A restituição de fachadas é um serviço importante e que cuida do cartão de visitas de cada empresa. Esse trabalho pode influenciar até mesmo nas vendas de um estabelecimento.

Esse serviço é fundamental para o desenvolvimento de um negócio. Isso porque, no mundo corporativo, a primeira impressão passada ao consumidor é a que prevalece por muito tempo.

De acordo com um estudo da We Do Logos, 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca. Logotipo, slogan, loja, pintura, ambientação, uniformes e cartões de visita são algumas das formas que as empresas utilizam para se comunicar com o público alvo.

Um prédio mal conservado, por exemplo, não transmite credibilidade e confiança, podendo prejudicar o seu poder de atração e a fidelização da clientela. Para entender melhor essa relação, acompanhe este conteúdo.

O que é a restituição de fachadas?

A restituição de fachadas é o processo responsável por revitalizar as áreas externas de prédios comerciais ou residenciais. Ou seja, garante a preservação do visual e da segurança do local ao longo do tempo.

Ações da natureza, como sol e chuva danificam podem danificar as estruturas e os revestimentos utilizados na fachada dos edifícios com o passar do tempo. A partir disso, é necessário realizar um cronograma de manutenção e restituição do item.

Em síntese, as intervenções realizadas ajudam a manter a segurança, a estética e a preservação do prédio — fatores considerados essenciais para um ponto comercial.

Afinal, a primeira impressão é a que fica?

A velha máxima de que “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira. Seja em relações pessoais ou profissionais, a verdade é que o primeiro contato é preponderante para o futuro de uma relação.

A psicóloga Amy Cuddy, autora do livro “O Poder da Presença”, apresentou um estudo que afirma que as pessoas avaliam e julgam alguém (ou algo) quando o conhecem pela primeira vez, fazendo-se duas perguntas básicas:

  1. Posso confiar?
  2. Posso respeitar?

Para ela, essas duas questões dizem sobre cordialidade e competência, aspectos que não podem ser ignorados dentro do universo empresarial. Isso porque o consumidor está em busca de fornecedores confiáveis e que proporcionem boas experiências.

Como a restituição pode ajudar seu negócio a crescer?

Como ficou demonstrando, o primeiro contato é fundamental para a formação de opinião sobre uma pessoa ou empresa. Daí a necessidade de se atentar às condições da sua fachada.

Pense bem: se o cliente ainda não o conhece, usará as informações à disposição para formar uma opinião sobre seu profissionalismo e qualidade. Ao se deparar com uma fachada feia e descuidada, poderá ter uma primeira impressão negativa.

O problema é relevante, mas pode ser corrigido por meio da restituição de fachada. Para que você entenda melhor, reunimos os benefícios desse processo. Confira!

Recupera o padrão original do edifício

O ponto crucial da restituição de fachadas é a recuperação do padrão original do edifício. Em prédios históricos, isso pode ser um ponto muito importante para resgatar as memórias do local de forma segura.

Em geral, a arquitetura dos séculos anteriores é muito valorizada e pode ser explorada de maneira estratégica por uma empresa. Ou seja, não é preciso ter um edifício antigo e deteriorado para explorar toda a sua beleza e imponência.

Melhora a imagem da empresa

Se destacar em um mercado repleto de concorrentes qualificados é um desafio. Além do desenvolvimento de um bom produto ou serviços, das ações de marketing e de uma boa equipe de vendas, é necessário cuidar de detalhes relacionados à imagem empresarial.

A fachada é um elemento que ajuda a formar a opinião do consumidor sobre o negócio. Deixá-la em segundo plano não é uma boa opção, já que muitas vezes o cliente é impactado por ela antes mesmo do atendimento.

Cuidar da parte estética e visual do prédio é, portanto, uma forma inteligente e eficaz de melhorar sua imagem no mercado. O reflexo disso é o aumento da visibilidade e das vendas da empresa.

Valoriza o imóvel

Toda intervenção de melhoria e revitalização feita em um prédio é benéfica. Afinal, contribui para o aumento de sua vida útil e promove sua valorização no mercado.

Em muitos casos, a simples reforma é capaz é aumentar seu valor consideravelmente, sendo mais um aspecto positivo a ser considerado. Na prática, estamos falando de um investimento e não de um mero gasto.

Corrige falhas estruturais e aumenta a segurança no prédio

Prédios antigos foram construídos com base em técnicas que eram consideradas adequadas, mas que se mostram insuficientes nos dias de hoje. Isso ocorre porque a tecnologia e o avanço da engenharia civil proporcionaram muitas melhorias às construções.

Sendo assim, ao investir na restituição da fachada alguns defeitos podem ser corrigidos, como trincas, fissuras e deslocamentos de revestimentos. Ao final, o edifício estará mais bonito e seguro.

Reforça o profissionalismo do negócio

Empresas que investem em melhoria de seus pontos comerciais são vistas de uma maneira diferente. Via de regra, o consumidor tende a entendê-las como sérias, profissionais e de qualidade.

O que estamos dizendo é que cuidar da fachada é uma estratégia de marketing. Mesmo que o consumidor ainda não conheça seu produto ou serviço, terá uma boa impressão sobre a empresa e isso pode se converter em mais negócios.

Conforme visto ao longo deste artigo, a restituição de fachada é uma estratégia que precisa ser analisada pelos empresários e gestores. O processo traz inúmeros benefícios e atua como mais uma arma na busca pela preferência e reconhecimento do consumidor.

Sem dúvidas, a aparência externa de um local pode afetar em suas vendas. Quanto mais preservado, seguro e bonito é o prédio, maiores as chances de ser visto e valorizado pelo consumidor. Na prática, isso funciona como mais um estímulo para que ele entre e faça suas compras.

A Serpol Engenharia está no mercado há quase 40 anos e presta serviços de revitalização, restauração e retrofit de fachadas. Fale com nossa equipe e conheça o melhor projeto para a sua fachada!

Posts Relacionados

Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios

Comandar uma empresa ou um condomínio não é uma tarefa simples. Todos os dias, é preciso tomar … Continue reading "Má gestão: por que ela pode impactar negativamente os negócios"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo