Infiltração: como lidar com este problema?
Separamos algumas dicas para te ajudar a enfrentar o estresse gerado pela infiltração.
Uma das maiores preocupações e problemas mais comuns de qualquer tipo de edificação é a infiltração. Não importa se o cenário é industrial, comercial ou residencial: este é um problema que ninguém quer enfrentar.
Continue a leitura para ver as dicas que a Serpol Engenharia separou para te ajudar a lidar com a infiltração!
IDENTIFICANDO O PROBLEMA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Não é tão simples identificar uma infiltração em seu estágio inicial. Geralmente, quando elas são percebidas, o problema já está em uma etapa avançada e praticamente irreversível. Por isso, é preciso se antecipar e investir na impermeabilização adequada das fachadas internas e externas da construção.
A adversidade, muitas vezes, nasce por conta do acúmulo de umidade nas fachadas das edificações – podendo avançar para os espaços internos e gerar um ambiente insalubre.
Conheça os sinais mais comuns de uma superfície com infiltração:
- Superfície com manchas amareladas ou mofo;
- Superfície úmida ou molhada;
- Superfície com revestimentos soltos ou esfarelada.
CAUSAS DA INFILTRAÇÃO
O contato frequente com produtos químicos e a água acaba agredindo as proteções contra infiltração – direcionando o líquido para outro local que não é adequado para receber esta umidade.
Veja alguns dos motivos que contribuem para o surgimento da infiltração:
- Rejuntes e esquadrias externas mal executadas;
- Falta de proteção ou danos na impermeabilização das áreas externas;
- Falhas no revestimento;
Cada situação exige um tipo de intervenção adequada. Para combater a infiltração é preciso investir não só em uma impermeabilização eficiente, mas na manutenção periódica da pintura, das juntas e do rejuntamento das pastilhas.
DIAGNÓSTICOS
É muito difícil identificar esta patologia em seu estágio inicial. É fundamental contar com o suporte e avaliação cuidados realizada por um profissional experiente – afinal, a água pode correr e provocar infiltração em um local longe do foco do problema.
-
Infiltração nas paredes
Pode acontecer por deficiência na vedação das janelas ou impermeabilização inadequada das esquadrias – permitindo que a água da chuva contribua com o excesso de umidade nas paredes.
-
Infiltração nas fachadas
As áreas externas dos edifícios ficam muito vulneráveis à ação de intempéries como sol, frio, chuva, vento e calor – contribuindo para a dilatação e contração dos materiais e gerando fissuras ou até trincas na fachada.
A situação é tão crítica que pode causar corrosão de armadura da estrutura do empreendimento, desplacamentos de material da fachada, mofo, apodrecimento e outros estragos em móveis usados no ambiente interno.
COMO LIDAR COM A INFILTRAÇÃO?
A estratégia ideal é se antecipar ao problema e evitar o surgimento de focos de umidade. O mercado disponibiliza uma imensa variedade de produtos isolantes feitos exatamente para proteger a estrutura dos prejuízos gerados pela infiltração. Para realizar a aplicação destes materiais com a técnica adequada, é fundamental contratar um profissional qualificado.
Outra dica que faz toda a diferença – tanto para as áreas internas, quanto para a própria fachada do edifício – é realizar uma manutenção periódica da pintura, das juntas e do rejuntamento de pastilhas. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar ações de recuperação das trincas e outras falhas de revestimento.
A melhor forma de diagnosticar e combater a infiltração é contar com o suporte de uma empresa especializada. A Serpol Engenharia possui sólida experiência na Recuperação Estrutural e Restauração de Fachada em edifícios residenciais, comerciais, hospitalares e industriais.
Nossa equipe está preparada para tratar esta patologia e solucionar seu problema! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.