Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, além de afetarem sua reputação no mercado, sentenças desfavoráveis podem prejudicar seu equilíbrio financeiro.

Funcionários expostos a riscos, clientes mal atendidos e produtos e serviços mal realizados são alguns exemplos de fatores que podem gerar o problema. Com isso, a melhor estratégia é sempre a prevenção.

Selecionamos 4 passos que te ajudam a excluir situações de risco com eficiência e, consequentemente, reduzem o número de processos. Confira!

Por que evitar processos judiciais em sua empresa?

O dia a dia dentro de uma empresa é repleto de processos e situações complexas que podem gerar danos a outras pessoas e desencadear uma discussão judicial. Por outro lado, é possível evita-los.

Seus funcionários têm boas condições de trabalho? Recebem todos os equipamentos de segurança?

Seus clientes têm acesso a um serviço seguro e de qualidade? Você recebe muitas reclamações internas ou externas?

Esses sinais de alerta demonstram que é preciso se dedicar mais a algumas questões. Afinal, um processo judicial pode ser longo e gerar muitos danos, como:

  • Gastos com advogados e assistência jurídica;
  • Gastos com custas processuais;
  • Danos à reputação da marca;
  • Prejuízos ao clima organizacional;
  • Prejuízos financeiros com as condenações.

Como evitar processos judiciais? Os 4 passos para se livrar desse problema

Se o seu negócio está enfrentando ações judiciais, é hora de rever alguns processos e aprender a identificar e a eliminar situações que podem contribuir para o aumento desse transtorno.

A boa notícia é que, na maior parte dos casos, é possível acabar com o risco e até melhorar alguns aspectos a empresa. Confira 4 passos importante neste processo:

1.      Invista em gestão de pessoas

O primeiro passo para superar esse obstáculo diz respeito aos seus funcionários e colaboradores. Portanto, é fundamental que todos sejam tratados com respeito e que as relações internas sejam transparentes.

Nesse sentido, a gestão de pessoas é uma prática muito útil e pode transformar seus resultados.

Quando o empresário é uma figura proativa e acessível e os gestores sabem liderar, a equipe se torna mais motivada e produtiva.

Além disso, você evita uma diversidade de situações que geram ações em muitos negócios, como o assédio moral, discriminação ou excesso de carga de trabalho.

2.      Cuide do local de trabalho

O local de trabalho pode ser um fator de risco para sua empresa. Isso mesmo! Muitos empresários esquecem que as condições do ambiente também podem colocar em risco seus funcionários, clientes e visitantes.

Como anda a manutenção do seu prédio?

A poda de árvores é feita com frequência? Existem falhas estruturais no edifício? O piso é seguro e o ambiente está apto para ser usado por portadores de deficiência física?

Todas essas questões podem dar origem a processos judiciais. Por esse motivo, é imprescindível assegurar que a empresa esteja em perfeitas condições para receber as pessoas.

Vale lembrar que manter o local de trabalho seguro é seu dever. Portanto, invista em manutenções preventivas e garanta que tudo esteja funcionando dentro das normas vigentes.

3.     Mantenha um bom relacionamento com o público

O relacionamento com o cliente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. Ainda assim, ele é deixado de lado por muitos empresários e gestores.

Para evitar processos judiciais, é interessante que seu negócio trabalhe a relação com o público, oferecendo um bom suporte e ouvindo críticas, dúvidas e sugestões.

Em geral, é importante adotar boas práticas de compliance, cumprir com normas de segurança e executar um trabalho pautado na ética e transparência.

4.      Aposte na melhoria contínua de seu produto/serviço

Por fim, é imprescindível que seu produto ou serviço seja de qualidade e atendam às expectativas de quem o adquire. Essa é mais uma maneira eficaz de se evitar processos judiciais e, claro, de conquistar novos mercados.

É o caso, por exemplo, de um produto que apresenta defeitos frequentes. Observe o tipo de queixa, rastreie o problema e tente corrigi-lo. Assim, além de reafirmar seu profissionalismo, isso evitar transtornos no futuro.

Dessa forma, eliminar os riscos de processos judiciais em sua empresa não é uma missão impossível. Na verdade, esse é um objetivo que exige boas práticas e que pode ser alcançado com persistência e planejamento.

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