A estética de um edifício comercial contribui para potencializar seus negócios.

Geralmente, quando pensamos em soluções para uma edificação, a primeira imagem que surge é a de um prédio residencial. Contudo, todo e qualquer imóvel sofre com as mazelas da deterioração do edifício. Um prédio comercial não está isento desta situação. A diferença é que a estética pode influenciar no resultado dos seus negócios!

Continue a leitura e descubra 4 cuidados para evitar a degradação da estrutura predial da sua empresa!

IMPACTO DIRETO NOS NÚMEROS

Imagine a seguinte situação: você tem uma reunião marcada com um possível cliente. Prepara sua apresentação e se dirige até o local combinado. O endereço é da sede da empresa, mas ao chegar no destino, você se depara com um edifício de aspecto abandonado. A primeira reação, provavelmente, seria conferir se você está no lugar certo.

A estética de uma edificação não tem relação alguma com a qualidade dos profissionais do quadro de funcionários. Mas, com certeza, ela gera impacto direto na primeira impressão de possíveis futuros parceiros. É como visitar um amigo querido e ser recebido em uma casa cheia de bagunça. A sensação que fica é de que aquela pessoa não tem nenhum tipo de cuidado com aquele ambiente.

É preciso zelar pela imagem da marca se quiser que o negócio prospere. Contudo, esta preocupação deve se desdobrar em diversos âmbitos. No meio digital, no atendimento ao cliente, nos serviços prestados e na aparência do edifício, por exemplo! Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para não sofrer com as consequências da deterioração do imóvel.

4 DICAS PRÁTICAS PARA EVITAR A DETERIORAÇÃO DO EDIFÍCIO

Diante desta vulnerabilidade, quais atitudes você deve adotar para prolongar o período de vida útil do prédio empresarial? A Serpol Engenharia separou 4 pontos cruciais para colocar em prática e se antecipar à deterioração do edifício. Confira a seguir!

#1 FAÇA UM CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO

O primeiro passo para que a sua empresa não se torne refém da deterioração é elaborar um cronograma de manutenção. Fazer inspeções de rotina e investir em intervenções de caráter preventivo contribui para garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários da empresa.

Oferecer um espaço agradável para que os profissionais possam realizar suas atividades, gera impactos positivos nos resultados da marca. Desta forma, a gestão demonstra cuidado com os colaboradores – que se sentem valorizados e satisfeitos com o ambiente de trabalho. Cuidar da aparência do edifício fará com que os profissionais falem da empresa em que trabalham com muito orgulho!

Além disso, a Manutenção Preventiva ajuda a conservar – e, em alguns casos, aumentar – o valor patrimonial do edifício.

#2 TRABALHE COM EMPRESAS ESPECIALIZADAS EM SOLUÇÕES PARA EDIFÍCIOS

É essencial fiscalizar de perto qualquer intervenção na fachada e na estrutura do imóvel. Contratar empresas amadoras pode gerar grandes prejuízos. Um profissional sem conhecimento técnico até pode realizar o serviço e “quebrar o galho” – mas não resolve o problema definitivamente. Isso pode complicar o quadro e gerar patologias mais complexas, gerando gastos que poderiam ter sido evitados.

Se a Reforma de Fachada, por exemplo, não considera aspectos fundamentais da construção, a estrutura do edifício poderá ficar comprometida. Por isso, quando o assunto for evitar a deterioração da sua empresa, invista no serviço de uma organização com credibilidade.

#3 PROCURE SE INFORMAR A RESPEITO DOS CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DO IMÓVEL

Quando a construtora entrega um empreendimento, o engenheiro técnico responsável pela obra passa as orientações para a utilização adequada do imóvel. Assim como qualquer bem material, é preciso se atentar às condições de uso e conservação do edifício.

Em contextos de intervenção na fachada ou estrutura não é diferente. Afinal, cada tipo de serviço exige cuidados específicos por parte dos frequentadores. Somente desta forma é possível garantir a segurança e conforto de todos na empresa.

Outra dica importante é se atentar ao prazo do acompanhamento pós-obra. Geralmente, a média praticada no mercado é de 5 anos. Nas visitas técnicas, o profissional irá avaliar se há necessidade de investir em outras intervenções. A deterioração pode se originar a partir da falta de cuidados no dia a dia. Por isso, procure se informar – e oriente os demais funcionários!

#4 INVISTA NO RETROFIT DA FACHADA

A última dica para evitar sofrer com a deterioração do edifício é investir na modernização da fachada. A ação de agentes biológicos, físicos e químicos interfere diretamente nas condições da estrutura predial. Por conta destes fatores surge a necessidade de realizar manutenções periódicas.

O Retrofit é um serviço especializado que tem como principal objetivo recuperar o padrão original da construção. Por meio deste trabalho é possível tratar as patologias da edificação – além de modernizar o imóvel.

A Serpol Engenharia é especialista em serviços de manutenção e modernização de fachada. Nossa atuação se dá em caráter preventivo e corretivo, combatendo a deterioração do edifício. Contamos com um corpo técnico e qualificado, pronto para atender as demandas da sua empresa! Entre em contato conosco para saber mais detalhes.

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo