Saiba como fazer uma gestão de equipe em obras com qualidade.

Contar com um time de profissionais capacitados, alinhados e motivados faz toda a diferença para alcançar bons resultados de forma eficiente. Por isso, a gestão de equipes em obras deve ser um ponto de muita atenção. Afinal, como conduzir este processo de forma assertiva? Veja as dicas que a Serpol Engenharia preparou para você neste artigo!

Leia também: Normas Regulamentadoras: o que são e qual a sua importância?

GESTÃO DE EQUIPES EM OBRAS: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO

Assim como em outros segmentos, na construção civil, as empresas têm o desafio de desenvolver estratégias eficientes para engajar e motivar seus funcionários. Desta forma, ela poderá contar com profissionais alinhados e focados em alcançar os objetivos estabelecidos. Afinal, o sucesso de uma obra está intrinsecamente ligado à gestão de pessoas.

Existem muitas ferramentas para auxiliar neste processo – desde atividades “orgânicas” até a automação de sistemas de gestão. É muito importante fazer uso destes recursos para observar o progresso na sua equipe.

Continue a leitura e veja 5 práticas assertivas para usar a seu favor na gestão de equipes em obras!

#1 SEJA UM LÍDER QUE INSPIRA A EQUIPE

Um bom líder, na maioria das vezes, também é um bom comunicador e pode ser muito convincente. Usando as palavras certas, pode incentivar o time a trabalhar para alcançar um objetivo. Mas isso não é o suficiente! Existe uma característica na liderança que tem uma eficiência inquestionável: o bom exemplo diário.

Quando a equipe enxerga uma liderança envolvida no processo, de corpo presente, automaticamente acaba se dedicando mais ao projeto. Veja algumas dicas que podem ajudar nesta ação:

  • Esteja presente na obra com frequência;
  • Sempre utilize os Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva;
  • Coloque a mão na massa;
  • Esteja atento à sua postura no ambiente de trabalho;
  • Incentive o trabalho em equipe;
  • Motive todos os funcionários;
  • Entre outras atitudes!

#2 IDENTIFIQUE AS POTENCIALIDADES DE CADA INDIVÍDUO

Existem muitos profissionais envolvidos nas diferentes etapas de uma obra. Naturalmente, cada um possui habilidades únicas que – se bem trabalhadas, podem contribuir para potencializar resultados. Por isso, é fundamental que a liderança responsável esteja próxima dos funcionários.

Somente desta maneira será possível conhecer e identificar os pontos fortes e fracos de cada pessoa. Para realizar uma boa gestão de equipes em obras, é preciso saber quais são as principais competências individuais do time e saber alocar – estrategicamente – cada profissional.

#3 PRIORIZE O ALINHAMENTO DO TIME

Além de conversar e ouvir os funcionários, é importante dividir com eles quais são as metas da empresa no projeto específico. Quais serão as estratégias usadas? Como irá acontecer cada etapa do processo?

É essencial buscar um canal de diálogo. Quando a comunicação interpessoal não é eficiente, aumenta a probabilidade de situações de conflito ou erros graves no canteiro. Procure implementar ferramentas para facilitar este processo. Afinal, um time alinhado entre si e com a empresa é um fator fundamental para garantir uma boa gestão de equipes em obra.

Leia também: Transtorno em obras: como evitar? Veja 5 dicas!

#4 CONTE COM O SUPORTE DA TECNOLOGIA

Não há dúvidas de que a automação de processos tem contribuído para alcançar melhores resultados em diversos segmentos. Na Engenharia não é diferente.

Já existem inúmeras alternativas de softwares e aplicativos que podem ser utilizados para auxiliar a gestão de equipes em obra – até mesmo do processo como um todo. É possível acompanhar o desenvolvimento do projeto, inspecionar cada etapa e acessar relatórios detalhados. Tudo isso pode ser extremamente útil para extrair o melhor do time e alcançar os objetivos desejados!

#5 DE OLHO NAS LEIS TRABALHISTAS

A gestão de equipes em obra deve ser pautada pelas Leis Trabalhistas. É muito importante que a liderança esteja atenta à Legislação adequada. A Constituição é bem clara em relação aos direitos do trabalhador e as empresas devem, também, se alinhar a ela.

Estas são apenas algumas práticas para garantir uma boa gestão de equipes em obra. Você está pronto para começar a segui-las? Então, mãos à obra!

Posts Relacionados

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo