Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar decisões e resolver problemas que afetam a produtividade e o bem-estar de todos. Mas você já parou para pensar que os desafios surgem exatamente em razão de uma má gestão do ambiente?

A falta de atenção e planejamento com algumas questões podem estar prejudicando seu negócio. Afinal, de nada adianta se dedicar a um trabalho e negligenciar todos os demais.

Diante da relevância do tema, é importante discutirmos sobre o assunto e falarmos sobre as boas práticas que podem evitar transtornos e prejuízos. Acompanhe este post até o final e tire suas dúvidas!

A importância de uma gestão eficiente

A administração de uma empresa ou condomínio pode ser comparada ao funcionamento do corpo humano: se algum processo é negligenciado, o resultado não sai como o esperado.

Por esse motivo, podemos dizer que uma gestão eficiente é aquela que cuida de todos os aspectos necessários para o correto funcionamento do negócio. Nada é deixado de lado e até mesmo os detalhes que parecem inofensivos são verificados com atenção.

De nada adianta ter um excelente produto ou serviço a oferecer e um mercado repleto de oportunidades, se você não consegue manter a casa arrumada, não é mesmo? Infelizmente, os pontos positivos não serão suficientes para garantir o seu sucesso.

Quando bem definida e executada, a gestão exerce um papel de grande importância no cotidiano de empreendimentos e condomínios. Em geral, ela assegura uma rotina organizada e produtiva, ajuda a identificar riscos e oportunidades e coloca tudo no seu devido lugar.

Os impactos de uma má gestão

Para que não restem dúvidas sobre o tema e você entenda a importância de investir em uma gestão completa e eficaz do negócio, é imprescindível conhecer os impactos de uma má gestão.

Vale lembrar que estamos falando de um meio de organização e administração, que costuma ser dividido em diversas áreas e proporciona inúmeros benefícios. Mas, afinal, quais os riscos de não se dedicar de verdade a tudo o que pode afetar seus resultados? Acompanhe!

Afeta as finanças do negócio

A premissa é bem simples: uma má gestão afeta suas finanças! Se você gasta mais do recebe ou investe todo o seu dinheiro na compra de um determinado bem, provavelmente enfrentará problemas no fim do mês, certo?

Isso também acontece com a gestão de um negócio. Aplicar capital apenas no marketing e não investir na estrutura do prédio, por exemplo, é um hábito que gera consequências. Já pensou o transtorno que uma reforma emergencial pode causar?

Lembrando que qualquer economia e corte de gastos devem ser precedidos de muito estudo e análise. Caso contrário, as chances de enfrentar problemas são grandes.

Afeta a reputação do negócio

A imagem e a reputação de um negócio são fatores que não podem ser ignorados no dia a dia do gestor. Na verdade, isso é consequência de uma boa gestão e está relacionado ao perfeito funcionamento de todos os seus setores.

Em outras palavras, não adianta desenvolver um produto de qualidade e não cuidar da imagem da empresa. Uma fachada suja, com infiltrações e azulejos caindo não passa uma boa impressão e, por isso, pode ser um impedimento para o seu crescimento.

Prejudica a produtividade dos funcionários

Você já parou para pensar que os funcionários e colaboradores são seu maior bem? Uma empresa ou condomínio precisa deles para funcionar adequadamente e, por isso, é importante verificar em que condições eles trabalham.

Normalmente, ambientes esteticamente feios e com baixa iluminação e ventilação são extremamente prejudiciais à produtividade. Do mesmo modo, um clima organizacional ruim e a baixa remuneração também prejudicam seus resultados.

Observe que estamos diante de processos complexos e interligados. Não há como olhar para um lado e ignorar o outro. Todos os aspectos são relevantes e merecem sua atenção.

Coloca em risco sua sobrevivência

O gerenciamento da empresa pode ser considerado um elemento vital para o seu sucesso e, por isso, precisa ser desempenhado por quem realmente entende do assunto e tenha condições de se dedicar a todos os aspectos necessários.

COM ISSO, para que tudo funcione corretamente, é preciso colocar ordem na casa. Prova disso é que um estudo realizado pelo Sebrae, chamado de “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, concluiu que a falta de gestão é uma das principais causas de mortalidade de empreendimentos.

Por isso, se você não quer ver seu negócio fechando as portas, é hora de investir e aprender a ser um bom gestor. Para isso, abra a mente, estude, observe a concorrência e encontre o seu diferencial no mercado.

Prejudica a segurança do ambiente

Por fim, é preciso fazer um alerta: a má gestão pode prejudicar a segurança do ambiente. De início, pode parecer difícil visualizar essa ligação. Porém, conforme já mencionamos, o descuido com certas áreas faz com que outras sejam totalmente afetadas.

Se você se preocupa apenas em conquistar novos clientes e não faz manutenções preventivas no prédio, está colocando todos os funcionários e clientes em risco.

Além do problema da falta de segurança, é fundamental dizer que esse tipo de erro pode causar a interdição da empresa, gerar a perda da confiança da clientela, causar acidentes de trabalho e desencadear diversos processos judiciais contra o seu negócio. Pense bem!

Dicas extras para melhorar a gestão:

A má gestão pode afetar os negócios de uma empresa, mas saber alternativas para mudar esse cenário é fundamental. Algumas delas são:

Mentoria

A mentoria pode ser uma forma de alguém de fora enxergar e ajudar a colocar as coisas no eixo, sem precisar lidar com determinadas situações que acontecem internamente.

Acontece que para isso, é essencial contar com algum profissional de gestão que tenha uma boa experiência e resultados comprovados em sua atuação em outros negócios.

Acompanhar quem já chegou mais longe

Outra forma de conseguir uma mentoria, é seguir nas redes sociais, consumir vídeos e outros materiais de pessoas que sejam referência em seu segmento, ou em gestão. Afinal, nada como aprender com quem já trilhou o caminho das pedras.

Até mesmo grandes empresários que criaram negócios milionários passaram por dificuldades na gestão em algum momento. Por isso, ouvir o que eles têm a dizer sempre pode agregar o seu desempenho e de sua empresa.

Leitura

A leitura é sempre uma forma de aprimorar qualquer conhecimento, e quando se fala de gestão, há milhares de opções e pontos de vista por aí. Basta avaliar, e entender o que se encaixa em seus quadros.

Separamos uma lista de livros que podem te ajudar neste sentido:

Os segredos da mente milionário – T. Harv Eker;

O novo gerente minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson;

Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Empresas feitas para vencer – Jim Collins

Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

A má gestão é, de fato, um problema a ser enfrentado com seriedade. Afinal, sem uma visão ampla e eficiente de tudo o que pode contribuir para o sucesso de sua empresa ou condomínio, é difícil alcançar bons resultados. Dessa forma, você perde oportunidades, prejudica sua imagem e ainda perde noites de sono.

Mas, a boa notícia é que seguindo as dicas apresentadas, você já estará um passo à frente em relação às melhorias.

Posts Relacionados

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo