3 cuidados com a pastilha cerâmica que você deve ter
As pastilhas cerâmicas são uma ótima opção para fachadas, mas requerem alguns cuidados.
As pastilhas cerâmicas são belas, práticas e duráveis. Por conta de seus componentes, elas demoram anos para perder o brilho e a cor. Para aumentar a durabilidade, é importante ter alguns cuidados.
Confira abaixo nossas dicas para que as pastilhas cerâmicas tenham uma vida útil maior.
#1 – Atenção às normas
A norma NBR 13818 fixa as características das pastilhas. Uma das exigências é que as pastilhas aplicadas em paredes externas tenham absorção de água igual ou menor a 6%. Além disso, ela fala sobre o tamanho e os materiais que devem ser utilizados na aplicação das pastilhas. Outra norma importante é a NBR 13755, que ditas as técnicas de assentamento.
É importante seguir as normas para assegurar a segurança e durabilidade das pastilhas.
#2 – Escolha com cuidado os produtos
As normas acima impõem os tipos de materiais que devem ser utilizados. Mas é importante também adquirir produtos de qualidade. Caso as pastilhas sejam aplicadas com produtos de rejuntamento de baixa qualidade é possível que surjam fungos, que podem causar a queda, além de alterar a cor.
#3 – Limpeza
Na limpeza das pastilhas, menos é mais. É indicado apenas o uso de água, sabão e esponja. Outros produtos podem causar danos, que vão desde a perda do brilho até o descolamento das pastilhas.
Além disso, é fundamental fazer a manutenção preventiva para que as pastilhas não se desprendam das paredes. Caso isso aconteça logo após a instalação, é preciso entrar em contato com a empresa responsável verificar o que aconteceu e fazer a reposição das peças, além de uma vistoria geral para detectar outros pontos de descolamento.
A Serpol Engenharia é especialista em serviços de manutenção e modernização de fachada. Contamos com um corpo técnico e qualificado, pronto para atender a sua demanda! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.