Vai contratar uma empresa de construção civil? Então confira alguns detalhes para evitar transtornos e prejuízos!

Se você tem um imóvel e deseja reformá-lo ou vai iniciaruma obra, é certo que precisará contar com a ajuda de uma boa empresa de construção civil. Mas, com tantos fornecedores no mercado, como fazer a escolha certa?

É importante lembrar que a área de engenharia é complexa e precisa seguir diversas regras e boas práticas para garantir um resultado que combine beleza, conforto e segurança.

Selecionamos algumas dicas para te ajudar a fazer uma boa escolha.  Acompanhe!

 

Por que contratar uma empresa de construção civil?

Antes de apresentarmos as análises que devem ser feitas durante a seleção de uma empresa de engenharia, é essencial destacar os motivos para investir nesse parceiro.

Ao decidir construir ou reformar, muitas pessoas pensam em contratar pedreiros e mestres de obras, somente, acreditando ser uma escolha mais econômica e igualmente segura. Mas isso nem sempre acontece!

Na verdade, optar  por profissionais autônomos é algo que deve ser analisado com muita atenção. Em geral, esse tipo de atuação não recebe a mesma fiscalização e não há muita segurança para o contratante, especialmente em relação aos prazos, sustentabilidade e gestão da obra.

Por outro lado, investir em uma empresa especializada costuma ser mais vantajoso. Tratam-se de negócios que selecionam de forma criteriosa seus profissionais, avaliando periodicamente seu desempenho e dedicação ao trabalho.

Além disso, você estará amparado por um contrato que dispõe todos os seus deveres e direitos. Isso torna a relação mais transparente, segura e produtiva. O resultado é uma obra que atende às exigências legais e de eficiência.

O que analisar ao contratar uma empresa de construção civil?

Agora é hora de aprender a evitar dores de cabeça com essa contratação. Para tornar essa tarefa menos árdua, selecionamos alguns aspectos e dicas que não podem ser ignorados e que trarão mais segurança e tranquilidade ao processo. Confira:

Escolha empresas com experiência na área

Quando o assunto é empresa de construção civil, a experiência conta muito. Afinal, estamos lidando com procedimentos de grande complexidade e que podem colocar em risco a integridade física de diversas pessoas.

Sendo assim, o primeiro passo para evitar transtornos é, sem dúvidas, fazer uma boa pesquisa e selecionar apenas negócios que atuam nesse mercado há algum tempo.

Lembre-se de que o portfólio de obras já executadas é um bom indicador de que a empresa sabe o que está fazendo e tem todas as condições de finalizar a construção conforme as suas necessidades.

Analise a reputação do negócio

Juntamente com a experiência, você precisa conferir como está a reputação dessa empresa no mercado. Em outras palavras, como será que os seus antigos clientes avaliam o serviço prestado? Há muitas reclamações?

O feedback de outros contratantes é uma excelente maneira de embasar sua decisão. Afinal, empresas que não trabalham com seriedade e responsabilidade e têm o hábito de descumprir cláusulas do contrato podem errar com você também.

Portanto, não deixe de conferir sites de reclamações e procure conversar com antigos consumidores. Dessa forma, você pode evitar muitos transtornos e prejuízos.

Observe a formação técnica dos profissionais

Você não confia sua saúde a qualquer pessoa, não é mesmo? Então é natural que procure os melhores profissionais para executar uma obra em seu imóvel.

Nesse sentido, é interessante solicitar à empresa a lista de profissionais que fazem parte de sua equipe e observar se eles são qualificados e estão atualizados com as mais modernas e eficientes técnicas de engenharia civil.

Vale destacar que essa análise não se restringe aos engenheiros. Todos os colaboradores, incluindo pedreiros, ajudantes e mestres e obra precisam ter qualificação. Essa é uma premissa para garantir um resultado satisfatório.

Exija um contrato de prestação de serviços

Na hora de escolher uma empresa de construção civil fuja de acordos verbais! O contrato é a sua maior segurança de que tudo correrá conforme o planejado.

Desconfie de negócios que tentam te convencer que o documento não é necessário e exija que um contrato seja assinado, contendo informações claras e básicas, como:

  • Preço final do serviço;
  • Prazo para finalização da obra;
  • Cronograma e descrição dos procedimentos que serão realizados;
  • Lista dos materiais usados;
  • Penalidades por descumprimento das cláusulas.

Além disso, não esqueça de conferir os dados da empresa. O CNPJ, endereço e meios de contato devem estar presentes.

Acompanhe e monitore os serviços

Depois que você contrata a empresa e os serviços começam a ser executados, é necessário acompanhar de perto o andamento da obra. Lembrando que não se trata de interferir, mas de monitorar e observar se as cláusulas estão sendo cumpridas.

Lembre-se de que, mesmo com todos os cuidados e providências acima, imprevistos sempre podem acontecer. Nesses casos, é preciso ter calma e procurar negociar uma solução amigavelmente.

O contrato é sua maior garantia. Por isso, caso não esteja satisfeito e não consiga chegar a um acordo, você ainda pode fazer um distrato, pagando pelo serviço que já foi executado até esse momento.

Uma reforma ou construção é para ser um momento de conquista e realização. Por isso, a seleção da empresa de construção civil merece sua atenção e dedicação!

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo