4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa
Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, além de afetarem sua reputação no mercado, sentenças desfavoráveis podem prejudicar seu equilíbrio financeiro.
Funcionários expostos a riscos, clientes mal atendidos e produtos e serviços mal realizados são alguns exemplos de fatores que podem gerar o problema. Com isso, a melhor estratégia é sempre a prevenção.
Selecionamos 4 passos que te ajudam a excluir situações de risco com eficiência e, consequentemente, reduzem o número de processos. Confira!
Por que evitar processos judiciais em sua empresa?
O dia a dia dentro de uma empresa é repleto de processos e situações complexas que podem gerar danos a outras pessoas e desencadear uma discussão judicial. Por outro lado, é possível evita-los.
Seus funcionários têm boas condições de trabalho? Recebem todos os equipamentos de segurança?
Seus clientes têm acesso a um serviço seguro e de qualidade? Você recebe muitas reclamações internas ou externas?
Esses sinais de alerta demonstram que é preciso se dedicar mais a algumas questões. Afinal, um processo judicial pode ser longo e gerar muitos danos, como:
- Gastos com advogados e assistência jurídica;
- Gastos com custas processuais;
- Danos à reputação da marca;
- Prejuízos ao clima organizacional;
- Prejuízos financeiros com as condenações.
Como evitar processos judiciais? Os 4 passos para se livrar desse problema
Se o seu negócio está enfrentando ações judiciais, é hora de rever alguns processos e aprender a identificar e a eliminar situações que podem contribuir para o aumento desse transtorno.
A boa notícia é que, na maior parte dos casos, é possível acabar com o risco e até melhorar alguns aspectos a empresa. Confira 4 passos importante neste processo:
1. Invista em gestão de pessoas
O primeiro passo para superar esse obstáculo diz respeito aos seus funcionários e colaboradores. Portanto, é fundamental que todos sejam tratados com respeito e que as relações internas sejam transparentes.
Nesse sentido, a gestão de pessoas é uma prática muito útil e pode transformar seus resultados.
Quando o empresário é uma figura proativa e acessível e os gestores sabem liderar, a equipe se torna mais motivada e produtiva.
Além disso, você evita uma diversidade de situações que geram ações em muitos negócios, como o assédio moral, discriminação ou excesso de carga de trabalho.
2. Cuide do local de trabalho
O local de trabalho pode ser um fator de risco para sua empresa. Isso mesmo! Muitos empresários esquecem que as condições do ambiente também podem colocar em risco seus funcionários, clientes e visitantes.
Como anda a manutenção do seu prédio?
A poda de árvores é feita com frequência? Existem falhas estruturais no edifício? O piso é seguro e o ambiente está apto para ser usado por portadores de deficiência física?
Todas essas questões podem dar origem a processos judiciais. Por esse motivo, é imprescindível assegurar que a empresa esteja em perfeitas condições para receber as pessoas.
Vale lembrar que manter o local de trabalho seguro é seu dever. Portanto, invista em manutenções preventivas e garanta que tudo esteja funcionando dentro das normas vigentes.
3. Mantenha um bom relacionamento com o público
O relacionamento com o cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. Ainda assim, ele é deixado de lado por muitos empresários e gestores.
Para evitar processos judiciais, é interessante que seu negócio trabalhe a relação com o público, oferecendo um bom suporte e ouvindo críticas, dúvidas e sugestões.
Em geral, é importante adotar boas práticas de compliance, cumprir com normas de segurança e executar um trabalho pautado na ética e transparência.
4. Aposte na melhoria contínua de seu produto/serviço
Por fim, é imprescindível que seu produto ou serviço seja de qualidade e atendam às expectativas de quem o adquire. Essa é mais uma maneira eficaz de se evitar processos judiciais e, claro, de conquistar novos mercados.
É o caso, por exemplo, de um produto que apresenta defeitos frequentes. Observe o tipo de queixa, rastreie o problema e tente corrigi-lo. Assim, além de reafirmar seu profissionalismo, isso evitar transtornos no futuro.
Dessa forma, eliminar os riscos de processos judiciais em sua empresa não é uma missão impossível. Na verdade, esse é um objetivo que exige boas práticas e que pode ser alcançado com persistência e planejamento.