Revelamos 3 tópicos importantes sobre Retrofit de Fachada.

Já é senso comum que os edifícios necessitam de intervenções e manutenções periódicas. Contudo, em alguns casos, é preciso recuperar as características originais da construção e – ao mesmo tempo – modernizar o empreendimento. Este serviço é conhecido como Retrofit de Fachada.

POR DENTRO DO CONCEITO 

O Retrofit tem sua origem na Europa e vem conquistando seu espaço no contexto nacional. A técnica tem o objetivo de valorizar o imóvel e modernizar a fachada, preservando aspectos históricos do edifício. Em outras palavras: ele torna possível uma utilização adequada do prédio, respeitando limitações físicas estruturais e aumentando sua vida útil.

Leia mais:  Transtorno em obras: como evitar? Veja 5 dicas!

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE RESTAURAÇÃO, REFORMA E RETROFIT DE FACHADA?

Muitas pessoas ainda confundem estes conceitos – mas é importante entender que se tratam de serviços completamente diferentes um do outro. Quer entender o que muda? Continue a leitura!

  • Reforma: preservar as características originais do edifício é facultativo.
  • Restauração: tem o objetivo de recompor o padrão original da construção, recuperando patologias como fissuras, trincas e desplacamento de revestimento. Nesta técnica não há esforços para modernizar a fachada.
  • Retrofit: basicamente, trata-se de uma junção entre restauração e reforma. No Retrofit, a estrutura do edifício é preservada e toda a fachada é modernizada.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RETROFIT DE FACHADA?

O Retrofit de Fachada tem se mostrado uma das maiores tendências atuais no setor de construção civil. Muitos prédios comerciais da cidade de São Paulo, por exemplo, estão investindo nesta técnica para modernizar as edificações e valorizar a região.

A Serpol Engenharia tem sólida experiência e conhecimento na aplicação dos materiais utilizados tanto em uma Restauração, quanto em um Retrofit de Fachada. Por isso, separamos 3 coisas que você precisa saber sobre esta modalidade de recuperação e modernização do edifício. Veja a seguir:

  • Valorização do imóvel 

Um projeto de Retrofit de Fachada irá agregar modernidade ao empreendimento, ao mesmo tempo que conserva as características estruturais da construção original.

Esta técnica possibilita renovar aspectos estéticos do edifício, aumentando a valorização não só do imóvel em si – como também da região em que está localizado.

  • Mais vida útil para o edifício

Dependendo da qualidade dos materiais, do tipo de revestimento e de sua aplicação, é possível reduzir gastos com manutenção no futuro.

O Retrofit de Fachada é uma excelente alternativa para recuperar o padrão original do imóvel – tratando defeitos na estrutura e transformando a edificação em uma referência de modernidade e credibilidade.

  • Benefícios para a cidade

Esta técnica também promove a consciência urbana. Por conta da grande concentração e fluxo de pessoas nos grandes centros, é difícil buscar novos territórios com potencial construtivo.

Por isso, investir na recuperação de imóveis com aspecto antigo ou de abandono pode ajudar a movimentar a economia destas localidades – além de gerar novas oportunidades de emprego e reaproveitar espaços que têm condições de uso.

A Serpol Engenharia é a melhor solução para executar os serviços para um projeto de Retrofit de Fachada no seu edifício comercial ou condomínio residencial. Com 38 anos de atuação no mercado, nossa equipe de profissionais é extremamente qualificada para realizar a técnica com excelência. Ficou interessado (a)? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Posts Relacionados

BIM: Entenda o que é esse método e como ele inova o setor civil

O BIM é um método revolucionário que pode trazer mais produtividade para a construção civil. Entenda como … Continue reading "BIM: Entenda o que é esse método e como ele inova o setor civil"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo