Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, mudança na quantidade de carga que ele terá que suportar, deterioração com o passar do tempo e até por interferências mais graves, como incêndios.

Essa recuperação geralmente é feita com o reforço de concreto com chapas de aço ou com o aumento de secção da estrutura (pilar, viga ou laje). Mas, outro modelo de recuperação que vem ganhando espaço é o feito com fibra de carbono. Ele está se popularizando devido aos benefícios que traz para o edifício.

Contudo, como todo material, a fibra de carbono apresenta vantagens e desvantagens. Sendo assim, vamos listá-las neste post para que você possa saber mais sobre este material.

Vantagens

Resistência

A fibra de carbono é bastante resistente à tração e ela ainda fornece elasticidade à edificação, porque tem um elevado módulo de deformação. Então, ela oferece muita segurança aos imóveis. Devido a essa resistência e elasticidade, a fibra é muito indicada em casos de aumento de carga em edifícios.

Durabilidade

Esse material também tem uma alta durabilidade, porque possui um coeficiente de dilatação bem baixo e dificilmente ele oxida. Sendo assim, a fibra de carbono não é tão afetada pelas ações do tempo e por ataques químicos que poderiam corroer o material. 

Isso é ótimo, pois aumenta a vida útil da estrutura e faz com que a aparência do imóvel fique bela por mais tempo.

Agilidade na obra

A fibra de carbono consegue agilizar uma obra, porque ela é leve, fácil de ser instalada e demora menos que o concreto para atingir sua resistência máxima. Depois de aproximadamente 24 horas, a fibra já pode ser coberta com o material escolhido no projeto.

Diminuir o tempo de entrega de uma obra é ótima para causar menos transtornos no prédio e economizar recursos. Além disso, a leveza do material é importante para não aumentar o peso da estrutura que está sendo recuperada.

Limpeza do serviço

A fibra de carbono facilita e agiliza bastante a limpeza do serviço, porque ela gera poucos resíduos de obra. É por isso, inclusive, que ela é muito escolhida para as recuperações estruturais de hospitais. 

Desvantagens

Não é indicado para superfícies irregulares

Apesar de ter as vantagens citadas acima, é importante ressaltar que a fibra de carbono não é indicada para superfícies irregulares. Essa é uma desvantagem, porque se esse é o caso do seu edifício, você terá que regularizar a superfície antes de utilizar esse material na recuperação.

Custo

O custo da fibra de carbono é mais elevado que de outros materiais utilizados para fazer a recuperação estrutural, como o concreto com chapas de aço. Por isso, o valor de uma recuperação feita com esse elemento é mais alto e é necessário conferir se ele cabe em seu orçamento.

Contudo, é importante lembrar também que a durabilidade da fibra é elevada. Então, o custo inicial dela é mais caro, mas se não houver nenhum imprevisto, demorará mais para você fazer outra recuperação no edifício.

Exposição aos raios ultravioletas

A resina epóxi, que é usada no sistema de reforço com fibra de carbono, tem baixa resistência aos raios ultravioletas. Por essa razão, não é indicado que ela fique muito exposta a eles. 

Caso a fibra de carbono seja a principal opção do projeto, é possível adicionar produtos para proteger a resina e, assim, proteger também o reforço estrutural. Mas, lembre-se de que isso pode aumentar o custo da obra.

Antes de decidir se a recuperação estrutural de seu imóvel será feita com a fibra de carbono, você deve analisar bem as vantagens e desvantagens listadas aqui e buscar o auxílio de uma empresa especializada.

Essa ajuda é essencial, porque os profissionais conseguem analisar detalhes para verificar se a fibra é o material ideal para o projeto e garantir que o trabalho será feito de forma adequada.

Dessa maneira, se o seu edifício estiver precisando de uma recuperação estrutural, fale com a gente. Assim, poderemos lhe ajudar a verificar se a fibra de carbono é uma boa opção para seu projeto e a tornar esse serviço mais tranquilo.

Posts Relacionados

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo