As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, como o vento, a maresia, chuvas e a poluição. Por essa razão, é essencial fazer manutenções preventivas nessa área externa.

Entre as atividades da manutenção, existe uma que é muito importante: o teste de percussão na fachada. Ele se destaca, porque traz diversos benefícios para a estrutura externa do imóvel.

Entretanto, é comum que pessoas de fora do ramo da construção civil não o conheçam. Pensando nisso, a seguir, vamos explicar o que é esse teste e quais vantagens ele traz para o imóvel e para a administração deste. Dessa forma, você poderá entender a importância de realizá-lo regularmente em sua fachada!

O que é o teste de percussão na fachada

É um teste em que um profissional dá batidas leves na fachada com um martelo e verifica o som emitido a partir desta atividade. Dependendo do som emitido, o profissional consegue saber se a fachada está em boas condições ou se está com problemas que não são visíveis.

Se o som for cavo, por exemplo, é um sinal de que a fachada pode estar com ar nas paredes ou um problema de aderência. Caso essas questões não sejam tratadas, a fachada pode apresentar mais tarde rachaduras, infiltrações ou até ocorrer um descolamento do revestimento.

O objetivo do teste de percussão é justamente analisar a fachada e descobrir se ela está precisando de consertos. Fazer esse teste pode parecer simples, mas ele deve ser realizado por um profissional especializado.

Isso é fundamental, porque ele saberá tomar os cuidados necessários para inspecionar toda a fachada, realizar as batidas leves e conseguirá fazer uma análise correta. É importante ainda que o teste seja feito com um martelo de borracha ou nylon, pois eles são mais leves.

Para que serve este teste

Agora que você sabe o que é o teste de percussão na fachada, confira quais são suas 3 principais funções:

Facilitar e agilizar consertos  

O teste de percussão consegue encontrar problemas na fachada que ainda não estão visíveis ou que estão apenas parcialmente aparentes. Sendo assim, o conserto desses defeitos é realizado antes de eles se tornarem mais complexos. Então, o teste facilita e agiliza a execução de reparos na fachada do imóvel.

Reduzir custos em reparos

Como o teste permite que os consertos na fachada sejam feitos antes dos problemas se tornarem grandes transtornos, ele também ajuda a reduzir os custos com reparos. Afinal, o problema a ser consertado será mais simples e não haverá urgência no trabalho.

Manter a fachada em boas condições

Realizar o teste de percussão periodicamente faz com que sua fachada fique sempre em boas condições, pois ele identifica como ela está. Ou seja, se ela está ou não precisando de reparos. Caso esteja, o teste ajuda a descobrir qual é o problema e a adiantar o conserto.

Por isso, fazer o teste é tão importante para a fachada de seu imóvel. Então, se a sua fachada está há um tempo sem passar por um teste de percussão, você precisa mudar esse cenário.

Fale com a gente se quiser conversar com profissionais da área para saber mais sobre essa manutenção antes de realizá-la em seu imóvel. Dessa forma, você conhecerá todos os detalhes do serviço e este poderá ser realizado tranquilamente em sua fachada.

 

Posts Relacionados

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo