Aproveite para planejar a reforma da fachada do seu edifício na chegada do inverno.

Provavelmente, você já ouviu falar que o inverno é a melhor época do ano para fazer qualquer tipo de intervenção externa, manutenção ou reparo no edifício. Mas por que isso? A Serpol preparou este texto para te explicar tudo! Continue a leitura para se aprofundar mais no tema.

NÃO FAZ MUITO FRIO NO INVERNO? 

Esta é uma das grandes preocupações das pessoas. Como, em uma época tão gelada quanto o inverno, as obras e reformas em edifícios trazem mais vantagens ao cliente do que em qualquer outra estação do ano? A resposta é simples: é justamente neste período que há poucas chuvas – um fator decisivo que influencia o desempenho, prazo e qualidade de muitos serviços.

A recuperação de fachadas, impermeabilização ou reforço estrutural são alguns dos exemplos.

Leia mais: Retrofit de Fachada: 3 coisas que você precisa saber!

PLANEJAMENTO É FUNDAMENTAL! 

Como realizar intervenções nas faces externas ou na estrutura do edifício levam tempo, um planejamento bem elaborado é uma peça elementar que fará toda a diferença. Por conta da estiagem do inverno, o ideal é que a parte da execução aconteça neste período. Porém, isso só é possível se a fase pré-operacional da reforma já esteja definida.

Preste atenção a itens como:

  • Pesquisa de credibilidade e cotação do potencial de execução da empresa;
  • Contratação de uma empresa especializada para a prestação de serviços;
  • Diagnósticos e laudos técnicos;
  • Elaboração dos projetos;
  • Planejamento do canteiro de obras.

VANTAGENS DE EXECUTAR OBRAS NO INVERNO

Ao seguir um cronograma bem elaborado, que possibilite iniciar a execução do projeto no período de inverno, o cliente terá inúmeros benefícios.

Separamos alguns argumentos que irão te convencer. Veja quais são eles:

  • MAIOR SEGURANÇA NO ESTOQUE DE MATERIAIS

Existem alguns materiais fundamentais para a realização deste tipo de intervenção. Areia, cimento e argamassa são alguns exemplos que podem perder sua utilidade em caso de exposição às chuvas.

Ao executar a reforma da fachada no inverno, evita-se este tipo de preocupação e gasto.

  • SEM PREJUÍZOS OU RETRABALHOS

Existem alguns serviços que precisam de um tempo seco no início da intervenção. Além de necessitarem de um período de estiagem para garantir um acabamento de sucesso.

Manutenções como pintura de fachada, textura, impermeabilização ou tratamento de concreto aparente são alguns trabalhos que podem causar prejuízos caso enfrentem chuvas após sua finalização. Situações como esta resultam em perda de material e gera um retrabalho que não estava previsto em cronograma.

Leia também: Transtorno em obras: como evitar? Veja 5 dicas!

  • ALTO CUSTO-BENEFÍCIO EM RELAÇÃO A MÃO DE OBRA

Contar com uma equipe de profissionais experientes e qualificados para realizar a manutenção corretiva ou preventiva da área externa do edifício corresponde a maior parcela do investimento.

É mais eficiente e assertivo antecipar e programar a execução do trabalho no período de inverno – ganhando produtividade e economizando no custo com materiais e mão-de-obra.

  • MAIOR SEGURANÇA PARA A EQUIPE E USUÁRIOS DO EDIFÍCIO

Segurança é prioridade não só no canteiro de obras – mas também para os moradores e usuários da edificação. Períodos chuvosos contribuem para o aumento do risco de acidentes. Casos de soterramento, escorregões ou choques podem ser evitados ao realizar as intervenções na época da estiagem.

Em países tropicais como o nosso, o inverno acaba se tornando um grande aliado para o setor de Engenharia e Construção Civil. A temperatura, no geral, é bastante amena. Já o frio é pouco rigoroso – por isso, aproveitar essa estação do ano para a execução das reformas é economizar investimento e ganhar na qualidade.

A Serpol Engenharia tem 38 anos de experiência na execução de serviços especializados de Reforço Estrutural, Recuperação Estrutural de Concreto, Tratamento de Concreto Aparente – além de Restauração e Retrofit de Fachadas. 

Conte com o nosso time de profissionais capacitados para concretizar a melhor solução para a sua necessidade! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Posts Relacionados

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo