Reforço Estrutural: Sinais de alerta na estrutura
Quais são os sinais que alertam sobre a necessidade de um reforço estrutural?
Como qualquer enfermidade humana, problemas na estrutura de um prédio costumam apresentar sintomas que alertam sobre a patologia. Mas quais são os sinais que alertam sobre a necessidade de um reforço estrutural?
Fissuras, trincas e rachaduras
Elas podem ser o principal indício de que a estrutura está com problemas e necessita de reforço estrutural. É fundamental que o síndico faça vistorias e contrate manutenções para verificar o surgimento de fissuras, trincas ou rachaduras. Assim é possível acompanhar se elas começarem a expandir, mudarem de cor ou minarem água. Nesses casos, é preciso procurar por auxílio o mais rápido o possível. Isso porque provavelmente elas já estão afetando a estrutura.
Leia agora: Infiltração: como lidar com este problema?
Quais as principais causas das fissuras, trincas e rachaduras?
Infiltrações: imaginar que a impermeabilização não tem data de validade é um erro muito comum, e não refazê-la pode causar este problema. Outra grande causa é utilizar produtos de má qualidade ou não realizar o processo da forma correta.
- Clima: o calor pode dilatar o material e criar trincas quando a temperatura volta ao normal. Ventos muito fortes também podem causar este problema.
- Acomodação: A acomodação acontece principalmente em novas edificações. Isso porque a fundação do prédio se esforça para acomodar toda estrutura. Nesse caso um pouco desse esforço é transferido para a alvenaria.
Existem outras causas possíveis, como a movimentação da estrutura. Outra causa muito comum é a pressa para acabar a obra, que faz com que o tempo de secagem dos materiais não seja respeitado.
O que fazer para recuperar trincas, fissuras e rachaduras?
Quando algum dos sintomas acima surgirem é preciso buscar uma empresa ou profissional que consiga investigar a origem das fissuras e verificar se algo além da estrutura foi afetado. Assim, essa investigação gerará um laudo que será entregue a uma empresa responsável por realizar o reforço estrutural.
O mais importante é que não demore muito nesse processo, pois acidentes podem acontecer, como descolamento de pastilhas e de parte da edificação. O síndico é responsável criminal e civil por qualquer acidente que aconteça. Caso isso ocorra, é preciso isolar o local e colocar avisos e faixas.
Como informamos acima, uma das principais causas das trincas é não respeitar o tempo de secagem dos materiais. Isso ocorre muito com empresas que não são especializadas ou que não prestam um bom serviço, por isso é essencial contratar empresas que sejam reconhecidas pelo seu trabalho.
A Serpol Engenharia está há 39 anos no mercado e conta com um time de profissionais capacitados para executar serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto.
Entre em contato conosco para saber mais detalhes do nosso trabalho!