Confira algumas ações simples para gerar menos transtorno em obras!

A demanda de executar qualquer tipo de restauração, tratamento ou reforma gera, automaticamente, pensamentos negativos. Afinal, um canteiro de obras é um ambiente que pode gerar muito transtorno e dor de cabeça. Principalmente se os usuários do edifício precisam transitar pelos ambientes comuns com conforto e em segurança.

Parece que não existe alternativa, mas não é bem assim. A Serpol Engenharia tem grande experiência na prestação deste tipo de serviço e sabe exatamente o que você deve fazer para evitar transtorno em obras. Continue a leitura e veja 5 dicas para colocar em prática!

MAS, AFINAL, COMO GERAR MENOS TRANSTORNO EM OBRAS?

Você já entendeu a necessidade de investir em um retrofit de fachada, renovar a pintura do prédio ou fazer um reforço estrutural, por exemplo. Não importa qual é a complexidade da intervenção, a pergunta é a mesma: o que fazer para evitar imprevistos ou situações desconfortáveis no canteiro de obras?


#1 PLANEJE-SE

O primeiro passo que você deve dar em qualquer situação de reforma é o planejamento. Faça pesquisas, converse com especialistas, entenda qual o cenário atual e como a necessidade de intervenção pode comprometer o bem-estar dos usuários do edifício – por exemplo. Quais são os objetivos da obra? Qual será o caminho percorrido para alcançar um resultado de sucesso?

Com estas respostas em mente, você poderá antecipar possíveis problemas que possam causar transtorno na obra em questão. Este movimento de análise e previsão vai te gerar economia de tempo e dinheiro.

Procure entender qual será o profissional capacitado para executar o serviço. Qual é o prazo de duração previsto? Em quais dias e horários a equipe irá realizar o trabalho? Quem são os fornecedores que oferecem o melhor custo benefício para atender a sua necessidade?

O planejamento é fundamental para cumprir o cronograma, evitar desperdício ou falta de materiais durante a obra. 

#2 NÃO MENOSPREZE AS TAREFAS SIMPLES 

Muitas vezes acabamos desprezando a relevância de certas demandas. Por mais simples que pareça uma tarefa, se não executada da maneira correta, pode acabar provocando transtornos na obra. Por isso, procure se antecipar ao seu problema!

Todos os detalhes são importantes para que a reforma corra bem e com o mínimo de transtorno possível. Com um planejamento detalhado e bem estruturado será difícil sofrer com alguma surpresa indesejada no meio do processo.

#3 VOCÊ LEU O CONTRATO COM ATENÇÃO? 

Esta é uma dica importantíssima! Muitas pessoas acabam sentindo dificuldade na hora de contratar empresas e fornecedores de confiança. É interessante pesquisar o histórico do prestador de serviços, observar os trabalhos que já foram feitos para outras pessoas e ouvir depoimentos de outros clientes. Desta maneira, você será muito mais assertivo (a) em suas escolhas.

Em relação ao contrato, é fundamental que a sua leitura seja muito atenta. Afinal, é neste documento que estarão descritos todos os detalhes do processo.

  • Quais são os prazos?
  • Qual o valor de investimento?
  • Quais são as obrigações do contratado? E do contratante?

Verifique se todos os tópicos estão especificados de maneira justa para todos os envolvidos. Você precisa saber exatamente no que está investindo. A empresa também deve compreender quais são as suas expectativas em relação ao cliente, procurando evitar imprevistos e transtornos na obra.

#4 OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS É O GRANDE SEGREDO 

Definir processos estruturados é muito importante para garantir a qualidade do trabalho executado. Porém, não é a única tarefa a ser feita! Procure buscar estratégia para otimizá-los – desta forma, você estará economizando tempo e recursos financeiros.

Imprevistos acontecem, mas com algumas ações é possível equacionar os riscos. Por isso, mantenha a equipe alinhada em suas atividades. Procure contratar empresas com credibilidade e trabalho sério. Isto fará toda a diferença em uma situação de crise – pois você terá a garantia de um atendimento profissional em todas as etapas da reforma.

#5 PENSE SEMPRE NA SEGURANÇA DAS PESSOAS

Parece óbvio priorizar a segurança – mas, de tão elementar, muitas vezes acabamos esquecendo de prestar atenção nisso.

Verifique se a empresa instalou equipamentos de segurança e colocou sinalização adequada nos locais com grande movimentação de pessoas. É importante contar com placas e cartazes em locais visíveis indicando substâncias tóxicas ou trechos vulneráveis a queda de materiais.

Além de pensar na segurança coletiva dos profissionais e usuários do edifício, é essencial (e exigido por lei) a utilização de equipamentos de proteção individual em bom estado. Acessórios como botas, luvas e capacetes devem ser garantidos para cada pessoa da equipe.

Se você é o contratante, procure estar em contato diretamente com o engenheiro ou mestre de obras responsável pela reforma. Faça uma avaliação constante do canteiro de obras para identificar possíveis riscos de acidente e trace algumas estratégias para garantir a segurança das pessoas em todos os âmbitos. 

BÔNUS

Ao identificar a necessidade de realizar qualquer intervenção no edifício – seja ela simples ou complexa – procure contratar empresas especializadas na execução daquele serviço. Profissionais inexperientes podem acabar gerando transtorno na obra após a contratação. Às vezes, o que é barato pode sair muito caro!

A Serpol atua no mercado de Engenharia há mais de 35 anos. Nós trabalhamos para oferecer as melhores soluções para o seu edifício sem gerar transtorno nas obras. Se você deseja saber mais detalhes, entre em contato conosco. Nossa equipe está preparada para atendê-lo (a)!

Posts Relacionados

Tempo de entrega da obra: Entenda como ele pode impactar no faturamento da sua empresa

Atrasos na entrega de obras são problemas comuns sofridos por quem está construindo ou reformando, e ainda … Continue reading "Tempo de entrega da obra: Entenda como ele pode impactar no faturamento da sua empresa"
Continue Lendo

Empresa de construção: entenda como a escolha errada pode te causar prejuízos

A escolha da empresa de construção civil é vital para o sucesso de sua obra e pode … Continue reading "Empresa de construção: entenda como a escolha errada pode te causar prejuízos"
Continue Lendo

Efeito Lindy: entenda por que as pessoas escolhem a experiência

A experiência é fator determinante na hora de contratar uma empresa, e ela também quer dizer algumas … Continue reading "Efeito Lindy: entenda por que as pessoas escolhem a experiência"
Continue Lendo