A profissão do síndico é uma das mais complexas que existem, mas nem todos pensam dessa forma.

A complexidade vem de todas as competências que um síndico deve ter. Primeiramente, ele deve saber muito de administração, um pouco de direito e contabilidade. Ser bom em liderar e gerir pessoas é essencial também.

Por esse motivo, listamos as funções e deveres do síndico.

O que diz o código civil sobre as responsabilidades do síndico?

Segundo o Artigo  1.348 do novo Código Civil estas são algumas responsabilidades do síndico:

  • Convocar assembleia de condôminos e comunicar a existência de qualquer procedimento administrativo ou judicial que seja de interesse do condomínio;
  • Elaborar o orçamento relativo a cada ano;
  • Cobrar dos condôminos as contribuições e as multas devidas.

Leia agora: MANUTENÇÃO PREVENTIVA, CORRETIVA E PREDITIVA

Como o síndico pode prestar contas ao condomínio?

Outra responsabilidade do síndico é prestar contas de tudo que acontece no condomínio. Por isso, é preciso comprovar e documentar todas as despesas.

Caso encontre diferenças entre os valores de arrecadação e despesas, o responsável pode ser acionado. Se for comprovado que os valores do fundo foram apropriados, o síndico pode receber um processo criminal. A falta de prestação de contas é umas das causas da destituição dos síndicos.

Qual a responsabilidade do síndico nas obras do condomínio?

Uma das competências do síndico é buscar empresas para realizar as obras no condomínio. Ele deve apresentar a assembleia o plano de reforma, as correções que serão realizadas e também fiscalizar a obra. Isso porque caso qualquer acidente ocorra, seja com funcionários ou condôminos, quem será responsabilizado é o síndico. Por isso, deve-se exigir uso dos equipamentos de proteção (EPIs). Além disso, é fundamental sempre buscar empresas que sejam especialistas no serviço que será realizado para que tudo ocorra da forma correta.

A Serpol Engenharia está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!

 

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo