Conheça todas as particularidades do Reforço Estrutural.

O Reforço Estrutural é uma intervenção essencial para garantir a saúde de qualquer edificação. Seja um condomínio residencial, edifício comercial, industrial ou hospitalar – este serviço contribui para aumentar a capacidade de resistência do imóvel.

Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre a importância de investir no Reforço Estrutural!

POR DENTRO DO CONCEITO

Como qualquer patrimônio, para garantir o bom funcionamento e aparência, algumas medidas preventivas são necessárias. No caso de edificações não é diferente.

O Reforço Estrutural é um serviço realizado com foco na manutenção da fachada predial. Ele tem como objetivo tratar problemas relacionados especificamente à estrutura de concreto que sustenta o imóvel. Sendo assim, fundamental para garantir a integridade física de todos os usuários do edifício.

Com o tempo e a ação de intempéries, a edificação começa a sofrer com alguns problemas. A deterioração é uma das causas do surgimento de patologias – como trincas, fissuras e rachaduras. O que pode parecer uma adversidade simples, sem o cuidado adequado, pode evoluir para um quadro complexo.

REFORÇO ESTRUTURAL: UM INVESTIMENTO NECESSÁRIO

A estrutura do imóvel pode ficar extremamente comprometida com a interferência de agentes externos. Veja alguns problemas que o Reforço Estrutural se propõe a tratar:

  • Incapacidade de sustentação da estrutura
  • Deterioração da estrutura
  • Corrosão das armaduras
  • Destacamento da cobertura das armaduras

Os exemplos acima são algumas das patologias que podem desgastar a estrutura de sustentação do edifício. Assim como a infiltração, estes problemas são silenciosos – podendo evoluir de maneira rápida e intensa, de forma a comprometer a segurança dos usuários do prédio. Em casos como este, o Reforço Estrutural se posiciona como uma solução assertiva e eficaz.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

O principal objetivo desta intervenção predial é recuperar as condições originais da estrutura. Ou seja, contribui para melhorar a resistência do edifício – tratando patologias complexas e eliminando o risco de acidentes.

O Reforço Estrutural deve ser realizado em casos de ampliação das áreas da edificação, mas este não é o único caso! Outro cenário possível é em situações de mudança de utilização de espaços já existentes no imóvel. Além disso, também trabalha no tratamento de problemas estruturais.

Para isso, o Reforço Estrutural atua diretamente com elementos da fundação – como lajes, vigas e pilares. Conheça algumas atividades contempladas no exercício da intervenção:

  • Reforço com chapas de aço
  • Aumento ou realocação da armadura
  • Reforço com fibra de carbono
  • Expansão da área de elementos da fundação

RESUMINDO…

Em outras palavras, deve-se realizar esta intervenção quando:

  1. Houver a necessidade de recuperar a funcionalidade padrão do edifício.
  2. For preciso investir na adequação do imóvel a novos parâmetros.

Certifique-se de que a empresa contratada trabalhe com profissionais experientes e qualificados para realizar o Reforço do Estrutural. Por se tratar de uma intervenção complexa, deve ser executada por uma equipe de alto nível – com conhecimento técnico e prático. Por isso, fique atento (a) à etapa de contratação! Avalie a melhor proposta considerando a qualidade do serviço prestado.

A Serpol possui grande experiência na execução do serviço de reforço estrutural e dedica-se a oferecer o serviço com qualidade, seriedade e garantia de uma equipe especializada para fazer o serviço com responsabilidade.

A Serpol Engenharia é especialista execução do Reforço Estrutural – atendendo clientes de diversos segmentos. Nossa equipe técnica e experiente atua com seriedade, a fim de oferecer o melhor resultado para os problemas de cada edificação. 

Caso queira saber mais detalhes a respeito deste serviço, entre em contato com a nossa equipe.

Posts Relacionados

Manter a fachada conservada valoriza o imóvel

A fachada de um imóvel é o primeiro contato que as pessoas têm com ele, por isso, … Continue reading "Manter a fachada conservada valoriza o imóvel"
Continue Lendo

5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios

Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios … Continue reading "5 problemas causados pela ausência de manutenção em edifícios"
Continue Lendo

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo