Funcionários felizes são 31% mais produtivos. Veja como o visual do ambiente de trabalho pode contribuir para isso!

Toda empresa está preocupada com a produtividade de seus funcionários, mas poucos gestores conseguem perceber que o visual do ambiente de trabalho pode ser decisivo para os seus resultados.

A maioria dos líderes busca por alternativas para estimular e engajar sua equipe e, para isso, investem em treinamentos, técnicas motivacionais e recompensas. Mas você já parou para pensar que o visual do local pode estar prejudicando a concentração e bem-estar dos seus colaboradores? Continue a leitura e compreenda melhor essa situação.

Conheça os fatores que influenciam a produtividade dos seus funcionários

Não é novidade dizer que a qualidade de vida no trabalho é fundamental para a produtividade dos profissionais, seja qual for sua área de atuação. Mas estudos recentes mostram o quanto isso pode fazer a diferença.

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e conseguem vender 37% a mais que os demais.

Acontece que, muito mais importante do que conhecer essas estatísticas é identificar os fatores que levam a esse resultado. Afinal, o que deixa um funcionário motivado a alcançar suas metas?

Não existe uma fórmula certa para o aumento de produtividade, no entanto o ambiente de trabalho ideal tem algumas características em comum, como:

  • Comunicação interna saudável e facilitada;
  • Estímulo ao crescimento profissional;
  • Equipamentos necessários para a realização do trabalho;
  • Ambiente limpo, organizado, bonito e bem iluminado.

Visual do ambiente de trabalho x produtividade: entenda essa relação

De modo geral, garantir que seus funcionários tenham acesso a um bom ambiente de trabalho é algo que contribui para o aumento da produção de sua empresa. Porém, há um fator que nem sempre recebe a atenção que merece: o visual.

A estética do local tem o potencial de estimular ou prejudicar o desempenho de sua equipe. Por isso, é importante que empresários e gestores redobrem sua atenção sobre esse ela.

Em síntese, um local escuro, sem circulação de ar, com pintura antiga e mal decorado pode gerar estresse e falta de concentração em sua equipe, afetando o seu bem-estar. Isso pode gerar nos funcionários o anseio pelo fim do expediente diariamente.

Por esse motivo algumas empresas têm tudo para crescer, mas não conseguem evoluir. Seus gestores estão focados em questões comportamentais e acabam não percebendo que o visual e o conforto do local de trabalho pode estar minando seus esforços.

Sobre isso, é importante destacar que os investimentos em ergonomia e visual também são exigidos pela legislação trabalhista. A Norma Regulamentadora 17, por exemplo, trata da iluminação, temperatura, ruídos e qualidade do ar.

Aprenda a melhorar o visual de sua empresa

O bem-estar corporativo é considerado uma verdadeira estratégia empresarial. Toda organização que deseja se diferenciar e conquistar uma equipe de alta performance precisa cuidar desse aspecto tão relevante.

Apesar disso, quando abordamos os cuidados relacionados ao visual do ambiente de trabalho, há sempre muitas dúvidas e falta de informações confiáveis. Para ajudá-lo com essa tarefa, selecionamos algumas dicas importantes:

Invista em um projeto que valorize a iluminação natural

Além de gerar uma enorme economia na conta de luz, apostar em um projeto que valoriza a iluminação natural no ambiente de trabalho é uma excelente estratégia para trazer mais conforto aos funcionários.

A luz solar é estimulante, evita a fadiga e melhora o humor das pessoas. Por isso, contrate engenheiros e arquitetos para ajudá-lo a repensar o seu espaço e acrescentar mais vida ao seu cotidiano.

Escolha revestimentos bonitos e adequados a cada ambiente

A escolha do revestimento deve levar em consideração o tipo de ambiente. Dessa forma, o material utilizado em escritórios, banheiros, refeitórios e área externa não podem ser os mesmos.

Observe que, além de questões estruturais, é preciso cuidar do visual. Ou seja, pense na decoração do ambiente, escolha cores estimulantes e torne o local de trabalho mais aconchegante e motivador.

Prefira pisos que sejam fáceis de limpar

Para garantir um bom visual ao seu local de trabalho, é essencial que ele esteja sempre limpo e organizado. Para que isso seja possível, é importante se dedicar à escolha do piso adequado para a parte interna e externa da empresa.

O ideal é contar com o auxílio de profissionais capacitados na área. Assim, você não corre o risco de escolher materiais de pouca resistência ou de má qualidade.

Fique atento à posição das janelas

As janelas são elementos importantes em um projeto estrutural. Entretanto, não é difícil encontrarmos prédios com um número insuficiente ou com uma má distribuição desses itens, o que prejudica a iluminação e a circulação de ar.

Caso esteja percebendo essa falha, converse com um engenheiro e veja se é possível promover alguma mudança no local. Lembrando que a opinião profissional é indispensável, já que as reformas devem levar em consideração a segurança da estrutura e não podem violar as regras de alteração da fachada do prédio.

Invista em uma área verde

As áreas verdes estão em alta e, ao contrário do que alguns pensam, podem (e devem) ser introduzidas ao ambiente empresarial. Para isso, há diversas opções.

Você pode estruturar um jardim externo ou interno, acrescentar plantas nos corredores e na recepção e até mesmo investir em uma decoração com flores naturais. Lembre-se de que a

Não ignore a fachada do prédio

Por fim, nossa última dica é direcionada à fachada do prédio. Afinal, apesar de estar localizada fora da empresa, ela é fundamental para o visual do ambiente de trabalho.

Nesse caso, a orientação é que a fachada passe por manutenções e restaurações preventivas e corretivas. Não deixe que fissuras, trincos e descolamento de revestimento prejudiquem a sua imagem e passem a impressão de que o negócio está abandonado.

Além disso, uma fachada comprometida pode gerar danos à parte interna do prédio, como rachaduras e infiltrações, que com o passar do tempo podem se tornar problemas ainda maiores na estrutura e no funcionamento do local.

Por fim, podemos afirmar que o visual do ambiente de trabalho pode ser o diferencial competitivo de seu negócio. Enquanto muitos gestores ignoram a influência desse aspecto na motivação de seus funcionários, você pode sair na frente e garantir um local bonito, arejado, bem iluminado e estimulante para sua equipe.

Não perca mais tempo e coloque em prática o que aprendeu!

Tem dúvidas sobre o momento ideal para reformar uma fachada? Então baixe gratuitamente o nosso e-book e descubra se o seu negócio está precisando passar por esse procedimento!

Posts Relacionados

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil

Comprou um imóvel na planta? Vai construir ou reformar? Então você precisa se informar sobre a garantia … Continue reading "Garantia obrigatória: porque ela é essencial nas obras de construção civil"
Continue Lendo