A corrosão de armaduras pode causar muitos transtornos e prejuízos, por isso deve ser prevenida e cuidada no momento certo. Entenda mais sobre o assunto!

Profissionais de engenharia provavelmente já se depararam com a corrosão de armaduras em seu dia a dia. Apesar de extremamente prejudicial, esse tipo de situação ainda é comum e precisa da atenção dos especialistas da área.

A boa notícia é que algumas estratégias e técnicas podem eliminar esse fenômeno de suas obras. Se você tem um imóvel, mas não faz ideia do que estamos falando, fique tranquilo, também explicaremos a seguir. Acompanhe!

O que é corrosão de armaduras?

A corrosão de armaduras é um fenômeno que se caracteriza pelo desgaste do concreto armado devido a reações químicas e eletroquímicas em meio aquoso, especialmente quando essa estrutura não recebe proteção adequada.

Já ouviu aquele ditado popular de que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”? Pois bem, a corrosão de armadura é causada ao longo do tempo em uma estrutura que não foi protegida como deveria.

Por isso, é comum encontrarmos pilares com a ferragem aparente e totalmente desgastada. Além do impacto na estética do prédio, esse problema traz sérios riscos à segurança de quem mora ou trabalha no local.

Quais são as causas da corrosão de armaduras?

Afinal, que tipo de falha pode provocar a corrosão de armaduras? Essa é uma informação essencial sobre o assunto, pois pode ajudá-lo a evitar esse tipo de situação.

Em primeiro lugar, precisamos destacar que tal deterioração está mais presente em locais expostos à umidade e a agentes agressivos. Além disso, áreas com muitas falhas estruturais também podem sofrer com esse problema.

A base dos pilares são as regiões mais propensas à corrosão e os motivos são os seguintes:

  • Falta de cuidado ao preencher o pilar com concreto, fazendo com que a base seja mais pobre em cimento;
  • Acúmulo de água na base do pilar por um longo período;
  • Penetração de cloretos na estrutura, proveniente da maresia e água do mar;
  • Carbonatação, comum em regiões com alto índice de poluição.

Como esse problema prejudica a edificação?

Quando falamos em corrosão, é preciso entender que ela gera sérios impactos à estrutura do edifício. Em geral, há a diminuição da seção do aço, o que afeta diretamente a sua durabilidade a vida útil.

Como a proteção à ferragem é ineficaz, ela acaba ficando mais exposta e fraca. Aliás, esse é um dos principais problemas encontrados em prédios, exigindo um reforço estrutural como forma de trazer mais segurança e estabilidade.

Gera sérios danos estruturais

Imagine que a ferragem são os ossos e que o concreto ao redor seja os nossos músculos e pele. Quando não há uma impermeabilização eficaz, a proteção é desgastada e expõe o elemento de sustentação.

Essa é, sem dúvidas, uma das consequências mais preocupantes da corrosão, pois os danos estruturais prejudicam a capacidade de resistência da estrutura. Se nossos ossos não fossem protegidos, certamente estariam expostos a grandes riscos, não é mesmo?

Portanto, esse é um problema grave e com consequências sérias. O comprometimento da eficácia dos pilares pode dar causa a interdições e até desabamentos.

Faz surgir trincas e fissuras

Uma consequência básica dos problemas estruturais gerados pela corrosão é o aparecimento de fissuras, trincas, manchas, deformações da estrutura e, também, o descolamento do concreto.

Lembrando que o surgimento dessas anormalidades é um forte indicador de que o imóvel precisa passar por uma avaliação e reforma urgente, sob o risco de se agravar ainda mais. Isso porque, depois de iniciada, o processo não se interrompe sozinho e pode causar graves acidentes.

Como evitar a corrosão de armaduras?

Como vimos, estamos diante de um problema comum no dia a dia da engenharia civil. Além da alta frequência, a gravidade da situação demonstra que é preciso buscar alternativas para minimizar a existência e o agravamento do processo corrosivo.

O ideal é focar nas fases iniciais do projeto e garantir que o problema sequer apareça com o tempo. Para isso, a melhor estratégia é investir na qualidade do concreto da estrutura e dos materiais usados.

Além disso, em prédios novos ou que já passaram por reformas, é interessante proteger a superfície aplicada sobre o concreto com produtos e técnicas específicas, como bloqueadores de poros, películas impermeabilizantes e sílica ativa.

Sendo assim, a melhor e mais econômica forma de enfrentar o problema é a prevenção. A contratação de uma empresa de engenharia especializada e o uso de meios que evitem a penetração de agressivos que possam causar essa corrosão são essenciais para o resultado esperado.

Como recuperar uma estrutura comprometida pela corrosão?

A proteção das armaduras com o uso de um concreto de qualidade, teor de argamassa ideal e adição de produtos impermeabilizantes ajudam a evitar que o aço seja atacado por agentes externos.

Entretanto, isso nem sempre é feito e há casos em que a corrosão logo começa a aparecer. O que fazer quando isso acontece?

O primeiro passo para reverter a situação é a realização de um diagnóstico preciso das possíveis causas do problema. Isso deve ser feito por um especialista com experiência na área.

Em seguida, após a elaboração de um plano de ação e dos cálculos estruturais necessários, inicia-se a recuperação das áreas afetadas.

Em geral, é necessário fazer a retirada de todo o concreto comprometido. Ou seja, todas as substâncias que provoquem a corrosão devem ser retiradas da armadura. Para isso, podem ser utilizadas diversas técnicas e produtos.

Feito isso, para melhorar a proteção do metal, pode ser necessário aplicar uma pintura especial. Em seguida, realiza-se o preenchimento da estrutura com argamassa de reparo e o acabamento da superfície.

Entendemos que a corrosão de armaduras é um problema que pode se tornar grava, logo, deve ser evitado. Além de afetar a estética do prédio, ela traz sérios danos à estrutura e pode causar desabamentos e até riscos à vidas. Por isso, não deixe de aplicar o que aprendeu e investir cada vez mais na segurança de suas obras!

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo