O Retrofit de Fachadas está se popularizando no mercado brasileiro e pode transformar a estética e os resultados de empresas de todos os segmentos. Saiba mais sobre ele!

Você já ouviu falar em Retrofit de Fachadas? Donos de imóveis empresariais de todo o país estão investindo nesse processo. Ele promete mudar a estética e sustentabilidade do prédio, destacando-o em meio a tantos outros.

Em um mercado tão competitivo, esse pode ser um importante diferencial. Então que tal conhecê-lo melhor e entender os benefícios que esse tipo de intervenção pode trazer ao seu prédio?

O que é Retrofit de Fachadas?

O Retrofit de Fachadas cuida da revitalização, valorização e modernização da área externa de um imóvel. Assim, por meio de técnicas avançadas, busca-se corrigir falhas estruturais e melhorar a sua estética.

Esse processo não é novo na engenharia civil e surgiu na Europa, mas nos últimos anos começou a se destacar no Brasil. Os donos de prédios comerciais e empresários começaram a entender o impacto da fachada em seus resultados.

Lembrando que, para garantir que o prédio esteja sempre bonito e bem-conservado, diversas técnicas podem ser utilizadas, como a substituição das pastilhas, da pintura e do revestimento.

Retrofit x restauração: quais são as diferenças?

Ao ler o conceito de Retrofit, é provável que você fique um pouco confuso e não consiga diferenciá-lo de uma restauração. Para acabar com essa dúvida, vamos analisar os dois processos a seguir.

A restauração é um procedimento muito usado na construção civil e tem como principal objetivo a recuperação do padrão original de um prédio. Para isso, ele se concentra na correção de patologias como fissuras e trincas.

O Retrofit também faz uma restauração, mas vai além disso. Nesse caso, os problemas são corrigidos e a estrutura do edifício é preservada, porém há um cuidado para que a fachada seja modernizada.

Sendo assim, a grande diferença entre esses dois processos é que o Retrofit é mais amplo que a restauração. Além de aplicar suas técnicas, ele também se esforça para promover mudanças na área externa do edifício, deixando-o mais moderno e bonito.

Como esse processo favorece os resultados das empresas?

Ainda que você invista em revestimentos de alta qualidade, o tempo e ação de fenômenos da natureza, como a chuva e o sol, podem fazer com que ele se desgaste e precise ser trocado.

A boa notícia é que esse problema é solucionado por meio do Retrofit de Fachadas. Esse procedimento é simples, mas pode favorecer bastante os resultados de uma empresa. Veja como!

Melhora a imagem do negócio

Um prédio bonito e bem cuidado passa a imagem de profissionalismo e sucesso. Por essa razão, quando os procedimentos de revitalização e troca de revestimento são feitos, a empresa acaba desfrutando de uma melhoria de sua reputação no mercado.

Atrai mais consumidores

Imagine que você precise comprar um determinado produto, mas ainda não escolheu a empresa certa. Ao passar por uma fachada com pintura desgastada, ela te atrai? Provavelmente, isso gerará uma certa insegurança.

Por outro lado, uma empresa bonita e moderna o deixará curioso e confiante sobre sua eficiência e profissionalismo. Por isso, fazer o Retrofit de Fachadas pode aumentar o poder de atração de uma nova clientela para o negócio.

Aumenta a segurança do ambiente empresarial

O Retrofit é muito mais que uma simples reforma na fachada. Na verdade, ele pode alterar totalmente a área externa do prédio, trocando o revestimento antigo e corrigindo possíveis falhas estruturais.

Nesse sentido, é interessante lembrar que essa substituição evita inúmeros acidentes. Em síntese, ao deixar de fazer esse procedimento, há o risco de que azulejos e pedras de mármores se desprendam e atinjam pessoas.

Reduz gastos com manutenções futuras

Quando o Retrofit é executado por uma empresa de engenharia séria e experiente, há a garantia de que a técnica e os materiais utilizados sejam de qualidade. Dessa maneira, os custos com manutenção são menores e menos frequentes.

Amplia a vida útil do prédio

Além de todos os benefícios citados, precisamos lembrar que essa intervenção é uma ótima alternativa para recuperar o padrão original do imóvel e corrigir falhas estruturais, o que aumenta a sua vida útil.

A ideia é bem simples: quando você cuida do prédio, evita o agravamento de problemas em sua estrutura e moderniza a fachada. Isso garante que ele fique valorizado por muito mais tempo.

Quando fazer um Retrofit de Fachadas em seu imóvel?

O Retrofit de Fachadas é indicado para “repaginar” o visual da área externa do imóvel. Portanto, ele se trata de uma reforma que pode ser feita quando o proprietário sente a necessidade da valorização do local.

O ideal é que o engenheiro e a equipe responsável avaliem a arquitetura do prédio e façam um projeto completo. Ele deve definir, por exemplo, a técnica que será usada — o novo revestimento pode colado diretamente na base de concreto ou ser fixado por meio de inserts metálicos.

Depois de conhecer mais sobre o Retrofit de Fachadas, você consegue analisar a necessidade dele para a sua edificação?

Sem dúvidas, fazer investimentos na revitalização e modernização da fachada de um prédio traz inúmeros benefícios. Exatamente por isso, muitos proprietários e empresários estão apostando nesse processo, que pode trazer mais movimento e clientes ao negócio.

Posts Relacionados

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo