Manutenção preventiva predial: 5 problemas que ela pode evitar
Manter prédios e outros espaços bem conservados aumenta sua valorização e evita muitos transtornos. Saiba mais!
A manutenção preventiva predial é um processo muito importante para o bom funcionamento do edifício, a segurança e o bem-estar de todos que circulam pelo local. Prova disso é que existe uma norma que regula essa questão: a NBR 15573/13.
Deixar o processo de manutenção preventiva em segundo plano é um erro que pode desencadear uma série de problemas futuramente. Mesmo assim, não é raro encontrarmos proprietários e responsáveis negligenciando essa etapa.
Continue a leitura para entender a importância da manutenção preventiva predial e descobrir os prejuízos que a não realização pode causar.
O que é manutenção preventiva predial?
A manutenção preventiva predial é um conjunto de processos que, com ações planejadas, visa ampliar a vida útil de um edifício, melhorar a segurança da estrutura e o bem-estar dos condôminos.
Como o nome sugere, esse modelo antecede o problema. Sendo assim, sua principal função é evitar transtornos e gastos emergenciais. Para isso, é fundamental contar com um planejamento de atividades e o apoio de uma empresa qualificada.
Diversas ações e serviços podem ser executadas durante a manutenção preventiva em um edifício (residencial ou comercial), como:
- Inspeção de instalações hidráulicas e elétricas;
- Verificação e manutenção em elevadores;
- Verificação das instalações de gás;
- Manutenção em áreas verdes e jardins;
- Manutenção nas fachadas;
- Inspeção em áreas comuns e equipamentos de segurança, como extintores e sistemas contra incêndio.
4 maiores problemas que podem ser evitados com a manutenção preventiva em um prédio
Contar com uma rotina de manutenção é, sem dúvidas, uma decisão inteligente. Na verdade, estamos falando de um investimento que traz segurança, conservação e durabilidade à estrutura e aos demais sistemas e equipamentos do prédio.
Veja os 4 maiores problemas que podem ser evitados com a implementação da manutenção preventiva em seu imóvel!
1. Desabamentos por fissuras e rachaduras no prédio
Um grave problema causado pela falta de cuidado e de procedimentos preventivos em edifícios são os desabamentos. Devido a fissuras e rachaduras, o alicerce do prédio é comprometido e ele pode cair.
É muito importante ter um cronograma de manutenções que englobe uma vistoria precisa e completa na estrutura do edifício. Práticas preventivas são eficientes e evitam que o pior aconteça.
Lembrando que qualquer intervenção deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes. Nesses casos, a segurança do prédio e das pessoas que circulam no local precisa ser sempre a prioridade.
2. Desprendimento de azulejos e revestimentos da fachada
Você já se deparou com uma fachada de prédio mal cuidada e com azulejos e revestimentos faltando? Além de gerar uma má impressão e desvalorizar o imóvel, essa situação produz um grande risco a quem transita pelo local.
O interessante é que as ações de manutenção preventiva na fachada, bem como os procedimentos de Retrofit, são eficientes e evitam o surgimento desse tipo de problema.
Na prática, uma equipe qualificada de engenheiros avalia a atual situação dos revestimentos e decide qual a intervenção mais adequada.
3. Infiltrações nas paredes por falta de manutenção
Algumas edificações podem sofrer bastante com infiltrações. Além de ser esteticamente feio, essa situação pode comprometer a estrutura e causar sérios problemas de saúde em quem mora ou trabalha no local.
Quando o prédio tem um cronograma de manutenções preventivas bem elaborado, é possível evitar esse tipo de problema. Algumas práticas, como a impermeabilização, são eficientes e garantem que água da chuva ou dos encanamentos não prejudiquem as paredes.
Sendo assim, esse é mais um motivo para investir na manutenção preventiva predial. Por meio dela é possível evitar o mofo, o desgaste na pintura e a necessidade de refazer todo o revestimento do prédio.
4. Desabamento por problemas estruturais
Ninguém gosta de pensar em acidentes mais graves como desabamentos, mas eles podem acontecer. Uma causa muito comum é a existência de uma falha estrutural grave, que pode ser proveniente do projeto inicial ou ter sido causado pela ação do tempo e até por profissionais desqualificados.
Reformas sem estudo, alterações em vigas de sustentação e até uma sobrecarga não planejada podem conduzir a um problema com sérias consequências. Felizmente, tudo isso pode ser evitado com a manutenção preventiva.
Ao contratar uma empresa de engenharia capacitada e experiente, você garante que o edifício passará por reparos estratégicos e seguros. Toda intervenção é estudada e planejada, sempre com o foco na qualidade e estabilidade da estrutura.
Após conhecer todas essas situações, responda: você está enfrentando ou já enfrentou alguma delas? A verdade é que, apesar de extremamente prejudiciais, muitos prédios enfrentam esses desafios.
A boa notícia é que é possível reverter os problemas e isso pode ser alcançado de maneira simples e rápida. Por isso, a manutenção preventiva de prédios é sempre a melhor alternativa para quem se preocupa com segurança, conservação e bem-estar dos usuários.
Agora que você já entendeu a importância de cuidar do seu prédio, veja como a restituição da fachada pode influenciar nas vendas de uma empresa!