Apesar de prejudicial à preservação dos edifícios, a falta de manutenção é um problema recorrente em condomínios e prédios comerciais. Com esse descuido, os problemas logo começam a surgir.

Aliás, a lista de transtornos que podem ser desencadeados é longa e a melhor saída é sempre prevenir. Ter um plano de manutenções garante o bom funcionamento do prédio e evita prejuízos.

Continue a leitura e confira 5 problemas comuns de edifícios que não passam por manutenções frequentes!

Manutenção de edifícios: um dever legal do síndico

Antes de tudo, é importante destacar que a manutenção de edifícios é um dever legal do síndico. Ou seja, ele tem a obrigação de planejar e providenciar os reparos e intervenções necessárias para preservar o prédio.

Tal atribuição está expressa no Código Civil Brasileiro, em seu art. 1.348, V. Lembrando que o descumprimento dessa regra, por negligência ou omissão, é suficiente para gerar uma condenação judicial.

Portanto, não há como se esquivar desse dever. O ideal é agir com responsabilidade e planejamento, já que a falta de manutenção tem consequências expressivas para todos que utilizam o edifício.

Os 5 principais problemas causados pela falta de manutenção

Seja um edifício residencial, seja um comercial, é fato que ninguém deseja enfrentar transtornos devido à falta de manutenção adequada do local, não é mesmo?

A verdade é que o problema é uma consequência do desconhecimento sobre a gravidade da ausência de um plano de manutenções e de como isso pode afetar a vida e a segurança de moradores, funcionários e visitantes.

Pensando nisso, selecionamos os 5 principais problemas causados por essa negligência. Confira!

1.      Infiltrações nos pisos e nas paredes

As infiltrações podem ser uma enorme dor de cabeça para quem trabalha ou vive em um imóvel. Mais do que isso, o excesso de umidade em pisos e paredes representa um risco à saúde humana, especialmente quando há a formação de mofo.

Em prédios comerciais, há ainda de se considerar o impacto na imagem e nas vendas do negócio. Afinal, o cliente não terá uma boa impressão de uma empresa com uma sede tão malcuidada e com cheiro desagradável, não é mesmo?

Infelizmente, não é difícil encontrarmos esse tipo de problema em prédios que não passam por manutenções. A grande maioria deles, em algum momento, enfrentará esse desafio.

2.      Rachaduras e trincas na estrutura

A existência de rachaduras e trincas na estrutura de um edifício é um forte indício de que falta manutenção no local.

Esses problemas têm uma gravidade elevada e precisam ser acompanhados de perto por profissionais qualificados. Afinal, a depender da profundidade e localização das fissuras, a segurança da estrutura é comprometida a ponto de gerar desabamentos.

É importante destacar que, mesmo sendo grave, essa é uma situação totalmente evitável. Na verdade, as vistorias e manutenções preventivas podem garantir o bem-estar e segurança de todos.

3.      Aumento de gastos com reparos emergenciais

Do ponto de vista financeiro, os gastos com intervenções na estrutura de um edifício ficam mais altos com o passo do tempo. Ou seja, quanto mais tempo você demora para corrigir um problema, mais dinheiro precisará investir — já que novas áreas serão atingidas.

Além disso, contratar serviços de manutenção emergenciais e paliativos não é a opção mais inteligente. Em muitos casos, o barato sai caro!

Os reparos e intervenções precisam ser planejados com atenção, assim como a escolha da empresa que realizará o serviço. A correção de uma armadura exposta mal realizada, por exemplo, pode acelerar o processo de corrosão interna e desencadear um problema inda maior.

4.      Corrosão de estruturas

A corrosão de estruturas pode ser definida como o desgaste do concreto armado causado por reações químicas e eletroquímicas. Ela acontece quando a estrutura não recebe proteção adequada e falta manutenção no edifício.

Mais recorrente em ambientes expostos à umidade e agentes agressivos, a corrosão é um sério problema e pode colocar a estrutura em risco. Isso porque ela atinge, principalmente, a base dos pilares e afeta sua segurança.

5.      Curtos circuitos e incêndios

Por fim, é importante deixar claro que a falta de manutenções em prédios pode ser uma das principais causas de curtos circuitos e incêndios.

Falhas estruturais podem afetar diversos sistemas e, inclusive, reduzir a segurança de estruturas elétricas. Com isso, muitos edifícios passam pelo problema que pode ter efeitos devastadores e irreversíveis.

A prevenção é sempre a melhor saída

Agora que você já entende as consequências da falta de manutenções em edifícios, não é difícil concluir que a prevenção é sempre a melhor saída.

Deixar que um problema surja, além de representar mais gastos para o condomínio e para a empresa, pode colocar a vida e a saúde das pessoas em risco. Sendo assim, programar intervenções e vistorias é a decisão mais sábia.

Confira, agora, algumas dicas para realizar uma boa gestão de manutenção, evitando acidentes e desperdício de tempo e dinheiro:

  • prepare o seu plano de manutenção e inspeção com o apoio de engenheiros qualificados;
  • cumpra com instruções de uso e de manutenção preventiva elaborados pela construtora;
  • fique atento ao cumprimento de normas técnicas e de segurança;
  • avalie a qualidade e a experiência de seus fornecedores e da empresa de engenharia responsável pelas manutenções;
  • faça inspeções visuais periódicas no prédio, observando todas as áreas e elementos;
  • contrate profissionais para realizar inspeções mais detalhadas a cada 5 anos.

Seu prédio já enfrentou ou está enfrentando algum dos problemas listados acima? Estamos diante de situações recorrentes em edifícios, principalmente porque a falta de manutenção ainda é comum em muitas empresas e condomínios. Por isso, fique atento aos sinais, seja responsável e haja preventivamente!

Posts Relacionados

Recuperação estrutural com fibra de carbono

Um edifício pode precisar de uma recuperação estrutural por diferentes motivos, como problemas na execução da obra, … Continue reading "Recuperação estrutural com fibra de carbono"
Continue Lendo

Teste de percussão na fachada do imóvel

As fachadas dos imóveis se deterioram com o passar do tempo devido à ação de vários agentes, … Continue reading "Teste de percussão na fachada do imóvel"
Continue Lendo

Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente

O ambiente externo de um imóvel pode ser comparado a um cartão de visitas: quanto mais bonito, … Continue reading "Revestimento de fachadas: saiba qual o mais indicado para o seu ambiente"
Continue Lendo