos.

Como o BIM está contribuindo para a melhoria do setor civil?

Você percebeu que o BIM é um conceito inovador e muito útil para o dia a dia da engenharia civil. Além de revolucionar o trabalho dos profissionais da área, ele proporciona benefícios reais ao consumidor final, que desfrutará de uma construção mais moderna e livre de erros.

Outras atribuições do BIM:

Ajuda a desenvolver projetos mais técnicos

Não há como ignorar o fato de que o BIM contribui para o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e técnico durante o planejamento e execução dos projetos de construção civil.

Isso acontece graças à integração dos dados inseridos, o que fornece uma visão mais ampla e completa da construção. Com isso, todos trabalham em conjunto e levam em consideração o produto, trazendo benefícios importantes para o profissional, como:

  • Visualização mais precisa do projeto;
  • Amplitude na análise estrutural;
  • Simulações do cronograma de construção;
  • Melhor estimativa dos custos da obra.

Facilita a tomada de decisão

Durante todas as fases de um projeto, os profissionais precisam tomar decisões. A maneira mais eficiente e segura de garantir resultados satisfatórios é fazer isso com base em informações precisas e reais.

Sendo assim, ao fornecer um banco de dados confiável, o BIM contribui para uma tomada de decisão mais ágil e eficiente, especialmente porque todas as modificações do projeto são processadas e atualizadas no mesmo instante.

Destaca-se, ainda, que essa característica favorece o cumprimento dos prazos. Como todos estão informados e empenhados, o fluxo de trabalho é mais produtivo e ocorre dentro do cronograma inicial.

Promove o intercâmbio de informações

Uma obra é composta por etapas e conta com a colaboração de diversos profissionais e áreas. Sendo assim, não é o trabalho de um só profissional que garante um resultado satisfatório, mas sim a atuação em conjunto de todos os envolvidos.

Nesse sentido, o BIM tem uma enorme capacidade de integração e promove um verdadeiro intercâmbio de informações. Com isso, todos podem trabalhar de forma alinhada aos objetivos do projeto.

Além disso, a gestão de documentação da obra se torna mais eficaz, posto que os relatórios e demais documentos são mantidos em um ambiente acessível a todos.

Gera economia durante a obra

Como você sabe, as melhores oportunidades para promover redução de custos em uma obra estão na fase inicial do projeto, durante o planejamento, principalmente na concepção, pesquisas e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Trabalhando com o BIM, a obra já inicia com todos esses detalhes bem definidos. Além disso, durante a execução, todos os profissionais envolvidos podem acompanhar o consumo de materiais, garantindo o cumprimento do planejamento e dos prazos de entrega.

A implementação de tecnologias e soluções inovadoras ao cotidiano do setor civil é um dos primeiros passos para se alcançar resultados mais modernos e dentro das novas expectativas do mercado. Por esse motivo, muitas empresas de engenharia civil já estão investindo nesse método!

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo