4 dicas para economizar água no condomínio
Como a energia elétrica, os gastos com água sobem a cada mês e representam uma grande fatia nas despesas.
Os gastos com água sobem a cada mês e representam uma grande fatia nas despesas.
Ano passado, houve um aumento de 3,5% na capital paulista e na Grande São Paulo. E essa não é a única razão para se economizar água, já que ela é um recurso essencial e que já se encontra em escassez em muitos lugares.
Por essa razão, elaboramos uma lista com 4 dicas para economizar água no condomínio:
#1 – Proponha melhorias para os condôminos
Muitas vezes pequenas melhorias e atualizações podem trazer grandes diferenças. Uma dessas melhorias é a troca dos vasos sanitários. Especialmente nos edifícios antigos. Por exemplo, os vasos antigos costumam gastar 12 a 24 litros por descarga, enquanto os mais novos despejam apenas 6 litros.
Outra melhoria que pode ser discutida é propor a instalação de hidrômetros individuais. Ao invés de dividir os gastos por unidade, cada apartamento será cobrado unicamente pelo que usou.
A mudança no hidrômetro trará mais transparência, já que os condôminos que economizam água não terão mais que arcar com os gastos daqueles que desperdiçam. Além do mais, é possível realizar a implementação de multas no caso de consumo elevado.
#2 – Investigue vazamentos e infiltrações
Vazamentos e infiltrações podem ser grandes vilões da economia. Eles são comuns nos edifícios, ainda mais nos edifícios mais antigos. Por essa razão, é fundamental realizar uma vistoria completa em todo o condomínio para verificar se existem vazamentos. Além de desperdiçar água, eles são as principais causas para as infiltrações, que podem até prejudicar a estrutura do edifício e as fachadas.
Busque por profissionais especializados para a realização da vistoria e para a reforma, caso encontrem problemas.
#3 – Faça uma campanha de conscientização
Antes de qualquer mudança, é preciso expor a todos a importância da economia de água. Leve o assunto para as assembleias e mostre o quanto é gasto hoje, e o que pode ser economizado com o auxílio de todos.
Faça cartazes com dicas de economia, sustentabilidade e informações de como a falta de água influencia nosso dia a dia e o meio ambiente.
#4- Reaproveite a água
O reaproveitamento da água pode ser uma das ações mais importantes que o condomínio pode aplicar. Não só a água do próprio condomínio, mas também a da chuva. Armazene a água coletada em cisternas e use nos jardins e na limpeza das áreas comuns.
Leia agora: Guia de Etiqueta em Obras
Já o reuso da água pede a instalação de uma pequena estação de tratamento, visto que a água utilizada é a do banho e das pias. Depois do tratamento, ela pode ser usada para lavagem de pisos e em descargas.
Dica extra: O que fazer no caso de infiltração?
Uma patologia muito comum, a infiltração pode trazer diversos problemas ao edifício.
Alguns dos problemas relacionados a infiltração são:
- Corrosão da armadura de concreto
- Aparecimento de fissuras, trincas e mofo
- Descolamento de pastilhas e deterioração da pintura
Caso não seja resolvida a tempo, pode comprometer a segurança dos condôminos, pois ela influencia diretamente na estrutura do edifício. Por esse motivo, é fundamental buscar o auxílio de uma empresa especializada. Assim é possível receber o diagnóstico com rapidez e resolver solucionar a infiltração da maneira mais eficiente. Além disso, é preciso realizar manutenções preventivas para assim não ser pego de surpresa.
A Serpol Engenharia é especialista em serviços de manutenção e modernização de fachada. Ela está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto. Contamos com um corpo técnico e qualificado, pronto para atender a sua demanda!
Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!