Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de concreto seja comprometida e, dependendo da gravidade e do nível do desgaste encontrado, essa é a melhor estratégia de intervenção.

Acontece que, por falta de conhecimento ou visando economizar, muitos proprietários e síndicos não dão a devida importância a esse processo e, por isso, acabam enfrentando diversos problemas.

Para evitar que isso aconteça em seu prédio, preparamos este post com dicas e informações importantes. Confira!

O que é um reforço estrutural?

O reforço estrutural é um tipo de obra de engenharia civil indicada para situações em que a estrutura de um prédio sofre com alguma deficiência ou falha original ou quando há a necessidade de aumentar a carga suportada.

Nesses casos, algumas técnicas e intervenções podem ser aplicadas, como a substituição da fundação por outra nova e a utilização de estacas com maior resistência, além de:

  • Aumento de seção do pilar, viga e laje;
  • Reforço com fibra de carbono;
  • Aumento ou realocação da armadura existente;
  • Reforço com chapas de aço.

O principal objetivo é garantir a segurança do prédio e permitir que ele continue sendo usado, de acordo com as necessidades e demandas do cotidiano. Portanto, trata-se de um procedimento de muita importância.

Por que um prédio pode precisar de reforço estrutural?

Afinal, quais situações contribuem para que a estrutura de um edifício seja afetada e ele precise passar por um procedimento de reforço estrutural?

Vale a pena destacar que diversos motivos desencadeiam o desgaste e o comprometimento de uma estrutura de concreto, como:

  • Falha na execução do projeto de engenharia;
  • Ação do tempo;
  • Ação de agentes químicos, físicos ou biológicos;
  • Má qualidade das investigações do solo do local da obra;
  • Necessidade de aumento de carga.

Seja qual for o motivo, com a contratação de empresas especializadas, é possível corrigir os problemas e garantir o pleno funcionamento do edifício.

O que acontece quando você deixa de fazer o reforço estrutural imediato?

Como é possível observar, a realização de um reforço estrutural nem sempre é facultativa. Na verdade, esse procedimento é imprescindível para a manutenção da segurança no local, devendo ser realizado o mais rápido possível.

Negligenciar possíveis situações de risco e deixar de fazer o reforço de forma imediata pode causar sérias consequências. Veja algumas delas!

Interdição do local

Um prédio comercial ou residencial só pode ser usado se tiver em condições ideais de segurança e manutenção. Como o surgimento de trincas e fissuras é um indicativo de problema estrutural, os órgãos de fiscalização podem interditar o local.

Observe que essa é uma medida preventiva e que gera muitos transtornos para quem utiliza o edifício. No caso de condomínios residenciais, famílias inteiras podem ser impedidas de entrarem em casa por um longo período.

Já no caso de empresas, a interdição gera prejuízos com a perda de vendas e, claro, com os impactos em sua imagem. Afinal, clientes e futuros consumidores saberão que o local não estava apto a recebê-los com segurança

Desabamento da estrutura

Ainda mais grave que a primeira situação é o desabamento da estrutura. Isso porque, infelizmente, em alguns casos, não há tempo hábil para que um órgão fiscalizatório vá até o local e constate as deficiências na estrutura.

É comum acompanharmos em noticiários notícias sobre essas tragédias. Aliás, a existência de vítimas fatais é recorrente e demonstra o quanto é importante se dedicar e investir na melhoria e conservação das estruturas de concreto.

Desvalorização do imóvel

A desvalorização do imóvel é mais uma consequência que merece ser destacada. Em geral, prédios malcuidados, com trincas e fissuras perdem valor de mercado e são vistos como inseguros.

Imagine que você precise vender um apartamento. Ao identificar essas falhas, o interessado certamente ficará receoso e pode até desistir do negócio, não é mesmo?

Por esse motivo, para manter o prédio sempre bonito e seguro, é importante que as intervenções sejam executadas o mais rápido possível.

Aumento dos custos com intervenções

Uma falha estrutural ignorada pode se tornar um problema ainda maior. Em outras palavras, quanto mais tempo você demora para tomar uma previdência e realizar o reforço estrutural, maior será o problema a ser corrigido.

Além de elevar o tempo necessário para a obra, essa situação aumenta os gastos para restabelecer a estrutura. Por isso, nesse caso, não é exagero dizer que a pressa é sua aliada.

Mas, atenção! A pressa deve ser em dar o primeiro passo e não em escolher a empresa de engenharia responsável pelo serviço. Essa é uma decisão muito importante e precisa ser precedida de pesquisa de mercado.

Não confie esse trabalho a qualquer profissional. Conte com a experiência, o conhecimento e a seriedade de bons parceiros. Com isso, você evita transtornos no futuro e garante um bom serviço para o seu prédio.

Viu só como o reforço estrutural pode ser importante para o seu imóvel? Apostar nesse procedimento é investir em segurança e valorização do bem. Por isso, sempre que identificar alguma situação de risco, converse com um especialista e programe a intervenção.

 

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo