O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, funcional e atraente, mais valorizado ele é. Por isso, a escolha do revestimento de fechadas merece sua atenção.

Seja um prédio comercial ou um edifício residencial, as fachadas devem ser planejadas com o mesmo cuidado do projeto de interiores. Afinal, isso garante harmonia entre os ambientes e segurança para todos os usuários.

Acontece que, com tantos materiais disponíveis, essa decisão nem sempre é tão simples. Para facilitar esse processo, preparamos este post com tudo aquilo que você precisa considerar na hora da escolha!

Fatores que podem influenciar na escolha do revestimento de fachadas

Para evitar transtornos e garantir a melhor escolha de revestimento para o seu imóvel, é muito importante se atentar a fatores como:

  • Meio ambiente ao redor do seu prédio — há umidade e exposição do material a produtos e ações da natureza;
  • Harmonia com o projeto arquitetônico do interior do prédio;
  • Durabilidade, preço e exigência de manutenção;
  • Qualidade dos materiais escolhidos;
  • Profissionais que executarão o serviço;
  • Equilíbrio entre estética, segurança e funcionalidade.

A maioria dos problemas enfrentados com os revestimentos de fachadas estão relacionados à escolha errada, à falta de manutenção e à aplicação incorreta do material. Por isso, é essencial observar esses detalhes!

Melhores revestimentos para ambientes rústicos e modernos

O ambiente pede um revestimento rústico e moderno? Nesse caso, existem algumas opções que atenderão perfeitamente ao projeto e que valorizarão ainda mais o seu imóvel. Confira!

Pedras

Dependendo da forma que forem utilizadas, as pedras garantem esse efeito. Além de serem de fácil aplicação, há uma grande diversidade de modelos para escolher: pedras polidas, brutas, em mosaico ou em filetes.

É possível encontrar boas opções de pedra no mercado, sendo que algumas são mais utilizadas, como a Miracema, a São Tomé e a Pedra-Madeira — todas com cores e tamanhos variados.

Vale destacar que esse tipo de material tem vantagens importantes, principalmente o fato de que não exige manutenções tão frequentes. Por isso, se você precisa economizar ao longo dos anos, essa é uma boa escolha.

Aço Corten

O Aço Corten pode ser encontrado em diversos tamanhos e formatos e traz um ar de modernidade muito grande para o imóvel.

Além disso, ele é muito resistente — chega a ter uma resistência três vezes maior do que a do aço comum. Com uma aparência enferrujada, o material é bonito e protege a estrutura dos danos provocados pela corrosão e pela ação do tempo.

Melhor revestimento para ambientes com muita umidade

Ambientes que recebem muita umidade precisam de uma fachada que suporte essa situação, deixando o imóvel bonito e preservado por mais tempo, já que é fundamental proteger a estrutura de infiltrações e rachaduras.

Nesse caso, a pintura e textura são revestimentos adequados para essa e a maioria das situações, uma vez que sua manutenção tem um valor baixo e dessa forma, é possível manter o prédio sempre com o visual novo.

Uma boa opção para ambientes sem muita umidade

Caso o seu ambiente não tenha muita umidade e houver a necessidade de se optar por um revestimento mais barato, é possível investir na pintura da fachada.

Esse é um procedimento mais simples e o produto é de fácil aplicação — o que o torna muito popular no mercado. Apesar dos benefícios, é preciso destacar que a pintura exige mais manutenções, pois costuma descascar com facilidade.

Outro detalhe importante é que o sol e a chuva interferem bastante na durabilidade e na beleza desse tipo de fachada. Por isso, é interessante investir em marcas de qualidade e, claro, evitar a sua aplicação em locais úmidos.

O revestimento ideal para ambientes contemporâneos

O uso do concreto aparente em fachadas é uma excelente opção para quem deseja economizar e, ainda, garantir uma aparência industrial e contemporânea ao imóvel.

Esse material tem uma boa durabilidade e exige pouca manutenção após a instalação. Além disso, é possível encontrá-lo em blocos ou inteiro, dando ainda mais liberdade para ousar e promover um Retrofit de Fachadas, por exemplo.

Agora você já conhece os principais materiais usados e quais são indicados para cada tipo de ambiente. Invista no melhor revestimento de fachada e lembre-se de contratar profissionais qualificados para a obra!

Posts Relacionados

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo