Conheça todas as particularidades do Reforço Estrutural.

O Reforço Estrutural é uma intervenção essencial para garantir a saúde de qualquer edificação. Seja um condomínio residencial, edifício comercial, industrial ou hospitalar – este serviço contribui para aumentar a capacidade de resistência do imóvel.

Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre a importância de investir no Reforço Estrutural!

POR DENTRO DO CONCEITO

Como qualquer patrimônio, para garantir o bom funcionamento e aparência, algumas medidas preventivas são necessárias. No caso de edificações não é diferente.

O Reforço Estrutural é um serviço realizado com foco na manutenção da fachada predial. Ele tem como objetivo tratar problemas relacionados especificamente à estrutura de concreto que sustenta o imóvel. Sendo assim, fundamental para garantir a integridade física de todos os usuários do edifício.

Com o tempo e a ação de intempéries, a edificação começa a sofrer com alguns problemas. A deterioração é uma das causas do surgimento de patologias – como trincas, fissuras e rachaduras. O que pode parecer uma adversidade simples, sem o cuidado adequado, pode evoluir para um quadro complexo.

REFORÇO ESTRUTURAL: UM INVESTIMENTO NECESSÁRIO

A estrutura do imóvel pode ficar extremamente comprometida com a interferência de agentes externos. Veja alguns problemas que o Reforço Estrutural se propõe a tratar:

  • Incapacidade de sustentação da estrutura
  • Deterioração da estrutura
  • Corrosão das armaduras
  • Destacamento da cobertura das armaduras

Os exemplos acima são algumas das patologias que podem desgastar a estrutura de sustentação do edifício. Assim como a infiltração, estes problemas são silenciosos – podendo evoluir de maneira rápida e intensa, de forma a comprometer a segurança dos usuários do prédio. Em casos como este, o Reforço Estrutural se posiciona como uma solução assertiva e eficaz.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

O principal objetivo desta intervenção predial é recuperar as condições originais da estrutura. Ou seja, contribui para melhorar a resistência do edifício – tratando patologias complexas e eliminando o risco de acidentes.

O Reforço Estrutural deve ser realizado em casos de ampliação das áreas da edificação, mas este não é o único caso! Outro cenário possível é em situações de mudança de utilização de espaços já existentes no imóvel. Além disso, também trabalha no tratamento de problemas estruturais.

Para isso, o Reforço Estrutural atua diretamente com elementos da fundação – como lajes, vigas e pilares. Conheça algumas atividades contempladas no exercício da intervenção:

  • Reforço com chapas de aço
  • Aumento ou realocação da armadura
  • Reforço com fibra de carbono
  • Expansão da área de elementos da fundação

RESUMINDO…

Em outras palavras, deve-se realizar esta intervenção quando:

  1. Houver a necessidade de recuperar a funcionalidade padrão do edifício.
  2. For preciso investir na adequação do imóvel a novos parâmetros.

Certifique-se de que a empresa contratada trabalhe com profissionais experientes e qualificados para realizar o Reforço do Estrutural. Por se tratar de uma intervenção complexa, deve ser executada por uma equipe de alto nível – com conhecimento técnico e prático. Por isso, fique atento (a) à etapa de contratação! Avalie a melhor proposta considerando a qualidade do serviço prestado.

A Serpol possui grande experiência na execução do serviço de reforço estrutural e dedica-se a oferecer o serviço com qualidade, seriedade e garantia de uma equipe especializada para fazer o serviço com responsabilidade.

A Serpol Engenharia é especialista execução do Reforço Estrutural – atendendo clientes de diversos segmentos. Nossa equipe técnica e experiente atua com seriedade, a fim de oferecer o melhor resultado para os problemas de cada edificação. 

Caso queira saber mais detalhes a respeito deste serviço, entre em contato com a nossa equipe.

Posts Relacionados

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo