Como proteger o edifício de agentes naturais externos? Esta é uma dúvida muito comum. Seja um imóvel residencial, industrial ou comercial: o Tratamento de Concreto Aparente se apresenta como uma das melhores soluções para este caso.

Continue a leitura para entender porque ele é a opção mais interessante para o seu edifício!

UMA INTRODUÇÃO

Para começar o artigo, é importante contextualizar. O concreto aparente tem a mesma composição do que o convencional, mas não recebe nenhum tipo de revestimento. Ou seja, como o próprio nome indica, ele fica visível na edificação.

Começou a conquistar espaço na construção civil a partir de 1960 – principalmente nas mãos de arquitetos modernistas, como Oscar Niemeyer. Até os dias atuais o concreto aparente ainda é utilizado.

Veja também: 4 diferenças entre Reforço Estrutural e Reforma de Fachada

O QUE É O TRATAMENTO DE CONCRETO APARENTE?

Assim como em qualquer empreendimento, as edificações necessitam de manutenção. Também é importante salientar que o Tratamento de Concreto Aparente deve ser realizado por profissionais experientes e qualificados. Caso contrário, a proteção não será suficiente para impedir o descolamento do concreto e o surgimento de ferrugens. Por isso, procure sempre contratar empresas com experiência profissional. E o mais importante: que sejam especializadas neste tipo de serviço.

O conhecimento técnico deve ser um fator essencial na hora da contratação. No Tratamento de Concreto Aparente, o indivíduo pode se deparar com anomalias específicas de diferentes tipos de obra e diversas possibilidades de soluções a serem utilizadas.

Leia mais: Transtorno em obras: como evitar? Veja 5 dicas!

CONHEÇA O PASSO-A-PASSO

Para garantir uma intervenção bem-sucedida, é fundamental seguir estas etapas:

#1 Limpeza da superfície: lixamento mecânico do concreto aparente – incluindo a remoção total do verniz remanescente, caso a edificação seja mais antiga.

#2 Identificação e reparo de patologias: cada problema exige uma técnica de reparo específica para que a estrutura não seja danificada.

#3 Estucamento com argamassa aditivada e polimento: preenchimento dos poros do concreto para criar uma superfície uniforme e posterior polimento do estuque.

#4 Aplicação de sistema protetor de acabamento: além de contribuir para uma boa aparência da fachada, é importante para garantir a proteção adequada ao material – com primeira demão de prime e demão de impermeabilizante. O segundo pode ser feito com verniz acrílico a base de água ou solvente, verniz poliuretano, verniz antipichação e hidrofugante silano-siloxano.

QUAL A FUNÇÃO DO TRATAMENTO DE CONCRETO APARENTE?

Conheça os principais objetivos deste tipo de recuperação estrutural:

  • Assegurar a qualidade do material
  • Evitar o surgimento ou o desenvolvimento de patologias existentes
  • Aumentar a vida útil do imóvel
  • Valorizar a edificação
  • Garantir a segurança dos usuários do edifício
  • Melhorar a aparência da fachada
  • Proteger a estrutura de intempéries
  • Eliminar as impurezas do concreto aparente
  • Reduzir a necessidade de intervenções mais profundas e complexas

VEJA AS VANTAGENS

Confira os principais benefícios de optar pelo concreto aparente:

  • Material utilizado de maneira “crua”, sem a necessidade de acabamentos complexos e de uma beleza estética inegável.
  • Agrega valor ao edifício, dando um ar de modernização.
  • É um material muito econômico e versátil.
  • Utilizado na fachada de edificações.
  • O Tratamento de Concreto Aparente tem uma excelente durabilidade.

Entendeu por que o concreto aparente é uma excelente alternativa para o seu edifício? A Serpol Engenharia trabalha com a Recuperação Estrutural e o Tratamento de Fachadas com este material. Com um time de profissionais experientes, realizamos a manutenção de maneira adequada para garantir o menor custo de conservação do serviço!

Quer saber mais detalhes ou solicitar um orçamento? Basta clicar aqui para entrar em contato conosco. Nossa equipe está preparada para oferecer a melhor solução para o seu edifício.

Posts Relacionados

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo