Reforço Estrutural: como funciona?
Conheça todas as particularidades do Reforço Estrutural.
O Reforço Estrutural é uma intervenção essencial para garantir a saúde de qualquer edificação. Seja um condomínio residencial, edifício comercial, industrial ou hospitalar – este serviço contribui para aumentar a capacidade de resistência do imóvel.
Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre a importância de investir no Reforço Estrutural!
POR DENTRO DO CONCEITO
Como qualquer patrimônio, para garantir o bom funcionamento e aparência, algumas medidas preventivas são necessárias. No caso de edificações não é diferente.
O Reforço Estrutural é um serviço realizado com foco na manutenção da fachada predial. Ele tem como objetivo tratar problemas relacionados especificamente à estrutura de concreto que sustenta o imóvel. Sendo assim, fundamental para garantir a integridade física de todos os usuários do edifício.
Com o tempo e a ação de intempéries, a edificação começa a sofrer com alguns problemas. A deterioração é uma das causas do surgimento de patologias – como trincas, fissuras e rachaduras. O que pode parecer uma adversidade simples, sem o cuidado adequado, pode evoluir para um quadro complexo.
REFORÇO ESTRUTURAL: UM INVESTIMENTO NECESSÁRIO
A estrutura do imóvel pode ficar extremamente comprometida com a interferência de agentes externos. Veja alguns problemas que o Reforço Estrutural se propõe a tratar:
- Incapacidade de sustentação da estrutura
- Deterioração da estrutura
- Corrosão das armaduras
- Destacamento da cobertura das armaduras
Os exemplos acima são algumas das patologias que podem desgastar a estrutura de sustentação do edifício. Assim como a infiltração, estes problemas são silenciosos – podendo evoluir de maneira rápida e intensa, de forma a comprometer a segurança dos usuários do prédio. Em casos como este, o Reforço Estrutural se posiciona como uma solução assertiva e eficaz.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS
O principal objetivo desta intervenção predial é recuperar as condições originais da estrutura. Ou seja, contribui para melhorar a resistência do edifício – tratando patologias complexas e eliminando o risco de acidentes.
O Reforço Estrutural deve ser realizado em casos de ampliação das áreas da edificação, mas este não é o único caso! Outro cenário possível é em situações de mudança de utilização de espaços já existentes no imóvel. Além disso, também trabalha no tratamento de problemas estruturais.
Para isso, o Reforço Estrutural atua diretamente com elementos da fundação – como lajes, vigas e pilares. Conheça algumas atividades contempladas no exercício da intervenção:
- Reforço com chapas de aço
- Aumento ou realocação da armadura
- Reforço com fibra de carbono
- Expansão da área de elementos da fundação
RESUMINDO…
Em outras palavras, deve-se realizar esta intervenção quando:
- Houver a necessidade de recuperar a funcionalidade padrão do edifício.
- For preciso investir na adequação do imóvel a novos parâmetros.
Certifique-se de que a empresa contratada trabalhe com profissionais experientes e qualificados para realizar o Reforço do Estrutural. Por se tratar de uma intervenção complexa, deve ser executada por uma equipe de alto nível – com conhecimento técnico e prático. Por isso, fique atento (a) à etapa de contratação! Avalie a melhor proposta considerando a qualidade do serviço prestado.
A Serpol possui grande experiência na execução do serviço de reforço estrutural e dedica-se a oferecer o serviço com qualidade, seriedade e garantia de uma equipe especializada para fazer o serviço com responsabilidade.
A Serpol Engenharia é especialista execução do Reforço Estrutural – atendendo clientes de diversos segmentos. Nossa equipe técnica e experiente atua com seriedade, a fim de oferecer o melhor resultado para os problemas de cada edificação.
Caso queira saber mais detalhes a respeito deste serviço, entre em contato com a nossa equipe.