A manutenção preventiva pode ser decisiva na economia de recursos e na conservação da saúde do edifício.

Muitos condomínios não investem em manutenção preventiva. Porém, isso pode ser um erro que custará caro aos moradores a médio e longo prazo! Este tipo de manutenção, além de ser ideal para conservar a saúde da edificação, também ajuda no orçamento do condomínio. Continue a leitura para entender a importância da manutenção preventiva!

O QUE É MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Quando pensamos em realizar uma manutenção, seja na fachada do edifício ou em outros ambientes do condomínio, geralmente estamos nos referindo à correção de um problema que já existe. Segundo especialistas, intervenções corretivas podem custar até 5 vezes mais do que investir em um plano de manutenção preventiva predial.

O objetivo principal deste tipo de serviço é evitar ou reduzir problemas no imóvel. Afinal, muitas vezes, os síndicos e moradores precisam gerenciar situações críticas de crise por conta de um imprevisto. Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva é uma estratégia de se antecipar a falhas.

Para que isso aconteça, é preciso seguir uma certa frequência de avaliação e intervenções no edifício. Neste momento, dados estatísticos e tempo de vida útil dos materiais utilizados podem ser úteis para decidir quais reparos devem ser realizados com maior urgência ou periodicidade.

PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA EDIFICAÇÕES

A NBR 5674 regulamenta o plano de manutenção preventiva predial, dando direcionamentos para garantir a usabilidade e saúde do imóvel. Se a prevenção diz respeito a um momento que antecede o reparo, é fundamental elaborar um planejamento. Afinal, além de conservar a capacidade funcional do condomínio, é elementar para a segurança dos moradores, funcionários e usuários do edifício.

É fundamental realizar inspeções regulares para analisar parâmetros técnicos. Para garantir resultados assertivos, este serviço deve ser prestado por profissionais capacitados e experientes. Somente desta forma será possível elaborar um plano de manutenção preventiva adequado para o condomínio.

Importante!

Lembre-se de registrar todas as ações no cronograma elaborado pela administração do condomínio. Este calendário deve ser criado com base no Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações (NBR 14037/1998) – obtido ou entregue pela construtora.

SERVIÇOS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA PREDIAL

A manutenção preventiva em condomínios deve priorizar qualquer intervenção que previna ou corrija as complicações funcionais ocasionadas pelo tempo de uso e tempo de vida útil dos componentes de um imóvel.

Veja os principais espaços que devem ser considerados em um plano de manutenção preventiva predial:

  • Fachada e estrutura do edifício;
  • Elevadores;
  • Sala de máquinas;
  • Instalações elétricas, de gás e hidráulicas;
  • Áreas comuns;
  • Cobertura;
  • Equipamentos e sistemas de segurança;
  • Entre outros!

A frequência de cada intervenção depende do tipo de instalação. O importante é seguir criteriosamente a periodicidade de inspeções definida por um laudo técnico.

Leia também: 5 melhorias no condomínio que vão impactar a sua gestão como síndico

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM CONDOMÍNIOS?

Esta estratégia visa “preservar ou recuperar as condições ambientais adequadas ao uso previsto para as edificações”. Ou seja, seu principal objetivo é aumentar o tempo de vida útil do edifício – para que os moradores possam aproveitá-lo com qualidade, por um período maior. Além disso, este planejamento ainda pode reduzir os gastos com a conservação do condomínio. É como diz a frase popular: melhor prevenir do que remediar.

Entendeu por que a manutenção preventiva pode ser decisiva para garantir a preservação estética e estrutural do edifício? A Serpol Engenharia está há 38 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.

Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!

Posts Relacionados

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo

O que fazer quando acontece descolamento de fachada

O descolamento de fachada é um problema que afeta diversos imóveis e pode trazer sérios problemas. Além … Continue reading "O que fazer quando acontece descolamento de fachada"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo