A escolha da empresa de construção civil é vital para o sucesso de sua obra e pode evitar muitos prejuízos e transtornos. Veja como escolher os melhores parceiros!

Vai construir ou reformar um imóvel? Então você precisa saber que a contratação de uma empresa de construção civil séria e qualificada é uma das suas principais decisões. Afinal, é ela que executará a obra.

Mesmo sendo de grande importância, muitas pessoas ignoram os perigos de uma escolha malfeita. Em geral, a urgência e a busca por preços baixos podem te colocar em uma verdadeira cilada.

Neste artigo, você entenderá como a contratação errada pode gerar prejuízos e, claro, como evitar que isso aconteça!

Impactos de uma escolha errada de uma empresa de construção civil

Quando você precisa ir ao médico, escolhe qualquer profissional ou faz uma pesquisa sobre sua reputação e qualidade? É provável que seja cuidadoso e avalie com atenção quem cuidará da sua saúde.

Com uma empresa de construção civil não deve ser diferente. Os profissionais que executarão o projeto devem ser qualificados, experientes e responsáveis. Afinal, a “saúde” do seu prédio depende do trabalho deles!

Ignorar a importância dessa decisão é perigoso. Ao contratar o parceiro errado, você corre o risco de enfrentar muitos transtornos e prejuízos, como:

  • Atrasos para a finalização da obra;
  • Uso de técnicas e equipamentos antigos e sem segurança;
  • Problemas para liberação de alvarás e licenças;
  • Existência de defeitos estruturais por má execução;
  • Acidentes de trabalho durante a obra.

Todos esses prejuízos podem ser evitados por meio de uma seleção mais criteriosa. Daí a importância de se avaliar com atenção a competência, experiência, responsabilidade e qualificação da empresa de engenharia.

Passo a passo para escolher a empresa de construção civil ideal

Agora que você já compreendeu a necessidade de escolher a empresa de construção civil, é hora de aprender a fazer uma boa seleção:

Confira a reputação da empresa escolhida

Uma reputação é construída com profissionalismo e competência. Por esse motivo, é importante verificar como a empresa é vista por outros clientes e parceiros.

O ideal é procurar saber se existem reclamações, relatos de descumprimento de prazos e casos não solucionados. Encontrando algum desses problemas, é preciso ficar atento e ter mais cautela ao contratar.

Verifique seu tempo de experiência

A experiência profissional é um critério de muita importância para a contratação de empresas, especialmente no ramo da construção civil. Em geral, quanto mais tempo no mercado, melhor o serviço desempenhado.

Dessa maneira, é prudente evitar negócios em fase inicial e com poucos projetos concluídos. Dê preferência para empresas sólidas e com um bom tempo de atuação.

Observe o tipo de serviço prestado

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é o tipo de serviço prestado pela empresa de engenharia. É imprescindível que esse portfólio esteja alinhado às suas necessidades, por isso observe os pontos:

  • Porte das obras já executadas;
  • Especializações e ramo de atuação da empresa;
  • Complexidade das obras realizadas.

Lembre-se de que alguns procedimentos mais específicos demandam engenheiros preparados para a tarefa. Assim, caso você precise realizar um reforço estrutural com fibra de carbono, por exemplo, é interessante que a empresa escolhida já tenha experiência na área.

Analise a capacidade técnica dos profissionais

A engenharia lida com projetos complexos e de grande importância, já que podem oferecer até riscos de vida se mal executadas. Por isso, é preciso contar com a melhor equipe de profissionais em suas obras.

Quanto maior a capacidade técnica da empresa, menores são as chances de enfrentar problemas durante e após o procedimento. Sendo assim, não deixe de conferir as certificações e especializações da empresa.

Busque por referências no mercado

Quando você ouve boas referências sobre um profissional de saúde se sente mais seguro para contratá-lo, não é mesmo?

Então comece a buscar por indicações, ouvir opiniões e até acompanhar o andamento de um projeto executado pela empresa de construção civil.

Essa é uma das estratégias mais eficazes para fazer a uma escolha certa, pois pode mostrá-lo quais os negócios são realmente confiáveis. Lembre-se de que quanto mais informações você tiver, menos problemas enfrentará.

Certifique-se sobre a sua regularidade jurídica

Já pensou contratar uma empresa e descobrir que ela não está autorizada a funcionar? Além de atrasar a obra, isso representa um sério risco para o seu prédio. Sendo assim, é importante verificar se o negócio está regular.

Alguns documentos podem ajudá-lo a ter essa confirmação e eliminar de vez prejuízos e transtornos, como o CNPJ, o Contrato Social e o Alvará de Funcionamento. Não ter essa documentação é um sinal de alerta!

Avalie a saúde financeira do negócio

Por fim, a saúde financeira da empresa de engenharia também precisa ser conferida. Afinal, se ela enfrenta dificuldades para sobreviver, provavelmente não conseguirá cumprir com o contrato.

Em outras palavras, é essencial contratar parceiros estáveis e com finanças organizadas, pois evita atrasos na entrega da obra e diversos outros prejuízos.

Se necessário, peça para ver o balanço patrimonial, pesquise notícias sobre o negócio e esteja seguro de sua decisão.

A escolha errada de uma empresa de construção civil pode gerar muita dor de cabeça. Por isso, o responsável pela execução das obras deve ser selecionado criteriosamente, a fim de evitar problemas.

Não deixe de seguir o passo a passo apresentado e tome cuidado para não cair em armadilhas e sofrer prejuízos. Lembre-se: a engenharia é uma área complexa e só pode ser desempenhada por quem tem experiência e conhecimento.

Posts Relacionados

4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa

Ações indenizatórias e trabalhistas estão entre os principais processos judiciais que uma empresa pode enfrentar. Isso porque, … Continue reading "4 passos para excluir os riscos de processos judiciais em sua empresa"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo