O manual da construtora é um documento essencial para garantir o uso adequado do condomínio.

Morar em um edifício, muitas vezes, é um grande desafio. Afinal, todos os condôminos usam espaços comuns. Quadra, piscina, academia, salão de festas e de jogos. Até na privacidade de seu apartamento, a liberdade do morador não é total. Há regras e direcionamentos para que todos vivam em harmonia e estabeleçam os interesses comuns ao condomínio. Pensando nisso, o manual da construtora é um documento de leitura obrigatória!

Quer entender por quê? Continue a leitura – este texto foi feito para você.

NO QUE CONSISTE O MANUAL DA CONSTRUTORA?

Você conhece o significado da palavra condomínio? Copropriedade. Esta é uma das definições que encontramos no dicionário. Viver neste modelo residencial implica tanto no direito ao uso de áreas comuns, quanto no dever de conservar estes equipamentos.

O Manual da Construtora é um documento obrigatório, exigido pela NBR 14037 – Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações. Embora seja elaborado com base nas particularidades de cada empreendimento, considera as normas estabelecidas pela ABNT. Nele estão contidas todas as informações necessárias para a prevenção de falhas nos equipamentos e manutenção das áreas comuns do condomínio.

Em linhas gerais, este documento tem o objetivo de orientar o síndico e os condôminos a respeito do uso correto do edifício.

5 MOTIVOS PARA FAZER ESTA LEITURA

A construtora ou incorporadora são as entidades responsáveis pela confecção de cada manual. O regimento deve ser entregue ao síndico e aos proprietários dos apartamentos. Desta forma, todos ficarão cientes das informações importantes em relação ao uso do imóvel – tanto no contexto privado, quanto nos espaços comuns aos moradores.

A Serpol Engenharia separou 5 motivos que comprovam a importância de ler o Manual da Construtora. Confira os itens abaixo:

#1 INSTRUÇÕES PARA MANUTENÇÃO

No Manual da Construtora você irá encontrar todos os direcionamentos para lidar com reformas e intervenções – tanto nas áreas comuns do edifício, quanto na fachada. Por exemplo, no documento estarão listados:

  • Materiais que podem ser utilizados nos reparos
  • Entidades que atuam como suporte
  • Quais agentes podem ser nocivos para a estrutura
  • Referências para manutenções
  • Cópias dos projetos da edificação
  • Restrições para reformas
  • Entre outros!

Este documento é importante para garantir a harmonia visual, funcional e o padrão dos materiais utilizados nos ambientes comuns do imóvel.

Leia também: 5 melhorias no condomínio que vão impactar sua gestão como síndico

#2 ACESSO AOS DIREITOS E DEVERES DOS PROPRIETÁRIOS

Não é só o síndico ou os condôminos que têm obrigações em relação a manutenção e conservação do edifício após a aquisição. Estas intervenções preventivas são fundamentais e exigem o amparo de profissionais competentes e qualificados para o serviço.

No Manual da Construtora você irá encontrar quais são os direitos e deveres de cada proprietário. O documento descreve as responsabilidades de cada parte. O registro formal contribui para a compreensão mútua das incumbências, garantias e prazos.

#3 MAIOR SEGURANÇA E CONFORTO PARA OS MORADORES

É importante ter acesso a todas as instruções e detalhes do Manual. Acessando as especificidades do imóvel, além de dicas e instruções de uso dos espaços comuns do edifício, o morador fica mais seguro em relação ao bem adquirido. Além disso, se sente mais seguro em saber que pode contar com o suporte da construtora.

A pessoa que exerce a função de síndico deve fazer a leitura atenta do documento, a fim de melhor orientar e gerenciar as situações conflituosas ou cotidianas da vida em condomínio.

#4 EVITA RETRABALHOS OU TRANSTORNOS DESNECESSÁRIOS

O Manual da Construtora descreve as particularidades de cada imóvel e quais são as formas adequadas de usufruir dos equipamentos comuns sem causar danos ao espaço. Isso é muito importante e torna a vida – não só dos condôminos, como do síndico – muito mais simples.

Em relação às instruções de reparo, possibilita se antecipar aos problemas criando um cronograma de manutenção eficiente. Além disso, evita retrabalhos e transtornos em obras desnecessárias.

#5 É O HISTÓRICO ATUALIZADO DA EDIFICAÇÃO

Quando um edifício é entregue pela construtora aos moradores, pode ser que sejam necessárias algumas modificações futuras. Afinal, para garantir a conservação estrutural do imóvel, medidas específicas precisam ser tomadas.

Em alguns casos, estas ações podem significar alterações no sistema elétrico ou hidráulico e até mesmo no projeto arquitetônico do imóvel. O Manual da Construtora deve ser sempre atualizado e seu conteúdo deve estar alinhado com as condições do empreendimento.

É importante lembrar, também, que estas revisões devem ser elaboradas e redigidas por profissionais especializados no respectivo segmento. Somente alguém com conhecimento técnico poderá especificar, em detalhes, as novas características do imóvel. Assim, o documento servirá como um histórico da edificação.

Agora que você já sabe porque o Manual da Construtora é uma leitura obrigatória, separe um tempinho para estudar este material! Se precisar de alguma solução para conservar a aparência e a saúde do seu edifício, conte com o time de profissionais da Serpol Engenharia!

Estamos há 38 anos no mercado, trabalhando com serviços como Reforma de Fachada, Reforço Estrutural, Tratamento de Concreto Aparente e Recuperação Estrutural de Concreto. Caso queira saber mais detalhes sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco!

Posts Relacionados

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo

Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural

Seu prédio já passou por algum reforço estrutural? Algumas situações podem contribuir para que a estrutura de … Continue reading "Descubra os impactos imediatos de NÃO fazer um reforço estrutural"
Continue Lendo