Manutenção preventiva, corretiva e preditiva
A manutenção faz parte da rotina do condomínio. Dos pequenos reparos do dia a dia até a correção de grandes problemas, é uma grande responsabilidade para quem está à frente da administração.
Neste artigo, vamos esclarecer as principais diferenças entre a manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Manutenção Preventiva
Como já mencionamos em outro artigo, a manutenção preventiva tem como objetivo principal evitar ou reduzir problemas no imóvel. Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva é uma estratégia de serviços de inspeções, ajustes e conservação para a eliminação de pequenos defeitos.
A prevenção é baseada no estado da estrutura e equipamentos, no local de instalação, clima e histórico de manutenções. Assim, é possível diminuir o número total de intervenções corretivas, que são mais caras. Sendo assim, elas geram adversidades para os condôminos, que podem ter sua passagem pelo condomínio atrapalhada por obras.
Manutenção Corretiva
Esta é a mais primária das manutenções. Podemos resumi-la pelo ciclo “quebra-corrige”, ou seja, seu principal objetivo é corrigir algum problema preexistente.
Segundo especialistas, tem um custo 5 vezes maior que a manutenção preventiva, já que não existe planejamento prévio e tem caráter emergencial. Ela também gera horas extras para os funcionários envolvidos.
Além disso, existe uma maior chance de ocorrer acidentes de trabalho por não existir um planejamento. Por esse motivo, é indicado a contratação de uma empresa preparada para realizar os consertos necessários. Assim é possível consertá-los de forma ágil e eficiente.
Manutenção Preditiva
Ela é uma técnica em que consiste avaliar as condições das instalações e equipamentos. Nela, os técnicos buscam dados para fazer uma análise e prever qualquer problema que possa acontecer.
São utilizadas câmeras termográficas, ultrassom e outros aparelhos que possam identificar problemas internos nas estruturas e também em equipamentos como elevadores, ar condicionados e etc.
Ela auxilia no aumento de vida útil dos equipamentos e instalações, gerando uma maior confiança e economia, corrigindo problemas que ainda estão no início.
Com o objetivo claro de cada tipo de manutenção, é possível controlar a gestão. Dessa forma, aperfeiçoar as estratégias empregadas na correção e prevenção de problemas.
A Serpol Engenharia está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!