O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além de afetar a estética do prédio, o descolamento pode causar acidentes ao ferir pessoas que estão passando na rua e são atingidas por partes do revestimento descolado.

Por isso, é fundamental saber o que fazer quando o descolamento de fachada dá seus primeiros sinais. Para lhe ajudar e evitar problemas em seu imóvel, listamos neste post o que deve ser feito quando acontece esse destacamento.

Identificação do que causou o descolamento.

O descolamento da fachada pode ocorrer por diversos motivos, como erros na colocação do revestimento, na manutenção, por infiltrações e até pela ação do clima. Por isso, é essencial chamar uma empresa especialista em fachadas para que ela possa identificar o que causou o descolamento das peças em seu imóvel.

Dessa forma, será mais fácil resolver o problema e evitar que ele aconteça novamente. Lembre-se de que é importante analisar não somente a parte que está visivelmente comprometida, mas toda a estrutura da fachada. Assim, é possível identificar a porção total que foi afetada e fazer uma reforma melhor.

Conserto do problema

Antes de consertar as peças na fachada, é fundamental consertar o problema que causou o descolamento em primeiro lugar. Assim, você estará cuidando não somente da estética do imóvel, mas também da estrutura dele.

Nessa etapa, é importante analisar bem a estrutura da fachada para conferir se há outros problemas que podem provocar o destacamento das peças. Caso haja, o recomendado é fazer a manutenção da fachada antes de iniciar a recuperação do revestimento.

Remoção do revestimento comprometido

Após o conserto, devem ser retiradas todas as peças do revestimento que foram comprometidas (ou serão em breve) para iniciar a aplicação do novo revestimento.

Limpeza da superfície

Em seguida, tem que ser realizada a limpeza da superfície para que ela fique sem poeiras, sujeiras, gorduras, bolores e outras impurezas. Os materiais e produtos utilizados nessa limpeza vão depender do tipo de impureza encontrada na superfície da fachada. Mas, você não precisa se preocupar, porque profissionais de uma empresa de qualidade e especializada no ramo saberão quais são os melhores equipamentos para a recuperação da fachada de seu imóvel.

Aplicação de argamassa

A argamassa deve estar em bom estado para que a recuperação do revestimento seja de qualidade. Então, depois de limpar a superfície, os profissionais devem analisar a argamassa para descobrir se é necessário trocá-la.

O teste mais famoso é o “bate-choco”, em que o trabalhador tem que dar golpes sutis de martelo na argamassa e observar se eles causam um som oco. Se sim, significa que o emboço deve ser refeito nas áreas afetadas e aplicado novamente.

Adição de novas juntas de movimentação

Em fachadas, é recomendado fazer novas juntas de movimentação para melhorar a recuperação da área. Essas juntas sempre têm que ser feitas seguindo as orientações de recuperação, ou seja, elas devem ter as proporções definidas no projeto, precisam estar limpas e secas. Por último, é necessário aplicar as novas juntas e as peças do revestimento para recuperar a fachada do imóvel.

Como você pode perceber, o processo de recuperação de fachada após um descolamento é trabalhoso, mas com o auxílio de uma empresa experiente e de qualidade, essa reforma pode ser tranquila.

Sendo assim, caso você deseje ter tranquilidade nesse momento complicado, fale com a gente. Afinal, a sua tranquilidade é o nosso compromisso.

 

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo