A segurança condominial diz respeito a diversas variáveis. Descubra quais são elas.

A segurança é fundamental na vida em condomínio. Quando abordamos esse assunto, muitas pessoas focam na segurança contra assaltos. Mas a segurança condominial é muito mais abrangente que isso.

Ela engloba a integridade física do edifício, a segurança dos condôminos e também dos funcionários que transitam pelo condomínio e estão sujeitos a incidentes. Isso requer cuidados diários do síndico, já que ele é responsável pela infraestrutura e tomadas de decisão.

Por isso, listamos 5 dicas para garantir a segurança no condomínio com seus funcionários.

1# – Treine e oriente a equipe periodicamente

A primeira dica é orientar os funcionários em como realizar os procedimentos com segurança, com intuito de prevenir acidentes.

Além disso, é essencial direcioná-los em situações de emergência. Os condôminos se sentirão mais seguros e confiantes sabendo que os funcionários sabem agir nessas circunstâncias.

2# – Cheque os equipamentos

Confira se eles estão em ordem sempre que for possível. Nessa lista entram luzes de emergência, holofotes, alarmes e principalmente os equipamentos de segurança. Oriente o funcionário a sinalizar qualquer problema assim que ele for identificado.

3# – Abrigue com segurança a caixa de gás e energia

Esse é um dos itens mais críticos, já que a falta de cuidado pode gerar acidentes graves. As estruturas devem ser protegidas tanto das intempéries, como tempestades, como também dos condôminos.

Um funcionário responsável deve analisar periodicamente as condições das instalações e repassar o status ao síndico, mesmo que não haja nenhum problema aparente.

4# – Sinalize as áreas de uso comum

A sinalização é fundamental para o bom convívio e segurança nas áreas de uso comum como parquinhos e piscinas. Esses ambientes necessitam de regras próprias que sejam de conhecimento de todos.

Deixe-as em um lugar onde todos possam ler e faça com que os funcionários assegurem que todos a sigam. Os funcionários devem seguir regras próprias para que eles se mantenham seguros também enquanto realizam suas tarefas.

5# – Realize manutenções preventivas com frequência

As manutenções devem acontecer nos equipamentos, como elevadores e alarmes, mas também nas áreas comuns e fachada.

A falta de manutenções preventivas na fachada pode ocasionar diversos problemas e acidentes, como por exemplo, o desprendimento de pastilhas. Elas podem cair nos funcionários que estão realizando tarefas, como limpeza ou jardinagem.

Lembre-se que qualquer incidente que aconteça no condomínio é de responsabilidade do síndico.

A Serpol Engenharia é especialista em serviços de manutenção e modernização de fachada. Contamos com um corpo técnico e qualificado, pronto para atender a sua demanda! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Posts Relacionados

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo