Hoje iremos esclarecer os benefícios de um dos revestimentos mais escolhidos, o Grafiato.

Como já mencionamos em outro artigo, o revestimento de fachada não tem só tem a função de embelezar a fachada, mas ele também protege a estrutura das ações do clima.

As vantagens do Grafiato

A maior vantagem do grafiato é o seu preço, em comparação a outros revestimentos. Além disso, ele tem uma ótima durabilidade e, por isso, não necessita de tantas manutenções como outras opções.

Ele pode ser pintado com diversas cores, como bege, palha e camurça, e tem uma ótima resistência aos raios UV.

Outro grande benefício do grafiato é que ele serve também para impermeabilizar a fachada, protegendo-a contra infiltrações, mofo e outras patologias.

Com relação à estética, ele torna a fachada mais elegante e rústica. O visual do grafiato depende do tamanho dos grânulos, que são designados pelas malhas. Existem 3 tipos:

  • Malha 8: com grãos grossos que proporcionam um visual mais rústico
  • Malha 10: o mais utilizado, com riscos intermediários
  • Malha 12: riscos finos, indicado para interiores

Qual a diferença entre grafiato e textura?

Muitas pessoas confundem esses dois revestimentos, mas cada um deles tem suas peculiaridades. Ambos podem ser pintados e revestido com cerâmica, mas a estética de cada um deles é diferente.

A textura pode ser aplicada de diversas formas, e o grafiato não conta com tantas possibilidades. As ranhuras mais utilizadas são as verticais e horizontais.

Cuidados com o Grafiato

Não se deve aplicá-lo aos poucos, e sim de uma forma continua até terminar a sua aplicação na fachada, garantindo assim um visual uniforme. Tons mais escuros, como o vermelho não são recomendados para fachadas, pois a ação do Sol pode desbotá-lo. É fundamental contratar um profissional especializado para garantir o melhor resultado, uma bela e protegida fachada.

A Serpol Engenharia está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!


Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo